Logo

Carros raros, até mesmo nos Estados Unidos – onde foram produzidos – são destaque na Expoclassic 2023, tradicional mostra que acontece de 18 a 20 de agosto, no Sul do País.

Os modelos Chevrolet Bel Air conversível ano 1957 são tão especiais que ficarão na ilha principal do evento gaúcho que deve receber antigomobilistas de todo o País, inclusive de Minas Gerais.

Será a edição comemorativa dos 20 anos da Expoclassic, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS). No total, cerca de 1 mil automóveis, motos, caminhões e ônibus estarão expostos, segundo estima o presidente da entidade organizadora, o Veteran Car Clube Novo Hamburgo, Clodio Silva. Ele acredita que mais de 20 mil pessoas venham conferir os três dias de programação.

Leia mais: Confira o test-drive do Chevrolet Tracker Midnight

Ambos automáticos

O câmbio automático, cada vez mais desejado pelo motorista brasileiro é item de série em muitos modelos norte-americanos há mais de 70 anos. O sistema equipa os dois exemplares do Chevrolet Bel Air 1957 que são os carros-destaques na exposição.

Ambos os exemplares do Chevrolet Bel Air 1957 são conversíveis e estão impecavelmente conservados. Ícones da uma era dourada na história do automóvel.

Os carros foram revelados em janeiro passado e, quando vistos ao vivo, dão a impressão de que acabaram de sair da fábrica.

O exemplar na tonalidade Coral com capota branca pertence a um associado do Veteran Car Club Novo Hamburgo. O interior também é na cor clara e os bancos têm acionamento elétrico, assim como a capota.

Porta malas Bel Air
Além de oferecer muito espaço a bordo, modelo da Chevrolet conta com um porta-malas gigante (Foto: Diego da Rosa)

O ano de 1957 foi considerado o auge deste autêntico rabo-de-peixe, pois recebeu um motor V8 4.6 com 283 cv de potência e 40 kgfm de torque, números respeitáveis até nos dias atuais. O câmbio automático tem somente duas velocidades.

Leia mais: Trio elétrico da Mercedes-Benz

Já o Bel Air 1957 preto é de um associado do Veteran Car Clube que reside em Porto Alegre. O cockpit conta com painel, volante e faixas dos bancos na cor vermelha, conferindo um visual esportivo.

Verdadeiras barcas

Estas verdadeiras “barcas” sobre rodas têm 5,08 metros de comprimento, apenas 22 centímetros a menos que uma picape média dos dias atuais, como a Chevrolet S10, com seus 5,30 metros. O porta-malas é igualmente gigantesco e, no Bel Air de cor preta, chama a atenção o kit Continental, estepe localizado na traseira que conta com um elegante acabamento.

O organizador da Expoclassic, Evandro Scholles, lembra que os dois veículos estampam o cartaz oficial e os materiais de divulgação da mostra.

“A edição comemorativa será muito especial. Utilizamos todos os 28 mil metros quadrados disponibilizados pelos pavilhões da Fenac, onde, além dos veículos, há shows e uma estrutura completa para o público, incluindo praça de alimentação com restaurantes e opções de lanches”, observa.

Como já é tradição, para o encerramento, no dia 20 de agosto, está confirmado o show da banda The Travellers, uma das melhores do Brasil no estilo country-rock.

Veículos do Uruguai e Argentina

Está prevista a participação de veículos antigos de várias regiões do Rio Grande do Sul e de outros Estados, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Como ocorre todos os anos, também marcarão presença modelos que virão rodando do Uruguai e da Argentina. Em 2022, a mostra surpreendeu ao reunir 900 veículos e público total de 20 mil pessoas, conforme a entidade organizadora.

Texto: Adair Santos, especial para o Acelera Aí

Saiba mais sobre o Expoclassic 2023

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

plugins premium WordPress