Um dos principais atrativos da versão topo de linha do SUV da marca francesa (que atualmente faz parte do grupo Stellantis) é o já conhecido e eficiente conjunto motor 1.6 com turbo e injeção direta e câmbio automático de seis marchas, que proporcionam uma boa performance, acelerando de 0 a 100km/h em pouco mais de oito segundos, e um nível de consumo bem razoável, principalmente no modo ECO. Embora já sinta um pouco o peso dos anos, o design ainda continua atual com linhas harmônicas e bem equilibradas. Na versão Griffe, destaque para os detalhes cromados na grade dianteira e para as rodas de liga de 16 polegadas com acabamento diamantado, que dão um toque de elegância ao modelo. O acabamento interno é de boa qualidade, incluindo bancos e volante revestidos em couro. Destaque também para os seis airbags e o teto solar panorâmico.
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Na frente, destaque para os detalhes cromadas na grade, que se sobressaem com o fundo em preto brilhante; para os faróis em LED com desenho bem recortado que ficam separados da grade e para as luzes de neblina na parte de baixo do para-choque.
Na lateral
De perfil, chamam a atenção as coberturas plásticas na cor preta nos para-lamas e soleiras; as molduras, coluna B e capa dos retrovisores também na cor preta e para as rodas de liga de 16 polegadas com acabamento diamantado.
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Na traseira, as lanternas com lentes escurecidas e desenho característico da marca (os três riscos da pata do leão), unidas por uma barra em preto brilhante; e o defletor de ar no teto e o para-choque na cor preta com detalhe em branco na parte de baixo.
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O acabamento interno tem boa qualidade, com destaque para o revestimento em couro sintético dos bancos e volante, os detalhes em preto brilhante e cromado no volante, console, alavanca de marcha e painéis de porta.
Posição de dirigir
Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens em altura e distância da coluna de direção e com ajuste em altura do banco. O volante tem boa pega e abriga comandos do multimídia e do telefone.
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O quadro de instrumentos é analógico e traz mostradores (incluindo o de temperatura) de bom tamanho e de fácil visualização pelos ponteiros vermelhos, assim como as informações que são projetadas na tela digital central do computador de bordo.
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Com tela sensível de sete polegadas (a marca poderia ter usado a tela de 10 polegadas do 208), posicionada no alto do painel, o sistema multimídia Peugeot Connect é bem intuitivo e fácil de operação e possibilita espelhamento de celular (Android Auto e Apple CarPlay).
Conforto
Entre os itens de conforto, destaque para o ar-condicionado de duas zonas (falta saída para o banco traseiro), controle automático de velocidade e porta-luvas refrigerado, que faz diferença em dias de calor para gelar, por exemplo, uma garrafa de água.
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O espaço interno é um pouco acanhado, mas acomoda com certo conforto quatro adultos de média estatura. O porta-malas tem boa capacidade (402 litros), mas o banco traseiro inteiriço impede uma melhor flexibilidade de carga e passageiros.
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Na lista de equipamentos de segurança, estão seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles eletrônicos de tração e estabilidade, que ajudam bem quando se abusa naquelas curvas mais fechadas e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.
Performance
O motor 1.6 THP (turbo) tem boa performance, com acelerações até 100km/h em pouco mais de oito segundos, e retomadas de velocidade vigorosas, possibilitando ultrapassagens com muita segurança. A máxima ultrapassa os 200km/h.
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A melhor performance acontece com o modo Sport acionado. Na opção ECO, com etanol no tanque, apenas o motorista e ar desligado, o consumo foi razoável: o computador de bordo registrou médias em torno de 8,6km/l na cidade e de 10,4km/l na estrada.
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O câmbio automático de seis marchas trabalha de forma suave e aproveita bem a força do muito, principalmente o bom torque em baixas rotações. As trocas manuais, que são feitas por meio da alavanca, tornam as mudanças mais rápidas.
Assistência elétrica
A calibragem da assistência elétrica da direção favorece bem as manobras em lugares e vagas mais apertadas. Nessas situações, o motorista também conta com sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré com imagens de boa definição.
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Embora não seja uma versão voltada para a performance, o conjunto de suspensão proporciona boa estabilidade, segurando bem a carroceria nas curvas mais fechadas. O nível de conforto agrada, mas poderia filtrar mais as imperfeições.
Fora do asfalto, as “armas” que o Peugeot 2008 Griffe oferece são a boa altura do solo, os bons ângulos de entrada (23°) e de saída (27°) e o sistema que a Peugeot chama de Grip Control, que se adequa para rodar em barro, areia, terra ou neve.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
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Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, 16V, turbo e injeção direta, flex, que gera potências de 165cv (gasolina) ou de 173cv (etanol) a 6.000rpm e torque de 24,5kgfm (gasolina ou etanol) a partir de 1.400rpm
Câmbio – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherspn; e traseira, do tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,16m; largura, 1,74m; altura, 1,58m; e entre-eixos, 2,54m
Freios – Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Altura mínima do solo – 20cm
Ângulo de entrada – 23°
Ângulo de saída – 27°
Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/60 R16
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos
Porta-malas – 355 litros
Tanque – 55 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.250 quilos
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Principais equipamentos – Rodas de liga de 16 polegadas diamantada, grade dianteira Dark Style com “Pampillis” Cromadas, freio de mão tipo aviação, teto solar panorâmico, bancos revestidos em couro, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, direção elétrica, computador de bordo, partida sem chave, ar-condicionado digital, multimídia (com Android Auto, Apple CarPlay e Bluetooth), câmera de ré, vidros elétricos nas quatro portas, sensores de estacionamento traseiro, retrovisores com ajuste elétrico, sensores de chuva e crepuscular, faróis de neblina, controles eletrônicos de tração e estabilidade e assistente de partida em subida.
Preço – R$ R$ 124.990.
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