Chega ao mercado brasileiro ainda este mês o novo SUV compacto Renault Kardin. São três versões de acabamento (a de entrada Evolution, que custa R$ 112.790,00; a intermediária Techno, que tem preço de R$ 122.990,00; e a topo de linha Première Edition, vendida por R$ 132.790,00), todas equipadas com motor 1.0 turbo com injeção direta, que desenvolve 125cv de potência quando alimentado do etanol; e câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas. O modelo, que foi desenvolvido sobre a nova plataforma da marca francesa, a RGMP (Renault Group Modular Platform), e está sendo produzido na fábrica de São José dos Pinhais, estreia no Brasil a nova identidade visual da Renault. Saiba como foi o nosso primeiro contato com o novo Renault Kardian e conheça todos os detalhes do novo SUV compacto que pretende marcar uma nova fase da marca no Brasil.
![](https://www.aceleraai.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Renault-Kardian-1-1024x491.jpg)
Na frente, na versão Première Edition, destaque para a grande grade em preto brilhante com vários pequenos losangos com efeito 3D e os faróis de luzes diurnas e as luzes de direção também totalmente em LED, criando um conjunto bem moderno.
Perfil do Kardian
Rodas de liga diamantadas de 17 polegadas e com pintura na cor preta, o teto, as coberturas plásticas nos para-lamas e as capas dos retrovisores na cor preta; e as barras no teto marcam o perfil do Kardian na versão topo de linha.
![](https://www.aceleraai.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Renault-Kardian-5-1024x470.jpg)
De traseira, chamam a atenção as lanternas bem salientes da carroceria e com luzes totalmente em LED e com formato bem estilizado em forma de “C”, o para-choque na cor preta e o defletor de ar no teto na cor preta.
Acabamento interno
Por dentro, o acabamento é de boa qualidade com bancos e volante forrados em couro e com costuras e detalhes na cor laranja (versão Premiére Edition). Destacam-se o console elevado e a alavanca de câmbio do tipo Joy Stick.
![](https://www.aceleraai.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Renault-Kardian-7-1024x469.jpg)
O espaço interno oferece um bom nível de conforto para quatro adultos de média estatura. A boa capacidade de 358 litros do porta-malas do Renault Kardian possibilita acomodar bem a bagagem de uma viagem de férias longas.
Multimídia do Renault Kardian
Com tela sensível ao toque de oito polegadas e posicionada no alto do painel, do tipo “flutuante”, o sistema multimídia possibilita conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, possibilitando o uso de diversos aplicativos de condução e entretenimento.
![](https://www.aceleraai.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Renault-Kardian-4-1024x475.jpg)
Totalmente digital, o quadro de instrumentos tem tela de sete polegadas e o motorista pode escolher três modos de visualização: um traz as informações dos sistemas de assistência ao condutor, outro destaca o conta-giros e um terceiro prioriza a velocidade.
Sistema Multi-Sense
Um dos destaques do novo SUV na opção topo de linha é o sistema Multi-Sense, que possibilita escolher três modos de condução (Eco, Sport e My Sense), que mudam o comportamento de motor, câmbio e direção e alteram as oito luzes do ambiente.
Leia mais: Nova Fiat Titano
Leia mais: Novidades Hyundai
Leia mais: Rampage Laramie Diesel
Leia mais: Porsche com arte
Leia mais: Nissan Versa Exclusive
![](https://www.aceleraai.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Renault-Kardian-8-1024x472.jpg)
Na versão Première Edition, o novo SUV traz alguns sistemas de assistência ao motorista, como controle de velocidade adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e alertas de distância segura e de ponto cego.
Segurança
Por outro lado, o Renault Kardian é equipado com seis airbags (frontal, lateral e de cortina), controles eletrônicos de estabilidade e tração e monitoramento de pressão dos pneus desde a versão e entrada, a Evolution.
![](https://www.aceleraai.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Renault-Kardian-6-1024x559.jpg)
Para sair de vagas apertadas e manobrar em espaços mais reduzidos, o motorista do Kardian, em sua opção topo de linha, conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e câmeras de ré e Multiview.
Suspensão do Kardian
Durante nosso primeiro contato com o Kardian, foi possível perceber que o SUV tem uma suspensão um pouco mais firme, garantindo uma boa estabilidade nas curvas mais fechadas, mas poderia ser um pouco mais confortável sobre piso irregular.
![](https://www.aceleraai.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Renault-Kardian-9-1024x472.jpg)
O motor 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta de combustível, que gera 125cv de potência e 22,4 quilos de torque, demonstrou ter fôlego suficiente para uma tocada prazerosa, com bom torque já em baixas rotações.
