A versão do JAC T5 equipada com câmbio do tipo CVT (continuamente variável), com seis marchas simuladas, apresenta desempenho e consumo melhores do que a opção com câmbio manual com o mesmo motor 1.5 16V JetFlex (de 127cv com etanol), mas não chega a entusiasmar. Os pontos altos continuam sendo o amplo espaço interno e a recheada lista de equipamentos.

 

Por fora, a única diferença em relação à versão com câmbio manual é a inscrição CVT debaixo da T5

Por fora, a única diferença em relação à versão com câmbio manual é a inscrição CVT debaixo do nome T5 na traseira

 

O motivo de a JAC oferecer uma versão do T5 equipada com câmbio automático do tipo CVT é simples: mais de 75% das vendas do segmento dos crossovers e utilitários-esportivos compactos são de modelos com câmbio automático. A marca chinesa aposta nesta comodidade somada à boa relação custo/benefício que o modelo já oferecia na opção com câmbio manual. O câmbio CVT foi desenvolvido pela empresa belga Punch Power Train e, de acordo com a JAC, passou por uma nova calibração para o mercado brasileiro, visando mais agilidade de resposta aos comandos do acelerador.

 

JAC T5 CVT 2De perfil, as linhas do T5 lembram um pouco as do ix35, da Hyundai, incluindo o recorte do vidro

 

Na prática, as acelerações e retomadas de velocidade apresentaram uma melhora em relação à versão com câmbio manual, mas o motor 1.5 Flex (potências de 125cv/127cv e torques de 15,5kgfm/15,7kgfm) ainda carece de mais fôlego. Também incomoda o nível de ruído do motor quando se pressiona a fundo o acelerador. Por outro lado, o consumo também melhorou em relação ao T5 manual. Na estrada de pista dupla e pouco movimento, com gasolina, ar ligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou média de 13,5km/l. Números razoáveis para um carro que pesa 1.210 quilos.

 

O painel tem instrumentos de boa visualização e os comandos estão bem posicionados

O painel tem instrumentos de boa visualização e os comandos estão bem posicionados, mas o acabamento deixa a desejar

 

O câmbio CVT trouxe uma comodidade interessante para o T5 naquelas retas longas em estradas de pouco movimento: o controle automático de velocidade. No mais, a lista de itens de série é bem recheada (é a mesma da versão com câmbio manual), com destaque para kit multimídia, com mirror link (espelhamento do celular), tela de oito polegadas, conexão HDMI, câmera de ré etc.; controles de tração e estabilidade, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, sistema Isofix, assistente de partida em rampas, sensor de estacionamento e regulagem interna de altura dos fachos dos faróis.

 

Um dos pontos positivos do T5 é o amplo espaço interno, acomodando com conforto três adultos no banco traseiro

Um dos pontos positivos do T5 é o amplo espaço interno, acomodando com conforto três adultos no banco traseiro

 

Outro ponto de destaque do T5 é o seu amplo espaço interno. Há conforto para cinco adultos viajarem sem aperto. O porta-malas tem uma capacidade excepcional e é simplesmente a maior entre os utilitários-esportivos compactos: 600 litros. Por dentro, ponto positivo para o painel, que tem oferece boa visualização dos instrumentos; para a posição de dirigir, fácil de ser encontrada; e para a ergonomia, pois os comandos estão bem posicionados, incluindo a alavanca de marchas para o uso nas trocas manuais. Por outro lado, ponto negativo para o acabamento, que carece de materiais de melhor qualidade. A direção está muito bem calibrada para manobras e altas velocidades, enquanto a suspensão privilegia mais o conforto, prejudicando um pouco a estabilidade.

 

Motor 1.5 Flex, de 16 válvulas, gera potências de 125cv (gasolina) e 127cv (etanol) e torques de 15,5kgfm (gasolina) e 15,7kgfm (etanol)

Motor 1.5 Flex, de 16 válvulas, gera potências de 125cv (gasolina) e 127cv (etanol) e torques de 15,5kgfm (gasolina) e 15,7kgfm (etanol)

 

Texto e fotos: Eduardo Aquino

 

Ficha Técnica

 

Motor – Dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.499cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que gera potências de 125cv (gasolina) e 127 (etanol) e torques de 15,5kgfm (gasolina) e 15,7kgfm (etanol)

Câmbio – Automático do tipo CVT, com seis pontos de marchas definidos

Suspensão – Na dianteira, sistema McPherson; e na traseira, eixo de torção

Freios – Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Direção – Assistência elétrica

Dimensões – Comprimento, 4,325m; altura, 1,625m; largura, 1,765m; e entre-eixos, 2,56m

Tanque – 45 litros

Porta-malas – 600 litros

Rodas e pneus – De liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R16

Peso – 1.210 quilos

Preço – R$ 73.490

 

O T5 vem de série com rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R16

O T5 vem de série com rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R16

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)