Andamos na versão de entrada do hatch aventureiro, que é equipada com motor 1.0 que rende 82cv quando alimentado com etanol e câmbio manual de cinco marchas, que tem boas relações de marchas e engates macios e precisos. O conjunto proporciona um baixo nível de consumo, em especial no trânsito urbano, onde conta com o auxílio do sistema Start/Stop (que desliga o motor durante as paradas). Por outro lado, a performance é apenas razoável. O espaço interno acomoda com conforto cinco adultos e o porta-malas tem capacidade para levar uma boa bagagem de férias, com excelente acesso. Outros pontos positivos são o bom acerto do conjunto de suspensão, que consegue equilibrar com eficiência conforto e estabilidade; e o sistema de multimídia, com tela sensível ao toque de sete polegadas e compatível com Android Auto e Apple CarPlay e tomada USB.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a grade com moldura cromada, os faróis com duplo refletor e luzes diurnas em LED, as luzes de neblina com moldura cromada e o inserto na parte de baixo do para-choque, que dá um toque aventureiro ao modelo.

Lateral

De perfil, chamam a atenção as coberturas plásticas nos para-lamas e nas soleiras na cor preta, as barras no teto, o adesivo com o nome do modelo (que agora se chama Stepway e não mais Sandero) e as calotas imitando rodas de liga.

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Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, as lanternas em LED com lentes escurecidas, que “avançam” pela tampa do porta-malas; e o defletor de ar no teto dão uma pitada de esportividade. Por outro lado, o inserto na parte de baixo do para-choque remete à aventura.

Espaço

O espaço interno é um dos pontos positivos do Stepway, acomodando com conforto cinco adultos, com amplo espaço para as pernas de quem senta no banco traseiro. A boa capacidade (de 320 litros) do porta-malas também se destaca.

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Foto: Eduardo Aquino

Com bancos forrados em tecido compatível com o nosso clima tropical e padronagem de bom gosto e moldura em preto brilhante no centro do painel, o acabamento interno passa boa impressão, embora tenha os plásticos duros de uma versão de entrada.

Multimídia

Em termos de conectividade, o sistema multimídia tem tela sensível ao toque de sete polegadas (de boa visualização) e perfeitamente integrada ao painel e é compatível com sistema Android Auto e Apple CarPlay e entrada USB.

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Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta apenas com regulagem de altura do seu banco e da coluna de direção, que não regula em distância. Falta também regulagem elétrica dos retrovisores externos, que é manual.

Volante

Volante de quatro raios tem bom acabamento e boa pega e possibilita boa visualização do quadro de instrumentos, mas, por outro lado, não incorpora nenhum comando, nem mesmo do sistema de áudio, que fica na alavanca satélite na coluna de direção.

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O quadro de instrumentos traz velocímetro de conta-giros analógicos de fácil visualização. As informações e temperatura do motor, do nível de combustível e do computador de bordo ficam num pequeno painel digital do lado direito.

Foto: Eduardo Aquino

Mesmo para uma versão de entrada, a lista de equipamentos é bem espartana. Em termos de conforto, destaque apenas para o multimídia e a abertura interna do porta-malas; e de segurança, para o sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.

Manobras

Para sair de vagas apertadas e manobras nos espaços mais reduzidos, o motorista conta apenas com sensores de estacionamento traseiros e com a boa calibragem da assistência eletro-hidráulica da direção, que é bem macia nessa condição.

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Foto: Eduardo Aquino

O motor 1.0 de três cilindros aspirado proporciona uma performance apenas razoável. Para manter um bom fôlego, o motorista precisa trabalhar melhor o câmbio, principalmente nas retomadas de velocidade.

Consumo

Por outro lado, o nível de consumo é baixo, ajudado na cidade pelo sistema que desliga o motor nas paradas. Com apenas gasolina no tanque, dois adultos e ar desligado, o computador de bordo registrou médias de 9,8km/l na cidade e de 13,6 km/l na estrada.

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Foto: Eduardo Aquino

Também ajudam no desempenho o câmbio manual de cinco velocidades, que tem boas relações de marcha, que aproveitam bem a força do motor; engates macios e precisos e curso não muito longo da alavanca de marchas.

A suspensão consegue equilibrar bem conforto e estabilidade, filtrando com certa eficiência as irregularidades do piso, e possibilitando um bom equilíbrio naquelas curvas mais fechadas que costumam pegar o motorista de surpresa.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12 válvulas, que gera potências de 79cv (gasolina) e de 82cv (etanol) a 6.300rpm e torques de 10,2kgfm (gasolina) e de 10,5kgfm (etanol) a 3.500rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção – Assistência eletro-hidráulica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,07m; largura, 1,73m; altura, 1,63m; e entre-eixos, 2,59m

Freios – Discos ventilados na dianteira; e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de aço de 15 polegadas, calçadas com pneus 185/65 R15

Porta-malas – 320 litros

Tanque – 50 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.061 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Travas elétricas, ar-condicionado, abertura elétrica do porta-malas, multimídia Media Evolution (Apple CarPlay e Android Auto), direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros com função one touch, comando de satélite no volante, dois airbags laterais, sensor de estacionamento traseiro, alarme perimétrico, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis), sistema CAR – travamento automático a 6km/h, indicador de troca de marcha, computador de bordo, banco em tecido, maçanetas internas na cor preta, maçanetas na cor da carroceria, retrovisor manual, luzes diurnas em LED, faróis de neblina, retrovisor na cor preto brilhante, barras longitudinais e lanternas traseiras com assinatura em LED.

Preço – R$ 79.990,00. Com pintura metálica, sobe para R$ 81.490,00.

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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)