Dupla embreagem
Nesse primeiro contato, o câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas mostrou-se mais rápido nas trocas de marcha para acelerar e um pouco lento nas reduções. O funcionamento é bem suave e as trocas manuais podem ser feitas pelas “borboletas” junto ao volante.
![](https://www.aceleraai.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Renault-Kardian-13-1024x522.jpg)
Também demonstrou ser econômico, tanto nos trechos urbanos quanto nos trechos de estrada. Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Kardian tem o melhor consumo urbano: 9km/l com etanol e de 13,1km/l com gasolina.
Renault Kardian fora do asfalto
Em uma estrada de terra de piso bom, o Renault Kardian se saiu bem, mas o novo SUV tem boas credenciais (boa altura do solo e bons ângulos de entrada e saída) para se dar bem em estradas de terra piores.
A coluna da direção regula em altura e distância e a assistência elétrica da direção está bem calibrada tanto para as manobras em baixa velocidade como para o “bom peso” em velocidades mais elevadas.
Texto: Eduardo Aquino
Fotos: Renault/Divulgação
![](https://www.aceleraai.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Renault-Kardian-10.jpg)
Ficha Técnica
Motor – Transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, turbo com injeção direta de combustível, 12 válvulas, que gera potências de 120cv (gasolina) e de 125cv (etanol) a 5.000rpm e torques de 20,4kgfm (gasolina) a 2.000rpm e de 22,4kgfm (etanol) a 2.250rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de dupla embreagem de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,11m; largura, 1,74m; altura, 1,59m; e entre-eixos, 2,60m
Altura livre do solo – 20,9cm
Ângulo de entrada – 20°
Ângulo de saída – 36°
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/60 R16 (versão Evolution) e rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R17 (versões Techno e Première Edition)
Porta-malas – 358 litros
Tanque – 50 litros
Pesos (em ordem de marcha) – 1.166 quilos(Evolution), 1.184 quilos (Techno) e 1.186 (Première Edition)
![](https://www.aceleraai.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Renault-Kardian-12-1024x638.jpg)
Equipamentos e preços
Evolution – R$ 112.790
Principais equipamentos de série: Seis airbags (frontal, lateral e de cortina), controlador de velocidade e limitador de velocidade, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré, controles eletrônicos de estabilidade e tração, monitoramento de pressão dos pneus, quadro de instrumentos digital com tela de sete polegadas, sistema multimídia com tela de 8 polegadas (Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio), ar-condicionado digital com função auto, retrovisores externos com ajuste elétrico, faróis e assinatura luminosa 100% em LED, barras de teto funcionais e modulares em preto, rodas de liga biton de 16 polegadas, aerofólio traseiro, Start&Stop, modo ECO com EcoScoring e volante com ajustes de altura e profundidade.
![](https://www.aceleraai.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Renault-Kardian-14-1024x458.jpg)
Techno – R$ 122.990
Principais equipamentos de série – Todos os equipamentos da versão Evolution mais: frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, freio de estacionamento eletrônico, console elevado com apoio de braço, painéis e volante com acabamento em revestimento premium, rodas de liga de 17 polegadas diamantadas bíton, chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free, partida remota do motor, saídas USB-C para o banco traseiro e seis alto-falantes.
Opcional – Teto bíton em preto Nacré.
![](https://www.aceleraai.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Renault-Kardian-11-1024x490.jpg)
Première Edition – R$ 132.790
Todos os equipamentos da versão Techno mais: controle de velocidade adaptativo, câmera Multiview, alerta de ponto cego, alerta de distância segura, sensores de estacionamento frontal, faróis de neblina em LED, sensor crepuscular, Multi-Sense com modos de condução Eco, Sport e My Sense (personalizável), ambient lighting (iluminação dinâmica e personalizável no interior), carregador de smartphone por indução, rodas de liga leve de 17 polegadas diamantada e escurecidas, antena shark, teto bíton preto Nacré, badge lateral “Premiere Edition”, skis na cor prata acetinada e grade frontal em preto brilhante.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)
#1 Comments
Üsküdar Klozet musluğu tamir Üsküdar su kaçağı tespiti için 7/24 hemen arayın. 25+ yıllık tecrübe ile İstanbul’da su kaçaklarını kırmadan tespit edip 2 yıl garantili tamir ediyoruz. https://timesofrising.com/uskudar-su-kacak-tespiti/
Comments are closed.