Quer um bom motivo para tirar a sua moto da garagem? Então anote aí: no dia 16 de dezembro, os quilombos de Ribeirão, Rodrigues, Sapé e Marinhos, serão palco do “Moto Fest nos Quilombos de Brumadinho”, uma continuação do 1º Encontro Nacional de Motociclistas de Brumadinho, O Moto Turismo nas vivências do Céu de Montanhas, com a grife de Brumadinho MotoFest 2023, que foi realizado nos dias 6, 7 e 8 de outubro deste ano, na Comunidade de Palhano. O evento, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Rota Capitão Senra e da Rota Milwaukee, vai levar aos quilombos uma extensa programação musical, incluindo a apresentação de diversas bandas e músicos da região; barracas com a rica gastronomia, artesanato, arte e cultura de Brumadinho.

Motofest nos Quilombos terá comboio de motos – Foto: Sérgio Luiz Castro – Fotografia de Moto

O local do evento, que começa às 11h e termina às 20h, será o quilombo de Ribeirão, na quadra em frente à igrejinha. Para chegar até lá, a turma das duas rodas promove um ride que sairá às 10h da Milwaukee, que fica na rua Paulo Freire de Araújo, 380, no bairro Estoril.

Ingressos para o Motofest

Os ingressos são gratuitos e devem ser adquiridos na Plataforma Sympla. Para facilitar, você pode acessar o instagram @vemprorideoficial e ser direcionado para o evento no Sympla.

A programação do “MotoFest nos Quilombos de Brumadinho” inclui apresentações de diversas bandas, entre elas a MP3, grupo formado apenas por mulheres de Casa Branca, que promete fazer o público dançar, com o melhor do rock nacional e da MPB; o Projeto Batucabrum (percussão e Coral), a Banda Soul Much Blues, que vai tocar músicas de Tim Maia. Também vai subir ao palco que será montado no evento o cantor Márcio Nagô, nascido e criado em Brumadinho, que vai tocar composições próprias inspiradas nas belezas da região.

Leia mais: Sete vezes Ford

Leia mais: Novo Citroën C3 Aircross

Leia mais: Chevrolet Montana RS

Leia mais: VW Virtus Highline

Leia mais: GWM Ora 3

Motofest nos Quilombos terá comboio de motos – Foto: Sérgio Luiz Castro – Fotografia de Moto

Em uma tenda única, os quatro quilombos de Brumadinho terão espaço para explorar seus artesanatos, suas comidas típicas, seus cantos e música e sua rica culinária

O “Moto Fest nos Quilombos de Brumadinho” também será palco para apresentação de músicas e danças afro-brasileiras, feita pelo Grupo Negro por Negro e Dina, o Coral Pérolas Negras e o cantor William Witer, que faz sucesso na região.

Sorriso das crianças

E, para abrir um sorriso no rosto de cada criança que estiver participando do evento, a programação também inclui o “Natal Solidário dos quilombos de Brumadinho”, com a participação de 191 crianças e a distribuição de presentes por Papai Noel.

Essa é uma iniciativa solidária do Vem pro Ride, já em sua 4ª edição e que começou na pandemia de Covid 19 em 2020 levando presentes para as Crianças do Córrego do Feijão e Parque da Cachoeira, quando não tinha escola e nem correio para apadrinhar as cartinhas das crianças.

Apoio cultural

Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Motofest nos Quilombos de Brumadinho é um evento que busca o resgate e a valorização da história, da cultura, da luta e das tradições dos quilombos, que se manifestam na música, na dança, na religião, na culinária e na arte. Minas é o terceiro Estado com maior concentração de comunidades quilombolas no país, atrás apenas da Bahia e do Maranhão.

Motofest nos Quilombos terá comboio de motos – Foto: Sérgio Luiz Castro – Fotografia de Moto

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)