A pista do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo recebe até domingo (27/11) 50 veículos, entre modelos com motor a combustão e elétrico, na mais importante competição de carros desenvolvidos por estudantes de engenharia das principais universidades do País, a Fórmula SAE Brasil; os três melhores terão direito a competir em certames internacionais em 2017, nos Estados Unidos.
A 13ª Competição Fórmula SAE Brasil prossegue neste final de semana, com a participação de 900 estudantes de engenharia de 39 instituições de ensino superior do Brasil, além de um da Venezuela. O certame – que começou nesta sexta (25/11) no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP), e vai até domingo (27/11) – terá 50 veículos, sendo 40 deles com motor a combustão e 10 elétricos.
Para o presidente da SAE Brasil, Frank Sowade, as competições estudantis da entidade são desenvolvidas para motivar os jovens aspirantes à carreira de engenharia. “Elas os desafiam a gerir o projeto de um carro em todos os seus aspectos, da gestão administrativo-financeira do projeto à inovação”, observa.
Participam desta edição, 19 equipes de São Paulo, sete de Minas Gerais, seis do Rio, quatro de Santa Catarina, três da Paraíba e Rio Grande do Sul, duas da Bahia e Paraná, uma do Distrito Federal, Mato Grosso e Sergipe, além da venezuelana.
O objetivo maior das equipes é ficar entre os três primeiros colocados, que irão representar o Brasil em duas competições que acontece nos Estados Unidos: de 10 a 13 de maio o time primeiro colocado na categoria motores a combustão participa da Formula SAE Michigan; e de 21 a 25 de junho, o segundo colocado na categoria motores a combustão e o primeiro na categoria elétrico vão medir forças na Formula SAE Lincoln, em Nebraska.
Segundo o regulamento, os carros a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 610 cc, enquanto os elétricos possuem motores alimentados a partir de baterias de até 600 volts. Esses modelos têm autonomia de 22 quilômetros e podem acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.
Na competição, os carros passam por avaliações desde a concepção técnica até a viabilidade comercial. Há provas estáticas para inspeção técnica e avaliação de custo, design, freios, ruído e tilt table (inclinação). Os estudantes ainda farão apresentações orais de seus projetos e os veículos enfrentarão provas dinâmicas – aceleração em reta de 75 metros, prova de estabilidade lateral e volta em pista montada por cones. No último dia, é a vez do enduro de resistência, realizada em pista travada e com 22 quilômetros de extensão.
SERVIÇO:
O que: 13ª Competição Fórmula SAE Brasil
Quando: 25 a 27 de novembro
Onde: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, rodovia SP 135, km 13,5, Piracicaba (SP)
Regulamento: www.saebrasil.org.br
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)