Se a picape da marca italiana já tem um comportamento parecido com o de um automóvel de passeio devido à configuração e calibragem da suspensão e direção, com os acessórios (da divisão Mopar) incorporados na versão topo de linha, a Fiat Toro Ultra, principalmente com a cobertura rígida da caçamba e a bolsa de bagagem, a picape fica ainda mais parecida com um sedã. Destaque também para o visual esportivo aventureiro das rodas, grade (que agora tem um friso na cor vermelha), estribos e acabamentos plásticos e outros elementos e para a motorização turbodiesel, que gera 170cv de potência e 35kgfm de torque, que proporciona um bom desempenho, equilibrando bem performance e consumo. Embora os estribos laterais reduzem um pouco a altura livre do solo, a tração 4×4 sob demanda e os pneus de uso misto ajudam quando se roda fora do asfalto.

Fiat Toro Ultra de frente – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, o que chama mais a atenção são a grande grade na cor preta em colmeia, que ganhou um friso na cor vermelha, os indicadores de direção e na parte inferior os faróis totalmente em LED e o para-choque também na cor preta, que abriga as luzes de neblina.

Capota rígida

A capota rígida bem estilizada e na cor da carroceria, os estribos laterais, as rodas de liga de 17 polegadas na cor preta e com desenho esportivo, as coberturas plásticas nos para-lamas e soleiras e as barras no teto na cor preta se destacam na Fiat Toro Ultra de perfil.

Fiat Toro Ultra de perfil – Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, saltam aos olhos as lanternas com luzes totalmente em LED, o estribo antiderrapante, que ajuda no acesso à caçamba; e tampa dupla com abertura elétrica, que facilita bastante e torna mais prático o acesso à caçamba.

Acabamento interno

Por dentro, a Fiat Toro Ultra tem acabamento de boa qualidade, com destaque para o revestimento em couro dos bancos em dois tons e os detalhes em preto brilhante no painel, volante e console. Por outro lado, abusa um pouco dos plásticos rígidos.

Fiat Toro Ultra de traseira – Foto: Eduardo Aquino

A central multimídia tem tela de 10 polegadas na vertical, que tem uso bastante simples, boa visualização, com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto wireless, comandos de voz, GPS e Wifi nativo gratuito por um ano.

Espaço da Fiat Toro Ultra

Quanto ao espaço interno, a Fiat Toro Ultra acomoda com certo conforto quatro adultos e uma criança, já que, que senta no meio, é incomodado pelo apoio de braço embutido. Há um espaço razoável para as pernas dos ocupantes do banco traseiro.

Painel da Fiat Toro Ultra – Foto: Eduardo Aquino

Para levar objetos e carga, a Ultra oferece diversos porta-trecos (incluindo um bem generoso debaixo do banco do passageiro) e uma caçamba que, com a capota rígida e a bolsa (impermeável) de bagagem, se transformou em um amplo porta-malas.

Capacidade de carga

A capacidade de carga da Fiat Toro Ultra, somando o peso dos ocupantes e das bagagens, é de 1.000 quilos. Para facilitar o transporte, há protetor e diversos ganchos na caçamba, além da praticidade da abertura elétrica da tampa em duas partes.

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Painel central da Fiat Toro Ultra – Foto: Eduardo Aquino

Na lista de itens de conforto, destaque para o carregador de celular por indução (evita aquela confusão de cabos), o ar-condicionado automático de duas zonas, entradas USB frontal e traseira, controle automático de velocidade e sensores crepuscular e de chuva.

Dirigindo a Fiat Toro Ultra

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens elétricas do seu banco e coluna da direção com regulagem de altura e distância. O volante tem boa pega e abriga comandos do áudio e do computador de bordo.

Bancos dianteiros da Fiat Toro Ultra – Foto: Eduardo Aquino

Entre os equipamentos de segurança da Fiat Toro Ultra, estão seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles eletrônicos de tração e estabilidade, frenagem autônoma de emergência e monitoramento da pressão dos pneus.

Na hora de manobrar

Devido às grandes proporções da Toro e ao diâmetro de giro muito longo, na hora de estacionar em vagas apertadas, ajudam o motorista a câmera de ré de boa resolução, a boa calibragem elétrica da direção e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Banco traseiro da Fiat Toro Ultra – Foto: Eduardo Aquino

Embora o estribo reduza um pouco a boa altura do solo, o motorista da Fiat Toro Ultra se sai bem fora do asfalto contando com a ajuda da tração 4×4 sob demanda e com reduzida, boa altura do solo, pneus de uso misto, controle de descida e protetor de cárter.

Fôlego da Fiat Toro Ultra

O motor 2.0 turbodiesel, de 170cv, garante um bom desempenho para a picape, que pesa mais de 1.800 quilos. Ele consegue proporcionar uma performance prazerosa, com boas acelerações e retomadas, que condizem com o apelo esportivo do seu visual.

Caçamba da Fiat Toro Ultra – Foto: Eduardo Aquino

E, com a ajuda do eficiente câmbio automático de nove marchas, consegue também proporcionar um bom nível de consumo. Na estrada, com quatro adultos e ar-condicionado ligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 12km/l.

A suspensão acompanha bem o ritmo e a sua configuração (conjunto traseiro independente e do tipo multlink) e calibragem conseguem proporcionar conforto e um bom equilíbrio quando é exigida naquelas curvas mais fechadas e de piso irregular.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Motor da Fiat Toro Ultra – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

  • Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.956cm³ de cilindrada, turbodiesel, que gera potência de 170cv a 3.750rpm e torque de 35,7kgfm a 1.750rpm
  • Transmissão – Tração integral, com reduzida, e câmbio automático de nove marchas
  • Direção – Assistência elétrica
  • Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços oscilantes; e traseira, independente, do tipo Multilink
  • Dimensões – Comprimento, 4,94m; largura, 1,84m; altura, 1,74m; e entre-eixos, 2,99m
  • Distância mínima do solo – 20cm
  • Ângulo de entrada – 24,8°
  • Ângulo de saída – 29°
  • Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
  • Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 225/65 R17
  • Capacidade de carga – 1.000 quilos
  • Tanque – 60 litros
  • Peso (em ordem de marcha) – 1.871 quilos
Roda da Fiat Toro Ultra – Foto: Eduardo Aquino
  • Equipamentos – Frenagem autônoma de emergência, aviso de saída de pista, comutação automática do farol alto, badge externo nas portas da frente, badge interno, bancos em couro (acabamento específico ‘Vermelho’), bordado nos bancos dianteiros, cargo bag (Bolsa de bagagem exclusiva MOPAR), central multimídia com tela de 10 polegadas sensível ao toque (Apple CarPlay e Android Auto, comandos de voz, Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM ,entrada auxiliar, Porta USB, GPS), dynamic bed cover (capota rígida), Fiat Connect Me – Serviços Conectados, nova grade exclusiva com moldura preto brilhante e identidade “Ultra” com detalhes em vermelho, para-barro, santantônio integrado, identidade Ultra, espelho no para-sol lados motorista e passageiro, Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida), abertura elétrica do bocal de abastecimento, seis airbags, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, ar-condicionado digital dual-zone, controles de tração e estabilidade, banco do motorista com regulagem de altura, banco do motorista elétrico, barras longitudinais no teto, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras, câmera de ré, capota marítima, quadro de instrumentos digital de sete polegadas, cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão, comando de áudio no volante, computador de bordo (distância, velocidade média e tempo de percurso), ESC Off (4×4 low), faróis de neblina em LED, faróis Full LED, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, ganchos para amarração de carga na caçamba, indicador de troca de marcha), controle de descida, iluminação interna da caçamba, monitoramento da pressão dos pneus, Keyless Enter ‘n Go com partida remota, sensores de chuva e crepuscular, lanterna traseira em LED, LED ambient lights, LED DRL, My Car Fiat (personaliza várias funções do carro), paddle-shifters, para-choque dianteiro com pintura parcial na cor do veículo, para-choque frontal com over bumper integrado, para-choque traseiro com soleira cromada, controle automático de velocidade com controlador de velocidade, protetor de cárter, retrovisor retrátil e com luz de poça, revestimento de caçamba, revestimento externo esportivo na coluna central das portas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, tampa traseira dupla com abertura elétrica, tapetes em carpete, tomada 12V, tração 4×4 com seletor, USB frontal (type A/C) + traseiro (type A), volante em couro com regulagem de altura e profundidade e carregamento de celular por indução.
  • Preços – R$ 212.990,00. Com pintura perolizada (R$ 2.490,00), sobe para R$ 215.480,00.

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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)