Kardian Première Edition

Avaliamos a versão topo de linha do SUV compacto, que foi desenvolvido sobre a nova plataforma da marca francesa, a RGMP (Renault Group Modular Platform) e que traz uma nova a nova identidade visual da Renault no Brasil. Destaque para a grande grade frontal em preto brilhante com vários pequenos losangos com efeito 3D, faróis e luzes em LED, rodas de liga diamantadas de 17 polegadas e com pintura na cor preta e lanternas traseiras em LED e em forma de “C”. O Renault Kardian Première Edition é equipado com motor 1.0 turbo com injeção direta de combustível, de 125cv, que proporciona boas acelerações e retomadas de velocidade e baixo nível de consumo. O câmbio é automático de dupla embreagem e seis marchas, que trabalha de forma bem afinada com o motor. Na versão Première Edition, o novo SUV traz alguns sistemas de assistência ao motorista, como controle de velocidade adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e alertas de distância segura e de ponto cego.

Renault Kardian Première Edition de frente – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, na versão Première Edition, destaque para a grande grade em preto brilhante com vários pequenos losangos com efeito 3D e os faróis de luzes diurnas e as luzes de direção também totalmente em LED, criando um conjunto bem moderno.

De perfil

Rodas de liga diamantadas de 17 polegadas e com pintura na cor preta, o teto, as coberturas plásticas nos para-lamas e as capas dos retrovisores na cor preta; e as barras no teto marcam o perfil do Kardian na versão topo de linha.

Renault Kardian Première Edition de perfil – Foto: Eduardo Aquino

De traseira, chamam a atenção as lanternas bem salientes da carroceria e com luzes totalmente em LED e com formato bem estilizado em forma de “C”, o para-choque na cor preta e o defletor de ar no teto na cor preta.

Console elevado

Por dentro, o acabamento é de boa qualidade com bancos e volante forrados em couro e com costuras e detalhes na cor laranja (versão Premiére Edition). Destacam-se o console elevado e a alavanca de câmbio do tipo Joy Stick.

Renault Kardian Première Edition de traseira – Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno oferece um bom nível de conforto para quatro adultos de média estatura. A boa capacidade de 358 litros do porta-malas do Renault Kardian possibilita acomodar bem a bagagem de uma viagem de férias longas.

Multimídia do Renault Kardian

Com tela sensível ao toque de oito polegadas e posicionada no alto do painel, do tipo “flutuante”, o sistema multimídia possibilita conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, possibilitando o uso de diversos aplicativos de condução e entretenimento.

Painel do Renault Kardian Première Edition – Foto: Eduardo Aquino

Totalmente digital, o quadro de instrumentos tem tela de sete polegadas e o motorista pode escolher três modos de visualização: um traz as informações dos sistemas de assistência ao condutor, outro destaca o conta-giros e um terceiro prioriza a velocidade.

Multi-Sense

Um dos destaques do novo SUV na opção topo de linha é o sistema Multi-Sense, que possibilita escolher três modos de condução (Eco, Sport e My Sense), que mudam o comportamento de motor, câmbio e direção e alteram as oito luzes do ambiente.

Console do Renault Kardian Première Edition – Foto: Eduardo Aquino

Na versão Première Edition, o novo SUV traz alguns sistemas de assistência ao motorista, como controle de velocidade adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e alertas de distância segura e de ponto cego.

Leia mais: 32º Bike Fest de Tiradentes

Leia mais: Silverado High Country

Leia mais: Novo VW T-Cross

Leia mais: BYD Dolphin Mini

Leia mais: Fiat Fastback Abarth

Renault Kardian Première Edition de traseira – Foto: Eduardo Aquino

Por outro lado, o Renault Kardian Première Edition é equipado com seis airbags (frontal, lateral e de cortina), controles eletrônicos de estabilidade e tração e monitoramento de pressão dos pneus desde a versão e entrada, a Evolution.

Manobrar o Ranault Kardina Première Edition

Para sair de vagas apertadas e manobrar em espaços mais reduzidos, o motorista do Kardian, em sua opção topo de linha, conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e câmeras de ré e Multiview.

Bancos dianteiros do Renault Kardian Première Edition – Foto: Eduardo Aquino

Durante a nossa avaliação do Renault Kardian Premiére Edition, foi possível perceber que o SUV tem uma suspensão um pouco mais firme, garantindo uma boa estabilidade nas curvas mais fechadas, mas poderia ser um pouco mais confortável sobre piso irregular.

