Para tentar um lugar ao sol no disputadíssimo segmento dos utilitários-esportivos e crossovers compactos, a chinesa JAC Motors aposta num visual mais moderno e na boa relação custo benefício; versão avaliada foi a top de linha: é bem completa, mas tem desempenho apenas razoável.
A missão do T5 realmente não é fácil, pois conquistar uma fatia deste disputado bolo brasileiro dos SUV’s e crossovers compactos significa desafiar concorrentes de peso, como Ford EcoSport, Jeep Renegade, Honda CR-V, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker, entre outros. As principais armas do chinês são as linhas modernas e a relação custo/benefício, pois oferece uma lista de equipamentos mais recheada por um preço mais em conta do que o de alguns adversários. Andamos na versão mais cara, que tem bancos revestidos em couro, kit multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas e câmera de ré.
E, em pouco tempo de Brasil, a chinesa JAC Motors aprendeu rapidinho que carro aqui tem que conquistar pela aparência. E as linhas do T5 agradam de uma forma geral, com destaque para o spoiler preto na parte inferior dos para-choques, com frisos cromados na parte de cima; a grade em formato de trapézio, com aletas cromadas espessas; o capô em forma de cunha, para-choque envolvente, com luzes de neblina, as luzes diurnas de LED, a linha de cintura alta, a pequena janela traseira e a coluna C mais larga, bem pronunciada.
Outra coisa que agrada neste chinês é o amplo espaço interno, proporcionado pela boa distância entre-eixos (2,56 metros). Aliás, vale lembrar que o T5 tem um porte ligeiramente maior que os concorrentes. Ele tem 4,32 metros de comprimento, enquanto EcoSport, Tracker, HR-V, Renegade e Kicks não chegam a 4,30 metros. De qualquer forma, o JAC soube tirar proveito desse porte, oferecendo um espaço interno que proporciona conforto para cinco adultos e um porta-malas de 600 litros (declarada pela marca), que bate de longe a maioria dos adversários.
Além do espaço, o interior do T5 tem outras atrações: cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos, central multimídia com tela de oito polegadas do tipo touchscreen (com espelhamento do telefone celular), painel com desenho moderno, piano black nas molduras e cromados nos botões de ar e da central multimídia; computador de bordo, controle interno de altura do facho dos faróis, volante multifuncional (comanda funções do rádio e do telefone) e câmera de ré, que ajuda bastante nessas manobras.
Também se destacam no T5 o Hill Holder, que segura o carro por alguns segundos nas arrancadas em subida; o sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis, o sistema de controle de estabilidade, capaz de corrigir erros do motorista (por exemplo, ao entrar em uma curva numa velocidade mais elevada). Por outro lado, os plásticos usados no acabamento interno poderiam ter uma qualidade e uma textura melhor. Também faz falta a regulagem de distância da coluna de direção para encontrar uma melhor posição de dirigir.
O motor 1.5 flex já é conhecido dos brasileiros (no J3 S e no J5) e gera potências de 125cv (gasolina) e de 127cv (etanol) e torques de 15,5kgfm (gasolina) e de 15,7 (etanol). Com a ajuda do comando variável de válvulas, o fôlego é razoável e fica na média de seus concorrentes. Ele chega a 194km/h de máxima e acelera de 0 a 100km/h em 10,8 segundos, marca melhor do que Ford EcoSport 2.0 (11,2s) e Nissan Kicks 1.6 (11,9s), por exemplo. O consumo é um pouco elevado (na estrada, com etanol, não passou de 8,0km/l).
O câmbio manual de seis velocidades tem engates precisos e a sexta marcha cai bem para ajudar na economia de combustível em estradas. Por outro lado, mas há um buraco (queda de rotação) entre a primeira e segunda marchas que prejudica o desempenho em subidas mais íngremes. A direção elétrica tem boa calibragem tanto para manobras quanto para altas velocidades. Embora um pouco barulhenta, a suspensão consegue equilibrar bem conforto e estabilidade.
O JAC T5 é comercializado em três pacotes: Pack 1 (R$ 66.990), que inclui ar-condicionado digital e automático, vidros e travas elétricas, alarme, sistema Isofix, sensor de estacionamento, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; computador de bordo, faróis com regulagem elétrica de altura e acendimento automático (sensor crepuscular) e banco do motorista com ajuste de altura; Pack 2 (R$ 69.990), que acrescenta rodas de liga leve aro 16, faróis de neblina dianteiros e traseiro, rack no teto, Hill Holder e controle de estabilidade; ou Pack 3 (R$ 72.990), que soma bancos revestidos em couro, kit multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas e câmera de ré.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
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Uma resposta
Gostei da reportagem sobre este veiculo t5, reportagem bem honesta . dos carros chineses porque alguns sò sabe criticar os veículos feito na china. obrigado