Fora a polêmica em torno do design da nova geração do SUV da marca coreana, a versão topo de linha traz como principais atrativos a lista bem ampla de equipamentos assistentes de condução, que inclui sistema de frenagem autônoma, controle automático de velocidade adaptativo, assistente de permanência em faixa, farol alto adaptativo, câmera para monitoramento de ponto cego e sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, além de itens de segurança, como seis airbags e detector de fadiga, e de conforto, como carregador sem fio para smartphones, banco do motorista com ventilação e sistema multimídia bem completo e intuitivo com tela de 10,25 polegadas. Embora não conte com a modernidade do turbo e injeção direta, como os motores das outras versões, o motor 2.0 aspirado dá conta do recado e trabalha em boa sintonia com o câmbio automático de seis marchas.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destacam-se a enorme grade hexagonal com borda cromada em colmeia e os faróis com projetores e posicionados mais nas extremidades. A parte inferior, que abriga as luzes de neblina e tomada de ar, parece um pouco desconectada do resto do conjunto.

Vinco na lateral

De perfil, a atual geração guarda alguma semelhança com a anterior. Chamam a atenção o vinco no alto dos para-lamas e que “percorre” toda a lateral, as coberturas plásticas nas caixas de rodas e soleiras e as rodas de 18 polegadas diamantadas.

Leia mais: Teste do Volvo XC40 Recharge

Foto: Eduardo Aquino

Assim como a frente, a traseira também contribui para aumentar a polêmica em torno do estilo, com lanternas em LED muito recortadas e, para os que criticam, e sem nenhuma conexão entre as partes. A parte inferior dá um toque mais aventureiro ao conjunto.

Acabamento

Por dentro, o acabamento é de boa qualidade, com painel com revestimento nas cores bege e marrom, detalhes em cromo acetinado no volante, no painel e no console; e bancos revestidos em couro sintético nas cores marrom e bege.

Leia mais: Citroën C4 Cactus Shine

Foto: Eduardo Aquino

Com entre-eixos de 2,61m, o Creta proporciona um bom nível de conforto para quatro adultos e uma criança, com bom espaço para as pernas de quem senta atrás. A capacidade do porta-malas (de 422 litros) é razoável para uma bagagem familiar.

Quadro digital

O quadro de instrumentos digital de sete polegadas tem mostradores de bom tamanho e de fácil visualização. Um detalhe interessante é que a cor muda conforme o modo de condução escolhido pelo motorista: econômico, verde; e esportivo, vermelho.

Leia mais: Novo Renegade apenas flex

Foto: Eduardo Aquino

A central multimídia tem tela sensível de 10,25 polegadas, ligeiramente virada para o motorista, proporcionando boa visualização. Sistema tem navegação GPS e é conectado com diversos serviços (assistência 24h, controles remotos, diagnósticos, alertas etc.).

Alguns mimos

A versão mais cara do Creta traz alguns mimos, como banco do motorista ventilado, carregador de celular por indução, teto solar panorâmico, câmera 360°, conexão USB para o banco traseiro, assistente de partida em rampa, entre outros.

Para facilitar a vida do motorista, há vários assistentes de condução, como sistema de frenagem autônoma, controle automático de velocidade adaptativo, assistente de permanência em faixa, farol alto adaptativo e sistema start/stop.

Leia mais: Teste da Chevrolet S10 Z71

Foto: Eduardo Aquino

O volante tem boa pega, um estilo também bem personalizado e abriga os controles de áudio e Bluetooth. Para encontrar uma boa posição de dirigir, a coluna de direção regula em altura e distância e o banco do motorista ajusta em altura.

Fora do asfalto

Embora não tenha nenhuma pegada aventureira, o SUV da marca coreana, por ter uma boa altura do solo e bons ângulos de entrada e saída, consegue trafegar com certa desenvoltura por estradas de terra com piso ruim.

Leia mais: Ressurgimento do Chevrolet Cruze

Foto: Eduardo Aquino

Além dos itens de segurança de assistência, a lista contempla seis airbags, controles de tração e estabilidade, câmera para monitoramento de ponto cego, sinalização de frenagem de emergência e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.

Manobras

Para sair das vagas de estacionamento mais apertadas, o motorista conta com a boa calibragem da direção para manobras, a câmera de ré, câmera 360° e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Leia mais: Hyundai Creta Platinum 1.0 TGDI

Foto: Eduardo Aquino

Aspirado e de funcionamento suave, o motor 2.0 dá conta do recado e consegue dar ao SUV de 1.300 quilos uma desenvoltura razoável, tanto nas acelerações quanto nas retomadas de velocidade.

Modo Sport

Mas o melhor mesmo quando se quer acelerar é escolher o modo Sport entre as alternativas de condução (Normal, Eco, Sport e Smart) e, quando se quer reduzir o bom apetite de combustível que tem o motor 2.0, selecionar o modo Eco.

Leia mais: Jeep Compass Limites TD350

Foto: Eduardo Aquino

O câmbio automático de seis marchas é outro ponto positivo do Creta Ultimate, trabalhando de forma a aproveitar bem toda a força do motor. A opção de trocas manuais junto ao volante torna as mudanças mais rápidas e o SUV mais esperto.

O ajuste da suspensão também é um dos pontos positivos do Creta, que consegue absorver e filtrar bem as irregularidades do piso e permitir que o motorista entre com um pouco mais de vontade naquela curva mais fechada e de piso irregular.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, Flex, 1.999cm³ de cilindrada, que gera potências de 157cv (gasolina) e de 167cv (etanol) a 6.200rpm e torques de 19,2kgfm (gasolina) e de 20,6kgfm (etanol)

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,30m; largura, 1,79m; altura, 1,63m; e entre-eixos, 2,61m

Altura livre do solo – 190mm

Ângulo de entrada – 20,4°

Ângulo de saída – 28,3°

Freios – A discos nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 215/55 R18

Carga útil (ocupantes mais bagagem) – 430 quilos

Porta-malas – 422 litros

Tanque – 50 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.300 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos de série – Faróis com luzes em LED, luzes diurnas em LED (DRL), rodas de liga diamantadas de 18 polegadas, faróis de neblina dianteiros, teto solar panorâmico, lanternas com luzes em LED, painel de instrumentos digital colorido Supervision Cluster de sete polegadas, bancos revestidos em couro sintético nas cores marrom e bege, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sinalização de frenagem de emergência, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, ajuste interno de altura dos faróis, destravamento automático das portas em caso de acidente, alarme perimétrico, monitoramento de pressão dos pneus, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera para monitoramento de ponto cego, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, alerta de presença no banco traseiro, detector de fadiga, sistema de frenagem autônomo (carros, pedestres, ciclistas), sistema de frenagem autônomo (convergência à esquerda), assistente de permanência em faixa, farol alto adaptativo, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, câmera de ré com linhas dinâmicas, computador de bordo, controle automático de velocidade adaptativo, sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, conexão USB traseira, iluminação no porta-malas, sensor crepuscular, carregador sem fio para smartphones, alavancas no volante para trocas de marcha, saída de ar para os bancos traseiros, banco do motorista com ventilação, Smart câmera 360°, assistente de centralização em faixa, seleção do modo de direção, central multimídia com tela de 10,25 polegadas (navegação GPS, Apple CarPlay, Android Auto e duas conexões USB), controles de aúdio e Bluetooth no volante com reconhecimento de voz e sistema de carro conectado com serviços de prevenção ao roubo, assistência 24h, controles remotos, diagnóstico e alertas de uso do veículo.

Preço – R$ 164.690,00.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh