O crescimento em vários países do mercado de picapes médias, em especial aquelas que combinam conforto e robustez às características típicas dos automóveis de passeio, atraiu a atenção da Mercedes-Benz, que, em parceria com a Aliança Renault-Nissan, criou a picape Classe X. O modelo começa a ser vendido na Europa em novembro deste ano e chega ao Brasil no início de 2019.

 

Weltpremiere neue Mercedes-Benz X-Klasse, Kapstadt, 2017 // Worl

 

A nova Classe X chega ao mercado em três versões, todas elas cabine dupla e equipadas com motores de quatro ou seis cilindros, tração traseira ou tração integral adaptável ou permanente, câmbio manual de seis marchas ou câmbio automático de sete velocidade. A introdução no mercado será gradativa, começando em novembro de 2017 na Europa. No início de 2018 a picape chega na África do Sul, na Austrália e na Nova Zelândia, e somente no início de 2019, Argentina e Brasil recebem a novidade. A Classe X que vem para o Brasil será produzida na fábrica da Renault, em Córdoba.

 

Mercedes-Benz X-Klasse – Exterieur, Beringweiß metallic, Ausstattungslinie POWER // Mercedes-Benz X-Class – Exterior, bering white metallic, design and equipment line POWER

Identificando grandes possibilidades nesse segmento, a Mercedes-Benz é a primeira marca premium a desenvolver uma picape. Segundo a empresa, a Classe X foi concebida para atender grupos de clientes muito diferentes: fazendeiros na Argentina; empresários como os construtores civis da Austrália; famílias que se identificam com o segmento premium, por exemplo, no Brasil; pessoas ligadas a tendências na África do Sul ou no Reino Unido; assim como aventureiros e esportistas na Nova Zelândia ou na Alemanha.

 

Mercedes-Benz X-Klasse – Exterieur, Beringweiß metallic, Auss

 

A nova picape tem chassi tipo escada, eixo traseiro multilink parcialmente rígido, suspensão independente na frente e molas helicoidais em ambos os eixos. A partir dessa plataforma, o Classe X alinha três versões para diferentes estilos de vida e uso profissional: a Pure, de entrada; a Progressive, intermediária; e a Power, topo de linha, mais completa em termos de equipamentos.

 

Mercedes-Benz X-Klasse – Exterieur, Beringweiß metallic, Auss

 

A Mercedes classifica o estilo da sua picape como progressista, que equilibra robustez e estilo, materializando a linguagem de design da marca. Na frente, destacam-se a estrela central, a grade do radiador com duas lamelas, capô elevado e modelado e os faróis embutidos nos para-lamas. O para-choque dianteiro varia de acordo com a versão: na Pure, ele não é pintado; na Progressive, é na cor do veículo; e, na Power, ele é pintado na cor do veículo e tem, adicionalmente, uma proteção inferior cromada. Para todas as três opões, existem nove cores exteriores bem como uma grande variedade de rodas nos tamanhos de 17, 18 e 19 polegadas. A Classe X admite uma carga útil de até 1,1 tonelada e tem capacidade de reboque de até 3,5 toneladas.

 

Mercedes-Benz X-Klasse, Cape Town 2017 // Mercedes-Benz X-Class, Cape Town 2017

 

Detalhe interessante da Classe X é a iluminação na caçamba. A terceira lanterna do freio é composta por luzes de LED que iluminam toda a área de carga. O comando dessas luzes é feito por meio de um interruptor no console central e uma tomada de 12 V para conectar aparelhos adicionais, como por exemplo compressores, também faz parte do equipamento de série. A picape tem dimensões generosas: 5,34m de comprimento; 1,92m de largura; 1,81m de altura; e 3,15m de entre-eixos.

 

Mercedes-Benz X-Klasse – Interieur, Ausstattungslinie POWER //

 

Por dentro, destaca-se o painel com elemento decorativo côncavo típico da Mercedes-Benz que se estende a toda a largura. Na versão Power, existem três variações de detalhes no revestimento: visual pixelizado em preto fosco, visual de alumínio com arremate longitudinal e aparência de madeira marrom fosca. A parte superior do cockpit está disponível em material sintético Artico, em preto ou castanho. Nas linhas de equipamento Progressive e Power, o console central é emoldurado por um friso dominante silver shadow, presente também nas maçanetas das portas.

