A linha 2017 do Uno ganha mudanças no visual, controles de tração e estabilidade e nova família de motores, que inclui o inédito 1.0 de três cilindros e um 1.3 de quatro cilindros.
Por enquanto, a Fiat não divulgou mais detalhes do novo compacto, que será lançado em setembro. Pela única imagem que a montadora liberou (da versão Sporting), dá para ver que frente do Uno passou por algumas mudanças nos faróis, luzes de neblina, grade dianteira e nova tomada de ar. Os quadradinhos desaparecem. As alterações também rodas com novos desenhos.
A Fiat não divulgou nenhum dado sobre o rendimento dos novos motores, batizados de GSE, sigla em inglês para Global Small Engine (pequeno motor global), mas publicações especializadas apostam que a potência do novo 1.0 de três cilindros fique em torno dos 80cv e que o torque não ultrapasse os 10kgm, ambos com etanol, sendo que a sua faixa de rotação fique abaixo das 3.500rpm. A previsão é de que ele tenha duas válvulas por cilindro.
Segundo especulações, o novo 1.3 terá 16 válvulas e sua potência com etanol será de cerca de 104kgfm, enquanto o torque ficará na casa dos 14kgfm. Os novos GSE têm transmissão por corrente, que evita manutenção e livra o proprietário do pesadelo da quebra da correia dentada, que traz um grande prejuízo.
Como a ideia da Fiat é deixar o Mobi como carro de entrada e o Uno numa faixa acima dele, a linha 2017 trará algumas novidades interessantes: sistema start/stop disponível para mais versões, sistema de direção com assistência elétrica e controles de tração e estabilidade. O acabamento entre os dois também deve ser diferenciado.
Fotos: Fiat/Divulgação
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