A Porsche é conhecida por esportivos que aceleram nas pistas de asfalto. Mas, para quem não se lembra, a marca alemã também já foi vencedora de uma edição do famoso rally Paris-Dakar, em 1984, com o modelo 911 Carrera 3.2 4×4 Paris-Dakar (953).

Porsche 911 Dakar de frente – Foto: Eduardo Aquino

E foi exatamente para relembrar essa data marcante que a Porsche desenvolveu uma versão especial do modelo 911 para acelerar fora do asfalto. Batizada de Dakar, e limitada a 2.500 unidades, a versão é equipada com o mesmo motor da GTS, ou seja, um 3.0 boxer turbo, que gera 480 cavalos de potência e 58,1 quilos de torque.

Porsche 911 Dakar de perfil – Foto: Eduardo Aquino

Com tração integral e um câmbio automatizado de dupla embreagem e oito marchas, o Porsche Dakar acelera de 0 a cem quilômetros por hora em apenas 3,4 segundos e chega à máxima de 240 quilômetros por hora.

Visual do Porsche 911 Dakar

Por fora, o 911 Dakar tem novo para-choque dianteiro com entradas de ar maiores nas pontas, ganchos de reboque e novo capô com duas saídas de ar. As caixas de rodas agora têm o tradicional contorno em plástico preto, típico de carros off-road.

Porsche 911 Carrera 3.2 4×4 Paris-Dakar (953) e o novo Porsche 911 Dakar – Foto: Porsche/Divulgação

O modelo também pode vir com a roupagem externa baseada no modelo 953 que participou do Paris-Dakar de 1984, nas cores branco e azul, com as faixas percorrendo toda a carroceria e o número 953 estampado na carroceria.

Leia mais: Teste do BYD Dolphin

Leia mais: Novo Honda ZR-V

Leia mais: Fiat Fastback Abarth

Leia mais: Honda HR-V Touring

Porsche 911 Dakar de traseira – Foto: Eduardo Aquino

Gancho de reboque

Na traseira, novo para-choque, também com gancho de reboque, além de saídas de escape circulares e um difusor de ar. O spoiler traseiro é de fibra de carbono. outro detalhe que também chama a atenção é o rack de teto, que tem tomada de 12 volts, capacidade para 42 quilos de bagagem e que pode ser equipado com faróis auxiliares.

Interior do Porsche 911 Dakar – Foto: Eduardo Aquino

Para o fora-de-estrada

Para encarar os obstáculos fora do asfalto, o Porsche 911 Dakar tem altura do solo maior, de 16,1 centímetros; e um modo, o “lift”, que eleva as suspensões dianteira e traseira em mais três centímetros.

Porsche 911 Dakar de traseira – Foto: Eduardo Aquino

Os pneus foram desenvolvidos especialmente para a versão, sendo que as rodas dianteiras têm 19 polegadas e são calçadas com pneus 245/45 R19; e as traseiras, têm 20 polegadas e são calçadas com pneus 295/40 R20.

Preço

O Porsche 911 Dakar já está à venda na Porsche Center BH, concessionária da marca alemã em Belo Horizonte, por um R$ 1.800.000,00 sem os opcionais. Com todos eles, o preço ultrapass os R$ 2.000.000,00.

Texto: Eduardo Aquino

Fotos: Eduardo Aquino e Porsche/Divulgação

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)