 

Mercedes-Benz X-Klasse – Exterieur, Beringweiß metallic, Auss

 

O sistema multimídia COMAND Online tem tela de 8,4 polegadas, com resolução de 960 x 540 pixels e tecnologia IPS de grande contraste (In-Plane Switching), que, segundo a Mercedes, aumenta a qualidade da imagem da câmera de 360 graus e dos mapas de navegação. Em conjunto com os sistemas multimídia Audio 20 CD e COMAND Online, o Classe X, além da unidade de comando central, dispõe também de um touchpad multifuncional. Ele fica no console central e pode ser operado como um smartphone, com gestos, ou mediante introdução de letras e caracteres. Os bancos são eletricamente ajustáveis de série com apoio lombar também elétrico de dois níveis. O banco traseiro tem Isofix para fixar cadeiras infantis.

 

Mercedes-Benz X-Klasse – Exterieur, Beringweiß metallic, Auss

 

A nova picape chega ao mercado com dois motores de quatro cilindros. O motor diesel 2.3 common rail, gera potências de 163cv (versão X 220 d) de 190cv (X 250 d biturbo). Ambos os modelos diesel estão disponíveis na versão com tração traseira e na versão com tração integral acionável. O modelo a gasolina (X 200) de 165cv é fornecido somente com tração traseira devido a requisitos específicos de determinados mercados, como Dubai e Marrocos. A transmissão é manual, com seis velocidades. Para os modelos X 250 d e X 250 d 4MATIC de 190cv, está disponível também uma transmissão automática de sete velocidades.

 

Mercedes-Benz X-Klasse – Interieur, Ausstattungslinie PROGRESS

 

Em meados de 2018, o Classe X terá opção de um motor diesel V6 (versão X 350 d), de 258cv de potência e 56,1kgfm de torque. O modelo topo de linha do Classe X terá, de série, a tração integral 4MATIC permanente e a transmissão automática 7G-TRONIC PLUS com borboletas no volante para troca de marchas, com função ECO start/stop. O modeo terá o sistema DYNAMIC SELECT, que permite escolher entre cinco modos de condução: Comfort, ECO, Sport, Manual e Offroad, que variam a curva característica do motor, os pontos de mudança de marcha e a função ECO start/stop.

 

Mercedes-Benz X-Klasse – Exterieur, Limonitgelb metallic, Auss

 

A tração integral 4MATIC adaptável está disponível nos modelos diesel X 220 d 4MATIC e X 250 d 4MATIC. Ela permite ligar e desligar eletricamente as rodas dianteiras conforme o terreno. Em meados de 2018, a Mercedes-Benz oferecerá a sua picape também com tração integral permanente, em conjunto com o motor de seis cilindros. Todos os modelos com tração integral trazem a bordo, de série, o regulador de velocidade em descida DSR (Downhill Speed Regulation).

 

Mercedes-Benz X-Klasse, Cape Town 2017 // Mercedes-Benz X-Class, Cape Town 2017

 

Para o fora-de-estrada, a Classe X tem como atrativos: capacidade de travessia de água de 600 mm de profundidade; altura livre do solo de 202mm no eixo dianteiro e de 221mm no eixo traseiro; ângulos de ataque e saída de 28,8° e 23,8°, respectivamente; e ângulo de rampa de 20,4°. Em termos de segurança, a lista inclui sete airbags (sendo os dianteiros em duas etapas), sistema de fixação i-Size/ISOFIX para duas cadeirinhas de criança, assistente ativo de frenagem, assistente de manutenção da trajetória, o assistente de reconhecimento de sinais de trânsito, programa de estabilização do reboque, sistema de controle da pressão dos pneus, sistema de chamada de emergência, piloto automático Tempomat, faróis com seis LEDs cada e câmera de 360 graus.

Fotos: Mercedes-Benz/Divulgação

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br/blogs)
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnewsbh