A ideia de entregar o carro na casa do cliente não é nova. No entanto, a entrega de um automóvel elétrico realizada por um caminhão elétrico é inédita no Brasil. Esta iniciativa começa com a parceria entre Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) e Audi do Brasil.

parceria VWCo Audi
A ideia é de que 100% das entregas dos automóveis elétricos da Audi sejam com “emissão zero local ” (Foto: Audi/Divulgação)

Mesmo que o número de entregas feitas com o VW e-Delivery seja pequeno, pois começa com o Audi RS e-tron GT com preço em torno de R$ 1 milhão, o importante é a demonstração de que não há limites para promoção da logística mais sustentável.  

Leia também: Ofensiva elétrica da GM

A parceria entre as duas empresas foi anunciada no último dia 7 de julho pelo diretor de marketing da VWCO, Luciano Cafure, e pelo diretor de comunicação da Audi do Brasil, Cláudio Rawicz.

O que é emissão zero local 

A ideia é de que 100% das entregas dos automóveis elétricos da Audi sejam com “emissão zero local”. O que significa esta frase de três palavras: “emissão zero local”?

É que a emissão zero é durante o uso do veículo, no local onde ele está rodando, pois, é óbvio que existem emissões para a produção de todos os componentes e do próprio veículo. Também existe emissão para a produção da energia elétrica, variando conforme a fonte, sendo altíssima se for de termelétricas abastecidas com carvão, plástico etc. (as fontes mais sujas), ou energia produzida com biogás, ou solar (as fontes mais limpas). 

Leia também: Audi e-trons mais esportivos

Portanto, é importante reduzir as emissões em todas as etapas na produção consumida por todos nós. O transporte, em todas as etapas, tem muito a contribuir se ideias como esta parceria crescem.  

Por enquanto, as entregas serão do modelo RS e-tron GT e para os compradores no Estado de São Paulo. Além dele, a Audi vende no Brasil outros três modelos elétricos e-tron, e-tron Sportback e e-tron Sportback.  

Logística realizada pela VWCO 

“Mais uma vez, o pioneirismo e a inovação dos VW e-Delivery se unem à exclusividade e alta tecnologia da marca Audi. Em outubro de 2021, os modelos e-tron foram o transporte oficial dos clientes VWCO nos test drives de nossos caminhões elétricos em São Paulo. Agora, o VW e-Delivery terá a honra de levar os Audi RS e-tron GT até seus compradores. Esperamos que essa parceria frutifique ainda mais, aqui no Brasil e futuramente também no exterior”, diz vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ricardo Alouche. 

Leia também: Audi ainda mais elétrica

Uma unidade do VW e-Delivery 11 toneladas 4×2 cedida pela montadora ganhou plataforma guincho com fechamento de sider para o transporte dos automóveis Audi, garantindo a segurança no trajeto das lojas até as residências de seus novos proprietários. Toda a operação será coordenada pela área de Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus, que ainda contará com a assistência técnica da rede de concessionários autorizados da marca.

Texto: Marcos Villela, de São Paulo, especial para o Acelera Aí

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh