Avaliamos a versão topo de linha do SUV da marca japonesa que leva sete ocupantes com relativo conforto. Além do generoso espaço que acomoda uma família grande, o modelo tem como destaques o motor turbodiesel com bom fôlego, funcionamento suave e consumo razoável para um utilitário que pesa mais de duas toneladas; boa capacidade para encarar aventuras no fora-de-estrada, com opção de tração 4×4 e reduzida, boa altura do solo e bons ângulos e ataque e saída; bom nível de acabamento interno; sistema multimídia bem completo e fácil de operar; e um bom pacote de itens de conforto e segurança, incluindo sete airbags, controle automático adaptativo de velocidade e ventilação nos bancos dianteiros. Mas o recheio da lista não fica barato e o preço beira os R$ 400 mil.
O novo visual do Toyota SW4 tirou um pouco aquela sensação de um modelo derivado de uma picape, tipo grandalhão desajeitado e sem nenhum refinamento nas linhas e deixou o SUV com aparência mais moderna e equilibrada.
Novo desenho
Na frente, destaque para a grande grade frontal tipo colmeia na cor preta, com o símbolo da marca ao centro; as barras cromadas em “V” que unem os faróis menores em LED e o para-choque com novo desenho.
Leia mais: Voltz eletrifica o Brasil
De perfil, chamam a atenção a linha de cintura alta, com elevação na parte de trás, que dá um toque de esportividade; as colunas na cor preta, os estribos laterais que ajudam bastante no acesso ao interior e as rodas de liga com desenho mais elegante.
Barra cromada
Na traseira, sobressaem a moldura na cor preta dos vidros, as lanternas horizontalizadas e totalmente em LED e unidas por uma barra cromada, o defletor de ar no teto e o para-choque na cor da carroceria que abriga as luzes de neblina.
Leia mais: Lewis Hamilton e o Brasil
Por dentro, o acabamento é de boa qualidade, com revestimento em couro e material sintético dos bancos, painel e volante; moldura em preto brilhante do painel central e detalhes imitando aço escovado no console central.
Espaço interno
O espaço interno leva a família toda. O espaço no banco traseiro acomoda bem adultos de elevada estatura e na última fila de bancos viajam com conforto crianças também de estatura elevada. O acesso à terceira fila de bancos é razoável, sem muito contorcionismo.
Leia mais: Teste do Mobi Trekking
Por outro lado, quando viaja a família toda (ou seja, com os sete bancos ocupados) a capacidade do porta-malas reduz de 500 para 180 litros, ou seja, umas duas malas grandes. A tampa do porta-malas tem abertura elétrica, com acionamento na chave.
Refrigerado
Entre os itens de conforto, destaque para os bancos dianteiros ventilados e com regulagens elétricas, compartimento refrigerado no painel (muito útil no calor) e ar-condicionado digital com regulagens independentes.
Leia mais: Teste do Peugeot 3008 GT
O sistema multimídia tem tela de oito polegadas sensível ao toque e de boa visualização e bem localizada (no alto do painel), é bem completo (com navegação nativa) e possibilita o espelhamento do celular com Android Auto e Apple Car Play.
Visibilidade
A tela de boa resolução também projeta as imagens da câmera de ré que, junto com os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ajuda muito nas manobras para sair de vagas apertadas, já que a traseira alta reduz bastante a visibilidade traseira.
Leia mais: e-trons mais esportivos
Com as regulagens elétricas do banco e os ajustes de altura e distância da coluna de direção tornam fácil a tarefa de encontrar uma boa posição de dirigir. Mas não tem regulagem lombar, que ajuda muito no conforto em viagens mais longas.
Tela de TFT
O volante tem boa pega. Com tela de 4,2 polegadas de TFT, o quadro proporciona uma boa visão dos instrumentos e informações do computador de bordo. Falta acionamento elétrico do freio de estacionamento, principalmente num carro desse preço.
