Andamos na versão topo de linha da picape compacta da Volkswagen e um dos principais atrativos da VW Saveiro Extreme é o visual esportivo, que inclui a grade dianteira e a tomada de ar inferior na cor preta e com uma barra imitando metal; rodas de liga de 15 polegadas de desenho muito bonito, coberturas plásticas na cor preta nos para-lamas e na parte de baixo das portas, barras no teto e santantônio na cor preta e lanternas traseiras escurecidas e “unidas” por um aplique na cor preta. Por dentro, a pegada esportiva é mantida com revestimento em couro no bancos e volante nas cores cinza claro e escuro e com costuras aparentes e pedaleira esportiva. A dupla motor 1.6 aspirado, de 116cv, e câmbio manual de cinco marchas não é moderna, mas dá conta do recado. A lista de equipamentos é tímida, mas de acordo com o preço competitivo.
Na frente, destaque para os faróis de duplo refletor que não têm luzes de LED e sim lâmpadas halógenas; a grade e a tomada de ar inferior na cor preta e com faixas cromadas (que dão um pouco de elegância ao visual esportivo) e as luzes de neblina.
Elementos retangulares
De perfil, o que salta aos olhos são as bonitas rodas de liga de 15 polegadas com desenho bonito e diferente (com elementos retangulares); as coberturas plásticas nos para-lamas e parte de baixo das portas e o santantônio e as barras do teto na cor preta.
Na traseira da VW Saveiro Extreme, o que chama mais a atenção são as lanternas com lentes escurecidas e bem estilizadas, que estão “unidas” por um elemento na cor preta que percorre toda a tampa traseira; e pelo nome “Saveiro” em destaque na cor preta.
Interior da VW Saveiro Extreme
Por dentro, a pegada esportiva continua no revestimento em couro sintético nos bancos e volante nas cores cinza claro e cinza escuro e com costuras aparentes; na pedaleira esportiva e nos detalhes em preto brilhante no volante.
O espaço interno da VW Saveiro Extreme acomoda bem quatro adultos com bom nível de conforto. Mas o acesso ao banco traseiro, em função de apenas duas portas, não é muito confortável, embora os bancos dianteiros deslizem bastante para a frente.
Caçamba
A caçamba tem capacidade de carga de 638 quilos e acomoda 580 litros. Além de ganchos bem posicionados para a amarração da carga, ela tem proteção contra arranhões, capota marítima, iluminação e protetor do vidro traseiro.
Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com ajuste manual de altura do seu banco, ajuste elétrico dos retrovisores externos e com controles de altura e distância da coluna de direção.
Sistema multimídia
Bem integrada ao painel, mas um pouco pequena, a tela do sistema multimídia é sensível ao toque e possibilita conexão sem fio com celulares Android Auto e Apple Carplay. Sistema é bem intuitivo e fácil de operar.
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O painel de instrumentos é analógico e completo, incluindo velocímetro, conta-giros e mostradores de nível de combustível e de temperatura do motor. No centro, estão as informações do computador de bordo.
Itens da VW Saveiro Extreme
A lista de equipamentos não é muito ampla, mas traz alguns itens interessantes, como monitoramento da pressão dos pneus e alerta de frenagem de emergência. Mas, fazem falta itens como o carregamento de celular por indução.
Para ajudar a manobrar em espaços reduzidos e sair de vagas apertadas, já que a visibilidade traseira não é das melhores, o motorista conta com câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e retrovisores externos de bom tamanho.
Motor aspirado
Debaixo do capô, a VW Saveiro Extreme traz o motor 1.6 aspirado, que gera 116cv quando alimentado por etanol. Embora não seja turbo, o propulsor dá conta do recado, mas o motorista tem que manter o giro um pouco mais elevado.
Com apenas o motorista, ar desligado, etanol no tanque de combustível, o nível de consumo foi bem razoável. Nessa condição, o computador de bordo registrou médias de 8,2km/l na cidade e de 10,6km/l na estrada.
Bem escalonado
O câmbio manual de cinco marchas trabalha de forma bem afinada com o motor, com relações bem escalonadas, sem buracos (quedas de rotação). Ajudam bastante os engates macios e precisos e o curso não muito longo da alavanca.
Embora não assistência elétrica, e sim hidráulica, a direção da VW Saveiro Extreme está bem calibrada, tanto no “peso” para dar segurança em altas velocidade como a maciez nas manobras para sair daquelas vagas mais apertadas.
A suspensão, que traz a combinação McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, está bem calibrada, mas ficou mais confortável quando colocamos um peso de 200 quilos na caçamba. Não prega sustos em curvas mais fechadas.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
- Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, 16V, Flex, que gera potências de 106cv (gasolina) e de 116cv (etanol) a 5.750rpm; e torques de 15,4kgfm (gasolina) e de 16,1kgfm (etanol) a 4.000rpm
- Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
- Direção – Assistência hidráulica
- Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção
- Dimensões – Comprimento, 4,49m; largura, 1,72m; altura, 1,56m; e entre-eixos, 2,75m
- Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
- Rodas e pneus – Rodas de liga de 15 polegadas, calçadas com pneus 205/60 R15
- Capacidade de carga – 638 quilos
- Caçamba – 580 litros
- Tanque – 55 litros
- Peso (em ordem de marcha) – 1.135 quilos
Principais equipamentos – Alerta de frenagem de emergência, computador de bordo, alarme, monitoramento da pressão dos pneus, acabamento esportivo conforto, ar-condicionado, bagageiro longitudinal no teto, banco do motorista com ajuste de altura, carcaça do espelho retrovisor externo pintada, chave tipo “canivete” com controle remoto, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, colunas centrais externas com aplique em preto fosco, console central com porta-copos, câmera de ré, decoração especial, desembaçador do vidro traseiro, espelhos retrovisores externos com ajustes elétricos e função tilt-down no lado do passageiro, espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, faróis com função “Coming & Leaving home”, faróis de neblina, faróis halógenos, friso de proteção lateral, ganchos para amarração de carga, capota marítima, grade de proteção do radiador, assistente de partida em rampa, iluminação da caçamba, lanternas traseiras, versão normal; luz de freio elevada (brake light), painel de instrumentos com conta-giros, velocímetro e marcador do nível de combustível; pedaleiras esportivas, porta-revistas no encosto do banco do passageiro, regulagem interna do facho do farol, revestimentos dos bancos em couro artificial, sensor de estacionamento traseiro, multimídia com tela sensível ao toque (com APP-Connect), tomada de 12v no console central, travamento elétrico das portas com controle remoto e volante multifuncional.
Preços – R$ 114.580,00. Com pintura metálica (R$ 1.230,00) e pacote Tech (assistente de controle em descida, com sistema antitravamento “Off-Road”; espelho retrovisor interno antiofuscante, controle automático de velocidades e sensores de chuva e crepuscular), R$ 2.160,00; sobe para R$ 117.970,00.
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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)