Motor do Kardian

O motor 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta de combustível, que gera 125cv de potência e 22,4 quilos de torque, demonstrou ter fôlego suficiente para uma tocada prazerosa, com bom torque já em baixas rotações.

Banco traseiro do Renault Kardian Première Edition – Foto: Eduardo Aquino

No teste, o câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas mostrou-se mais rápido nas trocas de marcha para acelerar e um pouco lento nas reduções. O funcionamento é bem suave e as trocas manuais podem ser feitas pelas “borboletas” junto ao volante.

Consumo do Kardian Premiére Edition

Também demonstrou ser econômico, tanto nos trechos urbanos quanto nos trechos de estrada. Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Kardian tem o melhor consumo urbano: 9km/l com etanol e de 13,1km/l com gasolina.

Porta-malas do Renault Kardian Première Edition – Foto: Eduardo Aquino

Em nossa avaliação, rodamos por trechos de estradas de terra ruins, com algumas valetas, cascalhos e buracos e o Renault Kardin Première Edition se saiu bem devido à sua boa altura do solo e os bons ângulos de entrada e saída.

A coluna da direção regula em altura e distância e a assistência elétrica da direção está bem calibrada tanto para as manobras em baixa velocidade como para o “bom peso” em velocidades mais elevadas.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Motor do Renault Kardian Première Edition – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12V, turbo com injeção direta, flex, que gera potências de 120cv (gasolina) e 125cv (etanol) a 5.000rpm e torques de 20,4kgfm (gasolina) e de 22,4kgfm (etanol) a 2.000rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de dupla embreagem de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,11m; largura, 1,747m; altura, 1,544m; e entre-eixos, 2,60m

Altura do solo – 20,2cm

Ângulo de entrada – 20°

Ângulo de saída – 36°

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R17

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 443 quilos

Porta-malas – 358 litros

Tanque – 50 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.186 quilos

Roda de 17 polegadas do Renault Kardian Première Edition – Foto: Eduardo Aquino

Equipamentos – Freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado digital com função auto e filtro de pólen, chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free, partida remota do motor via chave-cartão, retrovisores externos com ajuste elétricos, retrovisores com indicadores de direção laterais com função seta conforto, rebatimento dos bancos 1/3 & 2/3, cinto de segurança dianteiros com ajuste de altura, porta-luvas e porta-malas com luz de cortesia, painel de instrumentos digital com tela de sete polegadas, carregador de smartphone por indução, sistema multimídia flutuante Display Link de 8 polegadas e espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem fio; ccomputador de bordo 100% digital, sensor de temperatura externa, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controle automático de velocidade adaptativo, câmera multiview, frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, alerta de distância frontal, assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de tração e estabilidade, limitador de velocidade, sensor crepuscular, sensores de estacionamento frontal e traseiro, faróis de neblina, monitoramento da pressão dos pneus, alerta de afivelamento dos cintos de segurança para todos os ocupantes, assistente de frenagem de urgência com sinalização de alerta, bancos traseiro com ISOFIX, faróis 100% LED, câmbio e-shifter e paddle-shift (aletas para troca de marcha), multi-sense com ambient lighting, modo ECO + Ecoscoring, volante com ajuste de altura e profundidade, indicador de trocas de marcha, assinatura luminosa (DRL) em LED, grade frontal com novo logo Renault “Nouvel’R”, barras de teto funcionais e modulares, console central elevado com apoio de braços em revestimento premium e porta-objetos, badge lateral “première edition”, antena shark, retrovisores externos em preto Nacré, volante em revestimento premium e teto biton preto Nacré.

Preço – R$ 134.690,00 (com pintura especial).

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

Últimas postagens

Teste
Luis Otávio

Novo Peugeot 2008

A Peugeot escolheu o Hotel Vila Galé, em Alagoas, para o lançamento da nova geração do SUV 2008, que chega ao mercado esta semana em

Leia mais »
Teste
Luis Otávio

Fiat Pulse Drive 1.3 CVT

O Fiat Pulse Drive 1.3 CVT é a segunda opção mais em conta da “família” Pulse. Mais barata que ela, somente a versão Drive equipada

Leia mais »
Teste
Luis Otávio

Peugeot 208 Road Trip

A versão já não está mais disponível no mercado de 0km, mas é muito importante por ter marcado a despedida do motor 1.6 aspirado da

Leia mais »
plugins premium WordPress