Leia mais: Chevrolet S10 Z 71
Por outro lado, facilita a vida do motorista o controle automático adaptativo de velocidade quando você pega aquele trânsito intenso e o controle automático de farol alto, evitando aquela perigosa “guerra de faróis altos”.
Frenagem automática
O pacote de segurança inclui sete airbags, controles eletrônicos de tração, estabilidade e reboque; assistência de frenagem de emergência, assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e frenagem automática e sistema de alerta de mudança de faixa.
O motor turbo diesel dá conta do recado, mesmo quando a SW4 está com os sete ocupantes. Mesmo nessa condição, ele tem fôlego para boas retomadas de velocidade, garantindo ultrapassagens com segurança.
Consumo
O consumo também é bem razoável para um utilitário-esportivo que pesa mais de duas toneladas. Com motorista e mais um passageiro, ar desligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 10km/l na estrada e de 8km/l na cidade.
O câmbio automático de seis velocidades trabalha de forma suave e aproveitando bem toda a força do motor. O motorista pode escolher entre três modos de condução (Eco, Power e Sport) e pode optar também por trocas manuais junto ao volante.
Leia mais: Teste da Toro Ranch 2.0
A assistência hidráulica da direção poderia ser um pouco mais leve nas manobras, para facilitar sair daquelas vagas mais apertadas com um carro desse porte. O “peso” em velocidades elevadas proporciona sensação de segurança.
Suspensão
A suspensão proporciona bom equilíbrio entre conforto e estabilidade, mas com o controle de tração e estabilidade desligado, exige um pouco de atenção nas curvas mais fechadas e de piso irregular.
Destaque para o bom comportamento no fora-de-estrada, com a tração 4×4 com reduzida, o bloqueio do diferencial, os bons ângulos de entrada e saída, a boa altura do solo e o controle automático de descida.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16V, turbodiesel, 2.755cm³ de cilindrada, que gera 204cv de potência a 3.400rpm e 50,9kgfm de torque a 2.800rpm
Transmissão – Tração traseira, com opção de 4×4 e reduzida, e câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência hidráulica
Suspensão – Dianteira, independente, com braços duplos articulados; e traseira, eixo rígido com quatro pontos de fixação
Dimensões – Comprimento, 4,79m; largura, 1,85m; altura, 1,83m; e entre-eixos, 2,74m
Altura do solo – 27,9cm
Ângulo de ataque – 29°
Ângulo de saída – 25°
Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 265/60R18
Carga útil (ocupantes+bagagens) – 575 quilos
Porta-malas – 500 litros (5 lugares) e 180 litros (7 lugares até altura do encosto do banco da terceira fileira)
Tanque – 80 litros
Peso (em ordem de marcha) – 2.175 quilos
Principais equipamentos – Revestimento dos bancos em couro e material sintético, porta-luvas com chave e amortecedores, compartimento refrigerado no painel, faróis, luzes e lanternas em LED, estribos laterais, barras longitudinais no teto, computador de bordo com tela de 4,2 polegadas de TFT, três modos de direção (Power, Eco e Sport), abertura elétrica do porta-malas com função de memória para ajuste da altura da tampa, volante multifuncional, ar-condicionado digital, bancos dianteiros com ajustes elétricos e sistema de ventilação, sistema multimídia com tela de oito polegadas sensível ao toque (alto-falantes e subwoofer JBL, GPS8, TV Digital, MP3, conexão auxiliar, USB e Bluetooth, Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré), sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para motorista), controles eletrônico de tração, estabilidade, de descida, subida e reboque; assistência de frenagem de emergência, assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e frenagem automática, sistema de alerta de mudança de faixa, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, sensores de estacionamento dianteiros e traseiro, controle automático adaptativo de velocidade e faróis dianteiros (alto e baixo) em LED com ajuste automático de altura.
Preço – R$ 389.790,00.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh