Andamos na versão de entrada do SUV médio-grande da Jeep, que, embora seja a opção mais barata do modelo, já traz uma lista bem recheada de equipamentos de série de segurança, conforto e condução semiautônoma, além da capacidade de levar sete pessoas. Destaques para o aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, os sete airbags, controle automático de velocidade adaptativo, controle eletrônico anti-capotamento, ar-condicionado de duas zonas e ajuste de intensidade para as fileiras de trás e bancos em couro e Suede, entre outros. O motor 1.3 turbo dá conta do recado sem consumo exagerado e o câmbio aproveita bem a força do motor. A suspensão tem uma calibragem mais voltada para o conforto e mais de acordo com a proposta familiar do Commander, sem pretensões esportivas.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para as sete barras características da marca Jeep na grade em colmeia, os faróis e as luzes de neblina totalmente em LED e as barras cromadas localizadas abaixo da grade e no meio e na parte de baixo do para-choque.

Assista ao vídeo com a avaliação sincera do Jeep Commander Limited T270 no nosso canal. Aproveite e siga o Acelera Aí também no Youtube:

Desenho elegante

De perfil, chamam a atenção as rodas de liga de 18 polegadas com desenho mais elegante, as coberturas plásticas na cor preta nos para-lamas e soleiras, as maçanetas na cor da carroceria, o teto na cor preta e as barras cromadas no teto.

Leia mais: Peugeot e-208 GT

Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, a proposta de design mais elegante e familiar é composta pela barra cromada que “une” as lanternas com desenho horizontal de três elementos e luzes totalmente em LED e o para-choque na cor preta e com detalhes na cor cinza imitando metal.

Acabamento

O acabamento interno é de boa qualidade, com destaque para os bancos com revestimento em couro e Suede na cor preta, o painel frontal em Suede com acabamento cromado e detalhes imitando cobre, que está presente também no painel.

Leia mais: OshKosh 2022

Foto: Eduardo Aquino

Em termos de espaço interno, o Commander Limited transporta sete pessoas, acomodando com certo conforto crianças maiores nos dois últimos bancos. O acesso é facilitado pela reclinação e deslocamento longitudinal da segunda fileira de bancos.

Bagagem

A capacidade do porta-malas é muito boa (de 661 litros) quando se transporta apenas cinco passageiros, pois a última fileira rebate completamente e há ganchos para fixar a carga. Com sete pessoas a bordo, a capacidade cai para 237 litros.

Leia mais: GWM lança Haval H6 GT

Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens elétricas (de 8 posições) do banco e ajustes de distância e de altura da coluna de direção. O volante tem boa pega e abriga os comandos do multimídia, áudio e computador de bordo.

Multimídia

Com uma tela de 10,1 polegadas e sensível ao toque, posicionada no centro e no alto do painel, as informações do sistema multimídia (Android Auto e Apple Car Play) são fáceis de serem visualizadas e o sistema é bem completo e fácil de operar.

Leia mais: Nissan Frontier XE 4×4

Foto: Eduardo Aquino

Também é de fácil visualização as informações no quadro de instrumentos totalmente digital, que tem tela de 10,25 polegadas e pode ser configurado pelo motorista de acordo com as suas preferências.

Vida a bordo

No pacote de itens que facilitam a vida do motorista e passageiros a bordo, destaque para o carregamento do celular por indução, o ar-condicionado de duas zonas com e ajuste de intensidade para o banco traseiro e navegação nativa.

Leia mais: VW Jetta GLi 350 TSi

Foto: Eduardo Aquino

Para manobrar um modelo com as dimensões do Commander, o motorista conta com câmera de ré de boa resolução, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sistema de estacionamento semiautônomo.

Tecnologia

Dentro do pacote tecnológico, destaque para o sistema de leitura de placas de trânsito, o aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas e comutação automática de farol alto.

Leia mais: Chegada oficial da GWM

Foto: Eduardo Aquino

A lista de segurança ainda inclui sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista, controle eletrônico anti-capotamento, detector de fadiga do motorista, monitoramento de pontos cegos e controles de tração e estabilidade.

