A versão topo de linha da picape compacta média da Chevrolet tem como principais atrativos o eficiente conjunto motor (1.2 turbo, de 133cv com etanol) e câmbio (automático de seis marchas), que proporciona boa performance com nível de consumo bem razoável; caçamba com boa capacidade volumétrica (de 874 litros), protetor, bom número de ganchos para prender a carga, capota marítima, divisória, prancha, prateleira e tampa com alívio de peso na abertura; bom nível de conectividade, com sistema OnStar, WiFi e Chevrolet MyLink com tela sensível ao toque de 8 polegadas; e uma boa lista de equipamentos de segurança e conforto, que inclui alerta de ponto cego, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles eletrônicos de tração e estabilidade, carregador de celular por indução, e ar-condicionado digital.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a grande grade com filetes cromados, onde está abrigada a gravatinha dourada; capô mais reto e faróis (separados da grade frontal), luzes de neblina e de condução diurna totalmente em LED.

Cintura reta

De perfil, o que mais chama a atenção são a linha de cintura mais reta, os estribos e detalhes na cor preta, presentes nas coberturas plásticas dos para-lamas, soleiras, colunas, santantônio e nas esportivas rodas de liga de 17 polegadas.

Leia mais: Peugeot e-2008 GT

Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, a barra na cor preto brilhante “unindo” as duas bonitas lanternas (totalmente em LED) dá um toque de elegância à Montana. Também se destaca o para-choque na cor preta com estribo para facilitar o acesso à caçamba.

Acabamento

Embora tenha alguns plásticos duros, o acabamento interno é de boa qualidade, com bancos e volante revestidos em couro com costuras aparentes e detalhes imitando metal no volante, saídas de ar, painel e maçanetas das portas.

Leia mais: Honda HR-V EXL Sensing

Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno não é uma referência, mas acomoda quatro adultos com certo conforto, desde que não tenham estatura elevada. O acesso ao habitáculo pelo bom ângulo de abertura das portas e pelos estribos laterais.

Caçamba

A caçamba tem boa capacidade volumétrica (de 874 litros), com protetor interno e do vidro traseiro, bom número de ganchos para prender a carga, capota marítima, divisória, prancha, prateleira e tampa com alívio de peso na abertura.

Leia mais: Nissan Sentra Exclusive

Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens de altura e distância da coluna de direção e do seu banco. O volante tem boa pega e abriga comandos do sistema de áudio, controle de velocidade, telefone e de voz.

Segurança

Na lista de equipamentos de segurança, destaque para alerta de ponto cego, airbags frontais, laterais e de cortina; controles eletrônicos de tração e estabilidade e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.

Leia mais: Citroën C3 First Edition

Foto: Eduardo Aquino

Entre os itens de conforto, estão ar-condicionado digital, saídas USB no painel dianteiro e para os ocupantes do banco traseiro, controle automático de velocidade, carregador de celular por indução e sensor crepuscular.

Multimídia

A Montana Premier vem equipada com sistema multimídia Chevrolet MyLink com tela LCD sensível ao toque de oito polegadas, um pouco voltada para o motorista, o que facilita a visualização e compatível com Android Auto e Apple Car Play (sem fio).

Leia mais: Fiat Mobi Trekking

Foto: Eduardo Aquino

Além do sistema multimídia, a conectividade é completada pelo já conhecido sistema de telemática OnStar (acesso a serviços de emergência, auxílio em casos de furto e acidente, entre outros) e WiFi nativo.

Foto: Eduardo Aquino

O quadro de instrumentos mistura mostradores analógicos (velocímetro e contagiros) e mostradores digitais no centro, onde estão o mostrador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor e as informações do computador de bordo.

Manobras

Para manobrar em espaços curtos e sair ou entrar em vagas apertadas e em subida, o motorista conta com sensores de estacionamento traseiro, assistente de partida em subida e câmera de ré com imagens de boa resolução.

Leia mais: Fiat Pulse Abarth

Foto: Eduardo Aquino

Graças ao bom fôlego do motor 1.2 turbo já em baixas rotações, a Montana Premier proporciona boas acelerações (0 a 100km/h em cerca de 10 segundos) e retomadas de velocidade, possibilitando ultrapassagens mais seguras.

Consumo

Rodando com gasolina no tanque, dois adultos e ar-condicionado ligado, o computador de bordo registrou médias em tono de 8,6kml na cidade e de 13,4km/l na estrada. Um nível de consumo considerado bem razoável para uma picape desse porte.

Leia mais: Antigos no Parque Municipal

Foto: Eduardo Aquino

O câmbio automático de seis marchas tem funciona suave e aproveita bem toda a força do motor. O ponto negativo é que as trocas manuais são feitas por meio de tecla no pomo da alavanca de câmbio, o que não é muito prático.

A suspensão consegue equilibrar bem estabilidade e conforto, possibilitando fazer curvas mais fechadas sem sustos. Mas ocorre pequena transferência das imperfeições do piso. Com carga (de 200 quilos na caçamba), o nível de conforto melhorou bem.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, três cilindros em linha, 1.199cm³ de cilindrada, turbo, Flex, que gera potências de 132cv (gasolina) e de 133cv (etanol) e torques de 19,4kgm (gasolina) e de 21,4kgfm (etanol) de 2.000rpm a 4.500rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,71m; largura, 1,79m; altura, 1,65m; e entre-eixos, 2,80m

Altura do solo – 19,2cm

Ângulo de entrada – 20,7°

Ângulo de saída – 25°

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/55 R17

Caçamba – 874 litros

Carga útil (ocupante mais bagagens) – 600 quilos

Tanque – 44 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.310 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Seis airbags (frontais, laterais e cortina), sensor crepuscular, protetor de caçamba, rodas de liga de 17 polegadas, capota marítima, rack de teto, câmera de ré, saídas USB para os ocupantes do banco traseiro, detalhes cromados na carroceria, sensor de estacionamento traseiro, chave inteligente, controle automático de velocidade, acabamento especial, alerta de ponto cego, carregador de celular por indução, faróis full-LED, ar-condicionado digital, assistente de partida em subida, controles eletrônicos de tração e estabilidade, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, luzes Luz de condução diurna, coluna de direção com regulagem de altura e distância, Chevrolet MyLink com Tela LCD sensível ao toque de 8 polegadas (Android Auto e Apple Car Play e entrada USB dupla – tipo A e tipo C), painel de Instrumentos digital TFT, controles de rádio e do celular no volante, grade frontal com detalhes em cromo escurecido, sensor crepuscular, OnStar + Conectividade Chevrolet + Wi-Fi; tampa traseira com abertura por botão elétrico sensível ao toque (“touchpad”) com alívio de peso na subida e descida, ganchos para amarração de carga no interior da caçamba (8 ganchos), rodas aro 17″ com acabamento escurecido exclusivo para a versão Premier e volante esportivo com revestimento premium.

Preço – R$ 140.490,00. Com pintura metálica (R$ 1.950,00), sobe para R$ 142.440,00.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)