É através do serviço de táxi que a chinesa BYD – ainda pouco conhecida dos brasileiros – espera desembarcar em terras mineiras seu e6, carro totalmente elétrico, que pode ter bateria com potência de 60 kw ou 35 kw, que promete uma autonomia de 400 quilômetros ou 300 quilômetros, respectivamente. O modelo foi apresentado nesta semana pela BHTrans aos taxistas da capital.

O BYD e6 produzido na China tem motor com potência de 90kW, o equivalente a 110 cv de potência

O BYD e6 produzido na China tem motor com potência de até 60 kW e porta-malas com capacidade de 450 litros

O BYD e6 é um hatch e utiliza o sistema plug-in, ou seja, sua bateria deve ser recarregada a partir de uma tomada de energia elétrica convencional na casa do proprietário ou em entrepostos de energia. Em Belo Horizonte, existem 25 eletropostos, sendo nove na área de estacionamento da Cidade Administrativa, sede do governo de Minas. São equipamentos da própria BYD – com 40 Kw de capacidade – e da Efacec portuguesa – com 7 Kw -, para atender a modelos com baterias menos potentes.
De acordo com o gerente comercial da empesa, Adriano Caputo, o tempo médio de uma carga total é de 1h30 a duas horas, de 0 a 100% de energia . O fabricante garante que a bateria tem vida útil de 40 anos.
O preço do elétrico e6 é um choque: R$ 169 mil para o modelo 2014 e R$ 270 mil para o 2017. Contudo, Caputo observa que o retorno do investimento vem em forma de redução de custo em combustível de 85%. Além disso, a BYD informa que tem facilidades na compra. “Temos uma linha de financiamento para taxistas para o e6 2014, sendo R$ 5 mil de entrada e o restante em 72 vezes de R$ 4.020,00. Para o 2017, podemos negociar o financiamento. Adquirindo o carro, o taxista leva grátis um carregador para uso em casa”, acrescenta o executivo.

Modelo de eletroposto para carregar as baterias

Modelo de eletroposto para carregar as baterias do e6, carro elétrico apresentado aos taxistas da capital mineira

A empresa chinesa já é uma velha conhecida da BHTrans. Já trouxe a Belo Horizonte ônibus elétricos para rodar no transporte público. Agora chegou a vez do e6, que têm características compatíveis com o Plano de Mobilidade de Belo Horizonte (PlanMob-BH). O objetivo do programa municipal é construir uma cidade voltada para a mobilidade urbana sustentável.

Aprovado pelos técnicos da BHTrans, o chinês elétrico agora passará por testes com motoristas de praça

Aprovado pelos técnicos da BHTrans, o chinês elétrico agora passará por testes com motoristas de praça

Os técnicos da empresa responsável pela gestão do transporte público testaram o chinês elétrico e dizem ter aprovado. Assim, sua homologação deve ser publicada no Diário Oficial do Município em breve, liberando-o para aquisição e uso pelos taxistas.
Hoje já existem carros de praça com tecnologia mais limpa em circulação em BH. São pouquíssimos, mas é possível ver o Prius, híbrido (eletricidade e combustão) da Toyota por aí.
O e6 está em testes também com técnicos do BDMG (Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais), provavelmente para validar a homologação para órgãos estaduais. Em breve, o Sincavir, sindicato que representa os taxistas mineiros, deve iniciar um teste operacional com alguns carros da BYD. Assim, os motoristas poderão avaliar, no dia a dia, os benefícios da tecnologia.

Fotos: BYD/Divulgação
Texto: Luís Otávio Pires

BYD Infográfico

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br/blogs)
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnewsbh