O sedã passou por uma reestilização, ganhou acabamento mais refinado e está mais conectado, com destaque para o MyLink2 e o sistema OnStar, que tem até serviço de reserva em hotel por meio de um botão no espelho retrovisor

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Cumprindo o ciclo de renovação de design de um modelo, que gira em torno de cinco anos, a GM resolveu dar uma atualizada no visual do Cobalt, que não mudava desde o lançamento, em 2011. E as alterações foram inspiradas nas linhas do irmão maior norte-americano, o sedã Malibu, que inaugurou no ano passado nos Estados Unidos a nova linguagem global de design da marca, que, por sua vez, faz a sua estreia no Brasil no Cobalt.

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Na frente, destacam-se os faróis, que ficaram mais afilados e ganharam uma armação cromada na parte interna e projetores de dupla parábola; o capô mais vincado, a grade com duas aberturas e o logo Chevrolet entre elas (muito semelhante à do Malibu) e o para-choque, que recebeu vincos que ressaltam as novas molduras dos faróis auxiliares e a entrada de ar inferior. De perfil, chamam a atenção os novos para-lamas dianteiros.

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Na traseira, os traços retos das lanternas deram lugar a linhas curvilíneas, com o objetivo de dar um ar mais sofisticado ao sedã, e o desenho agora invade a tampa traseira, que também foi redesenhada com o mesmo propósito de ficar mais elegante. A tampa abriga um ressalto, cuja função (segundo os designers da GM) é mais aerodinâmica do que estética. O para-choque também foi sutilmente modificado, deixando escondido o cano de saída do escape. As rodas de liga também são novas.

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O interior da versão que avaliamos, a Elite, topo de linha, tem bom nível de acabamento. Os bancos e os novos painéis da porta ganharam revestimento em material que imita couro, nas tonalidades marrom e preta, o que dá um toque de sofisticação ao ambiente. O painel de instrumentos, que mistura mostradores analógicos (tacômetro) e digitais (velocímetro e marcador de combustível), é o mesmo. A Elite traz de série sensor de estacionamento com câmera de ré, controle automático de velocidade, computador de bordo, central multimídia e sistema de assistência remota OnStar.

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Mas o grande barato do novo sedã é a sua conectividade, pois o Cobalt é o primeiro Chevrolet a oferecer simultaneamente o sistema OnStar e a segunda geração do multimídia MyLink, com Android Auto e Apple CarPlay, que possibilitam acesso a aplicativos que antes não estavam disponíveis, como Skype, WhatsApp, Spotfy e TuneIn. O OnStar é acionado por meio de botões na base do retrovisor e possibilita entrar em contato com uma central de atendimento 24 horas, usufruindo de serviços de emergência, concierge (reserva de hotel, por exemplo) e de conectividade. Há ainda um aplicativo para smartphones, que permite monitorar e comandar diversas funções do veículo remotamente, como abrir e fechar porta.

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O MyLink está mais integrado com os smartphones, possibilitando, por exemplo, ler e ditar mensagens de texto por comando de voz, acessar aplicativos de música online ou mesmo de navegação, incluindo o Google Maps, que informa as condições de trânsito e sugere rotas alternativas. Também merece elogio a nova tela de sete polegadas do tipo touchscreen, com toque mais preciso das funções do que o da geração anterior.

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No mais, o Cobalt continua com bom espaço interno para passageiros e bagagem (o porta-malas é o maior da categoria, com 563 litros), suspensão que privilegia o conforto e baixo nível de ruídos interno. A versão que avaliamos tem motor 1.8 flex (108cv com etanol), com desempenho razoável, mas um bom torque em baixas rotações, o que facilita o uso no trânsito urbano. O câmbio automático de seis velocidades é preciso e eficiente e tem funcionamento suave. Os níveis de consumo são compatíveis com um sedã desse porte: com gasolina, o computador de bordo registrou médias de 12,2km/l na estrada e 9,5km/l na cidade.

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Preços: LTZ 1.8, a partir de R$ 60.890; e a Elite 1.8, começando em R$ 68.990.

Projeção na tela do MyLink do sistema CarPlay, da Apple

Projeção na tela do MyLink do sistema CarPlay, da Apple

Texto e fotos: Eduardo Aquino

 

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