Fora do asfalto

Sem a tração 4×4 que é disponível na versão Limited a diesel, para rodar bem fora do asfalto o Commander Limited T270 conta com bons ângulos de entrada, saída e rampa, boa altura do solo, assistente de partida em rampa e protetor de cárter.

Leia mais: Peugeot 2008 Griffe

Foto: Eduardo Aquino

O motor 1.3 turbo Flex, que é o mesmo que equipa a picape Toro, o Renegade e o Compass e desenvolve 185cv quando abastecido com etanol, dá conta do recado, mesmo quando se roda com sete pessoas a bordo.

Fôlego

Para um SUV de quase 1.700 quilos, o Commander Limited Flex realiza retomadas de velocidade com certa desenvoltura, possibilitando ultrapassagens mais seguras, principalmente devido ao bom torque disponível já em baixas rotações.

Leia mais: Fiat Cronos Drive 1.3 CVT

Foto: Eduardo Aquino

Com apenas etanol no tanque, ar ligado e sete pessoas a bordo, o computador de bordo registrou médias em torno de 6km/l na cidade e de 8,8 na estrada. O câmbio automático de seis marchas fica mais esperto nas trocas manuais.

Com sistemas McPherson na dianteira e multlink na traseira, conjunto de suspensão consegue absorver bem as irregularidades do piso, proporcionando conforto até para os ocupantes da terceira fila. E não sacrifica tanto a estabilidade.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³ de cilindrada, turbo, Flex, que gera potências de 180cv (gasolina) e de 185cv (etanol) a 5.750rpm e torque de 27,5kgfm a 1.750rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo multlink

Dimensões – Comprimento, 4,76m; largura, 1,85m; altura, 1,68m; e entre-eixos, 2,79m

Ângulo de entrada – 26,1°

Ângulo de saída – 24,3°

Ângulo de rampa – 21,7°

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 235/55 R18

Porta-malas – 237 litros com 7 ocupantes e 661 litros com cinco ocupantes

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 540 quilos

Tanque – 61 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.685 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Câmera de ré, sensores de chuva e crepuscular, luzes diurnas em LED, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, sistema de áudio com seis alto-falantes com USB e Bluetooth, assistente de partida em rampa, serviços conectados, controle eletrônicos de tração e estabilidade, controle automático de velocidade, central multimídia com tela de 10 polegadas e Adventure Intelligence (Apple Carplay e Android Auto), detector de fadiga do motorista, monitoramento da pressão dos pneus, controle eletrônico anti-capotamento, controle automático de velocidade adaptativo, ganchos de fixação de carga no porta-malas, lanternas traseira em LED, faróis de neblina em LED, ar-condicionado de duas zonas e ajuste de intensidade para as fileiras de trás, volante revestido em couro, USB tipo C, sistema Start&stop, Jeep Traction Control+, controle de altura e distância da coluna de direção, teto pintado em preto, friso cromado em toda a extensão das janelas, faróis em LED, navegação GPS, painel de instrumentos Full Digital E HD De 10,25 polegadas, bancos em couro e Suede na cor preta, painel frontal em Suede com acabamento cromado, sistema Isofix para fixar cadeira infantis, porta-objetos sob o assento do banco do passageiro, reconhecimento de placas de trânsito, modo Sport, sete Airbags (frontais, laterais, de cortina e joelhos do motorista), portas USB nas três fileiras de assento, aviso de mudanças de faixa, Jeep Healthy Cabin, assistente de frenagem de emergência, sistema Sistema Auto Hold, sistema de estacionamento semiautônomo (park Assist), segunda fileira de assentos reclináveis e com deslocamento longitudinal de 14cm, comutação automática de faróis, piso do porta-malas com revestimento duplo, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, console central com acabamento cromado, banco com regulagens elétricas para o motorista (oito posições), partida remota, computador de bordo, monitoramento de pontos cegos e rack do teto com acabamento cromado.

Preço – R$ 245.490,00.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)