Se você tem família grande ou curte viajar com um grupo de amigos no mesmo carro, então uma das opções a ser considerada é o monovolume Spin na versão com sete lugares. O modelo tem espaço de sobra no habitáculo para pessoas e bagagens e bancos rebatíveis que possibilitam uma boa modularidade do interior. Embora não seja uma referência em termos de performance e consumo, o conjunto motor 1.8 Flex (111cv com etanol) e câmbio automático de seis marchas proporciona um desempenho razoável para um veículo familiar. Na lista de equipamentos, destaque apenas para os controles de tração e estabilidade e o multimídia MyLink com tela de sete polegadas.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, chamam a atenção a grade que abriga na barra central a gravatinha na cor preta e une os faróis com máscara negra; e o para-choque com desenho aventureiro. A pouca altura do solo provoca algumas raspadas em entradas e saídas de rampa.

Aventureiro

De perfil, os acabamentos plásticos nos para-lamas e nas soleiras reforçam a roupagem aventureira; as maçanetas das portas e as capas dos retrovisores são da mesma cor da carroceira; e as rodas de liga têm desenho mais esportivo.

Leia mais: Teste do Duster Iconic

Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, a tampa do porta-malas, que abriga a gravatinha também na cor preta, possibilita um bom acesso ao interior; e as lanternas de bom tamanho invadem a tampa do porta-malas. Destaque também para o defletor de ar no teto.

Foto: Eduardo Aquino

Com bancos forrados em tecido que combina com o nosso clima tropical, volante revestido em couro e detalhes em preto brilhante e plásticos imitando metal, o acabamento interno transmite uma boa impressão.

Sete ocupantes

Com sete lugares, segunda fileira de bancos rebatível e ajustável longitudinalmente e terceira fileira rebatível, o amplo espaço interno é destaque e possibilita diversas configurações para o transporte de passageiros e suas respectivas bagagens.

Leia mais: OshKosh 2022: ligando os motores

Foto: Eduardo Aquino

Por outro lado, com sete ocupantes, o espaço para o porta-malas diminui bastante, passando a ser de apenas 162 litros. Nos dois últimos bancos, duas crianças viajam com bastante conforto e segurança.

Foto: Eduardo Aquino

O volante tem boa pega e abriga controles do sistema de áudio, do telefone, do controle automático de velocidade e do computador de bordo. O quadro traz instrumentos analógicos e digitais de boa visualização.

Posição de dirigir

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem de altura do banco e da coluna de direção, que não tem ajuste de distância. Os principais comandos estão bem posicionados e facilitam a ergonomia.

Leia mais: Elétricos se atraem

Foto: Eduardo Aquino

Câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro, o bom tamanho dos retrovisores externos e a boa calibragem da direção elétrica ajudam o motorista a sair das vagas apertadas, já que o diâmetro de giro é um pouco longo.

Foto: Eduardo Aquino

O pacote de segurança fica devendo um pouco, com destaque apenas para os controles de tração e estabilidade, o sistema Isofix e Top Tether para fixar cadeiras infantis e o assistente de partida em rampa.

Conforto

A lista de itens de conforto inclui controle automático de velocidade, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva com ajuste automático de intensidade. Por outro lado, faltam saídas traseiras do ar-condicionado e mais portas USB.

Leia mais: Novo Hyundai HB20

Foto: Eduardo Aquino

Em termos de conectividade, o sistema multimídia MyLink tem tela de sete polegadas de boa visualização e é compatível com Apple CarPlay e Android Auto e o já consagrado “assistente pessoal” OnStar oferece diversas funções interessantes.

Fôlego

O motor 1.8 Flex tem bom fôlego para cumprir bem a tarefa de empurrar com saúde o monovolume quando ele está com seus sete ocupantes e alguma bagagem. Mas não espere uma performance esportiva.

Leia mais: Teste do Arrizo6 Pro

Foto: Eduardo Aquino

Embora não mereça destaque, o consumo também fica dentro da expectativa de um veículo familiar. Com gasolina, sete ocupantes, pouca bagagem e ar ligado, o computador de bordo registrou médias de 7,6km/l na cidade e de 9,8km/l na estrada.

Foto: Eduardo Aquino

Embora com algumas “indecisões” em trocas em rotações mais elevadas, o câmbio automático de seis marchas explora bem a força do motor, mas as trocas manuais por meio de botão na alavanca de marchas não são práticas.

Leia mais: Bike Fest 2022 histórico

O conjunto de suspensão consegue equilibrar bem conforto (mesmo com o carro carregado com sete ocupantes e pouca bagagem) e estabilidade, considerando que se trava de um monovolume com centro de gravidade elevado.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.8, Flex, 8V, que gera potências de 106cv (gasolina) e de 111cv (etanol) a 5.200rpm e torques de 16,8kgfm (gasolina) e de 17,7kgfm (etanol) a 2.800rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,41m; largura, 1,76m; altura, 1,68m; e entre-eixos, 2,62m

Altura do solo – 13,3cm

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/60 R16

Porta-malas – 553 litros (terceira fileira de bancos rebatida) e 162 litros (com os sete lugares)

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 515 quilos

Tanque – 53 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.293 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Luzes indicadoras de direção laterais, sistema Isofix e Top Tether para fixar cadeiras infantis, regulagem interna de altura dos faróis, faróis de neblina, sete lugares com a segunda fileira de assentos rebatível, volante multifuncional, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sistema multimídia MyLink com tela touch de sete polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção com ajuste de altura, controle automático de velocidade, direção elétrica e computador de bordo.

Preço – R$ 121.760.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh