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Andamos na versão híbrida topo de linha do SUV derivado do sedã da Toyota, a Corolla Cross Hybrid XRX, que é equipada com um motor flex 1.8 e dois motores elétricos e câmbio automático do tipo CVT. Na versão XRX, o Corolla Cross tem como principais atrativos o baixo nível de consumo, tanto no trânsito urbano como na estrada; um acabamento interno de boa qualidade e um amplo pacote tecnológico de itens de segurança e conforto, incluindo alguns equipamentos de direção autônoma, como controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, assistente de pré-colisão, sistema de alerta de oscilação, farol alto automático e sistema de alerta de mudança de faixa com controle de direção. As linhas da carroceria dividem opiniões, pois alguns elogiam a personalidade do design enquanto outro criticam a falta de harmonia do conjunto. As acelerações e retomadas de velocidade são apenas razoáveis.

Toyota Corolla Cross Hybrid de frente – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destacam-se a grande grade, do tipo colmeia, que abriga o símbolo da marca na cor azul (como acontece nas versões híbridas da Toyota) e é cercada por uma moldura elegante em preto brilhante; e os faróis e luzes em LED.

Lado aventureiro

De perfil, o Corolla Cross mostra o seu lado aventureiro com as coberturas plásticas na cor preta nos para-lamas e soleiras. As rodas de liga de 18 polegadas, que têm desenho exclusivo da versão XRX e acabamento diamantado, dão um toque de esportividade.

Toyota Corolla Cross Hybrid de perfil – Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, as lanternas que avançam sobre a tampa do porta-malas são parcialmente em LED. Enquanto a barra cromada acima da placa dá uma pitada de elegância, o para-choque na cor preta e cinza busca realçar o lado aventureiro.

Acabamento do Corolla Cross Hybrid

Por dentro, o acabamento é de boa qualidade, com destaque para o revestimento em couro e material sintético nos bancos, painel e painéis de porta. Os detalhes em preto brilhante no painel e console completam a sobriedade do ambiente.

Toyota Corolla Cross Hybrid de traseira – Foto: Eduardo Aquino

Com regulagens elétricas do banco, o motorista consegue encontrar facilmente uma boa posição de dirigir. Por outro lado, falta o ajuste lombar, que ajuda principalmente em viagens mais longas. O volante tem boa pega e abriga diversos comandos.

Banco elevado

Já as regulagens do passageiro do banco da frente são manuais. O banco traseiro elevado melhora a visão de quem senta atrás e o encosto tem inclinação em 6 graus, o que interfere um pouco na capacidade do porta-malas, que é de 440 litros.

Painel do Toyota Corolla Cross Hybrid – Foto: Eduardo Aquino

No banco de trás, o conforto é para dois adultos, já que o passageiro do meio é incomodado pelo final do console, o túnel central e o apoio de braço embutido no encosto. O banco traseiro conta com saída do ar-condicionado digital de duas zonas.

Toyota Corolla Cross Hybrid XRX

Exclusivo da versão XRX, o quadro de instrumentos digital de sete polegadas possibilita boa visualização de todas as informações, incluindo as do funcionamento do sistema híbrido, que são bem claras, e do computador de bordo.

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Quadro de instrumentos do Toyota Corolla Cross Hybrid- Foto: Eduardo Aquino

Com tela “flutuante” e sensível ao toque de oito polegadas, de boa visualização e acesso, o sistema multimídia é o mesmo que equipa o Corolla sedã e tem conexão com Android e Apple Car Play e porta USB.

Condução Semi-autônoma

O Corolla Cross XRX traz um bom pacote de condução semiautônoma, incluindo controle automático de velocidade adaptativo, sistema de assistência de permanência de faixa, farol alto automático e alerta de tráfego traseiro.

Bancos dianteiros do Toyota Corolla Cross Hybrid – Foto: Eduardo Aquino

A lista de itens de condução semiautônoma e segurança é completada por assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e frenagem automática, sete airbags (cortina, de joelho para motorista, frontais e laterais) e controles de tração e estabilidade.

Manobras com o Corolla Cross

Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, uma câmera de ré com boas imagens e uma boa calibragem da direção com assistência elétrica ajudam o motorista a sair das vagas mais apertadas já que o diâmetro de giro é um pouco longo.

Banco traseiro do Toyota Corolla Cross Hybrid – Foto: Eduardo Aquino

A versão híbrida tem baixo nível de consumo, principalmente no trânsito urbano e no modo de condução ECO (são quatro opções), onde as frenagens constantes e as desacelerações ajudam na recarga das baterias e na economia de combustível.

Performance Hybrid

Por outro lado, as acelerações e retomadas de velocidade são apenas razoáveis, mas melhoram bastante usando o modo de condução POWER, no qual os motores elétricos e a combustão (1.8 Flex) trabalham em conjunto.

Porta-malas do Toyota Corolla Cross Hybrid – Foto: Eduardo Aquino

O câmbio é do tipo CVT (continuamente variável), funciona de forma suave e tem uma opção interessante (“B”), que possibilita a recarga rápida das baterias, mas a opção é desengatada se o motorista pressionar um pouco mais forte o acelerador.

A suspensão consegue proporcionar bom equilíbrio nas curvas mais fechadas, mas não filtra tão bem as imperfeições do piso. O Corolla Cross consegue ir bem em estradas de terra, mas a pouca altura do solo não estimula a encarar trechos um pouco mais ruins.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Motor do Toyota Corolla Cross Hybrid – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Roda do Toyota Corolla Cross Hybrid – Foto: Eduardo Aquino

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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

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