Audi e-tron no Brasil

Apostando também na promessa de eletrificação do mercado brasileiro nos próximos anos e visando sua estratégia de ser uma empresa totalmente neutra em carbono até 2050, a marca alemã traz o e-tron, um utilitário-esportivo 100% elétrico. Equipado com dois motores que, juntos, produzem potência de 408cv e torque de 67,7kgfm; tração nas quatro rodas (sistema quattro adaptado para a geração elétrica), o novo Audi acelera de 0 a 100km/h em 5,7 segundos e tem autonomia máxima de 436 quilômetros (ciclo europeu WLTP).

O e-tron será vendido somente nas concessionárias Audi credenciadas para a sua comercialização e manutenção (a de BH está entre elas).A garantia é de quatro anos para o veículo e de oito para as baterias.

Elétrica nas quatro

O novo SUV tem sistema de tração quattro e o motorista conta com o Audi drive select, com sete perfis de direção: Auto, Comfort, Efficiency, Offroad, Dynamic, Allroad e Individual. No modo Dynamic, a tração privilegia a esportividade ao dar maior preferência de torque para o eixo traseiro, enquanto nos outros modos a distribuição é mais equilibrada entre ambos os eixos.

O sistema de baterias de íons de lítio pesa cerca de 700 kg, é composto por 36 módulos de alumínio e proporciona autonomia de até 436 quilômetros (ciclo europeu WLTP).

De 110V até alta tensão

As baterias pode ser recarregadas de diversas formas. Uma delas é por meio de redes externas. Basta plugar o veículo em uma tomada, de 110V até as de alta tensão, e o tempo varia de acordo com a potência elétrica disponível. Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos.

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No caso da recarga doméstica noturna, o Audi e-tron pode ser carregado com a potência máxima disponível considerando outros equipamentos elétricos no domicílio para evitar sobrecarga do sistema residencial. O motorista pode programar o horário de carregamento de acordo com o horário que oferece valor reduzido da energia.

Recuperação de energia

Além da recarga em redes externas, o SUV pode recuperar a energia de outras duas maneiras: simplesmente ao tirar o pé do acelerador ou quando o pedal de freio é acionado.

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O motorista pode selecionar o grau de recuperação de energia em três níveis. No nível 0, o Audi e-tron não recupera energia quando o motorista solta o pedal do acelerador. No nível 1, de desaceleração mínima, e no nível 2, de alta desaceleração, os motores elétricos geram torque de freio regenerativo, reduzindo a velocidade enquanto produz eletricidade.

Arrefecimento das baterias

Um detalhe interessante do SUV está no gerenciamento térmico do sistema de bateria: um total de 22 litros de líquido de arrefecimento flui através dos 40 metros de conexões para garantir que as baterias sejam mantidas, na maior parte das vezes, dentro de sua faixa ideal de eficiência de 25ºC a 35ºC em várias situações de clima.

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Para conseguir um coeficiente de arrasto de 0,27, o e-tron traz uma novidade legal: retrovisores externos virtuais, que contam com uma câmera, onde as imagens são processadas digitalmente e exibidas nos monitores internos laterais de sete polegadas com tecnologia OLED de 1.280 x 800 pixels, cujo brilho se ajusta automaticamente.

Símbolos ativados

Se o motorista move o dedo sobre a tela sensível ao toque, símbolos são ativados possibilitando mover a imagem e ajustar o ângulo desejado.

Outras soluções também contribuem para a boa aerodinâmica: suspensão a ar, que se ajustam individualmente às condições da estrada (por exemplo, uma altura de condução mais baixa melhora a aerodinâmica e também contribui para a autonomia); a parte inferior totalmente forrada com placa de alumínio; e a entrada de ar frontal ajustável na grade dianteira.

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Dimensões

O Audi e-tron tem 4,90m de comprimento, 2,04 de largura, 1,62 de altura e 2,92 de entre-eixos. No porta-malas cabem 600 litros e, com o banco traseiro rebatido, o espaço aumenta para 1.725 litros. A ausência de um motor tradicional na parte frontal dá lugar a um compartimento que acomoda o kit de ferramentas do veículo e o cabo do carregador.

O visual externo segue o DNA Audi, com grade frontal Singleframe de design octogonal com linhas verticais e horizontais, linha de ombro desenhada desde os faróis Full LED até as lanternas; faróis com quatro linhas horizontais e luzes diurnas e lanternas traseira inspiradas das do Audi A8.

Placas de circuito

Por dentro, os assentos têm costura que lembra placas de um circuito elétrico e a área do motorista foi projetada para que os dois grandes displays do MMI Touch, de 10,1 e 8,6 polegadas, com retorno tátil e sonoro, sejam levemente direcionados para o condutor, com informações, entretenimento, navegação, configurações e outras funções.

Versões e preços

Performance (R$ 499.990, com preço de lançamento de R$ 459.990) – Bancos em couro com ajustes elétricos nos dianteiros, ar-condicionado de quatro zonas, teto solar elétrico panorâmico, volante com ajuste elétrico de altura, projeção do logotipo e-tron em todas as portas e luzes internas personalizáveis com 30 opções, faróis Full LED com assistente de farol alto, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de saída de faixa, abertura e fechamento elétrico do porta-malas com sistema hands-free, abertura de veículo por proximidade, auxílio de estacionamento plus com display 360º, indicador de pressão dos pneus, oito airbags, rádio MMI com sistema de navegação e interface para smartphones e sistema iOS e Android e Audi virtual cockpit plus.

Opcionais – Pintura metálica e Pacote Tecnológico, que inclui head-up display, pre sense dianteiro (avisa o motorista e prepara o veículo para o caso de uma colisão iminente) e night vision assist.

Performance Black (R$ 539.990,00, com preço de lançamento de R$ 499.990) – Em relação à Performance, acrescenta bancos dianteiros esportivos em Alcântara, acabamentos na cor cinza volcano, teto interior na cor preta, soleiras em alumínio e iluminadas, capa do retrovisor externo na cor preta, frisos decorativos em High Gloss Black, pinças de freio na cor laranja e sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 16 alto falantes.

Opcionais – Pintura metálica, Pacote Tecnológico, retrovisores virtuais, faróis full LED Matrix HD com luz de direção dinâmica e Audi Side Assist (inclui Audi Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma colisão e regula o tensionamento dos cintos dianteiros, posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros), Exit Warning Assist (aviso de perigo quando os passageiros estão saindo do veículo), o Audi Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e o Assistente de Tráfego Reverso (informa o condutor sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira com a utilização dos sensores e radares do veículo, além de uma breve utilização dos freios caso necessário).

Fotos: Audi/Divulgação

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