Promover e difundir o conhecimento das técnicas de condução e dirigibilidade para motos, ajudando – indiretamente – a evitar situações perigosas para o motociclista, tornando-o cada vez mais confiante e consciente dos aspectos de segurança, fomentando assim um motociclismo cada vez mais prudente e realmente prazeroso. Esse é o objetivo do curso Civilian Rider (Nível 1) promovido neste fim de semana pela concessionária BH Harley-Davidson, por meio do clube Harley Owners Group (HOG) de Minas Gerais, no Alphaville – Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima,  para proprietários de motos da marca. O curso foi ministrado por profissionais altamente especializados da empresa Top Rider, de São Paulo (SP).

Antes da prática, os "alunos" observam o instrutor Ângelo Viana realizar as manobras

Antes da prática, os “alunos” observam o instrutor Ângelo Viana realizar as manobras

Para quem não conhece, os clubes Harley Owners Group (HOG) são ligados aos concessionários da marca Harley-Davidson e reúnem proprietários dessas motocicletas, promovendo diversos passeios (dentro de Minas, para vários destinos no Brasil e até para outros países), encontros, shows, confraternizações e eventos em datas comemorativas. É como explica o diretor do HOG Minas Gerais, Claudino Vieira, o “Dino”. “Quem compra uma Harley, compra um estilo de vida, e essa reunião de proprietários em torno desses eventos geram amizades e o grupo acaba se transformando numa família de amigos”.

Os instrutores criaram um percurso formado por cones no estacionamento do Alphaville Mall, em Nova Lima

Os instrutores criaram um percurso formado por cones no estacionamento do Alphaville Mall, em Nova Lima

Claudino lembra que o HOG Minas Gerais, que tem mais de 1.500 membros, promove todos os sábados pela manhã, a partir das 9 horas, na concessionária BH Harley-Davidson (Avenida Raja Gabáglia, 4.500, no Bairro Santa Lúcia), o já consagrado “Café da Manhã” que reúne vários motociclistas. “Esse evento já se tornou uma tradição para os proprietários de Harley, atraindo também donos de motos de outras marcas, e representa uma boa oportunidade para os motociclistas se entrosarem e formarem seus grupos, suas turmas, interagirem entre eles e entre os grupos”.

Os motociclistas ouvem atentos as orientações do instrutor da Top Rider

Os motociclistas ouvem atentos as orientações do instrutor da Top Rider

Além da parte social, o HOG Minas Gerais também se preocupa com a segurança dos motociclistas. Como explica Marcelo Lacerda, responsável pelo Safety-Officer e Head Road Captain do HOG, que cuida da segurança e organização dos passeios, fazendo o reconhecimento de trechos, a avaliação de riscos e a escala daqueles que vão coordenar o passeio (o líder, o volante intermediário e o cerra-fila). “Temos uma preocupação especial com a segurança. Por isso, nosso trabalho durante o passeio inclui modulação de velocidade, separação em comboios, entre outras ações. E, antes da saída, fazemos um briefing com todo o grupo, recapitulando toda a organização”.

Os "alunos" realizaram manobras de precisão em baixa velocidade

Os “alunos” realizaram manobras de precisão em baixa velocidade

Dentro da filosofia de priorizar a segurança, o HOG promove também constantes cursos para os motociclistas e um deles é o Civilian Rider (Nível 1). “Essa é a quarta vez que estamos promovendo esse curso, que é ministrado pela empresa Top Rider, sendo que o primeiro foi para os próprios membro do HOG”, lembra Marcelo. Ele explica que o curso limita o número de participantes para que os “alunos” recebam um acompanhamento mais personalizado. “Nosso objetivo final é difundir a cultura de segurança no motociclismo de Minas”.

A ideia do curso Rider Civilian é fomentar um motociclismo mais prudente e realmente prazeroso

A ideia do curso Rider Civilian é fomentar um motociclismo mais prudente e realmente prazeroso

O Civilian Rider (Nível 1) foi ministrado em três dias. De sexta a domingo, os motociclistas participaram de aulas teóricas e práticas sobre temas como “Introdução ao motociclismo consciente”, “Conhecendo sua moto (configurações básicas para uma melhor pilotagem)”, “Teoria de ciclística avançada”, “Técnicas de segurança para frenagem”, “Negociação e tomada de curvas”, “Manobras de precisão em baixa velocidade”, “Manobras evasivas”, “Exercícios de frenagem” e “Exercícios de curva”.

O curso é ministrado pelos profissionais Ângelo Viana e Sylvio Cimino, da empresa Top Rider, especialistas na área da educação e instrução de direção para motocicletas de média e alta cilindradas. O dois fizeram diversos cursos de especialização nos Estados Unidos na famosa Highway Patrol Americana (L.E.O – Law Enforcement Officer Course, Precision Maneuvering Course e Police Motorcycle Course) e na Northwestern University Center for Public Safety (Harley-Davidson Police Operator Course e Harley-Davidson Police Instructor Course).

Perfilados em suas Harleys, os "alunos" estavam prontos para colocarem em prática a parte teórica do Rider Civilian

Perfilados em suas Harleys, os “alunos” estavam prontos para colocarem em prática a parte teórica do Rider Civilian

Ao retornar ao Brasil, Ângelo e Sylvio Cimino montaram a empresa Top Rider, que atualmente promove treinamentos também para a Polícia Militar e para o Detran de São Paulo. “Quanto mais segurança você tiver na sua moto, quanto mais consciente o uso da sua moto, mais divertido é o motociclismo”, ressalta Ângelo. Ele disse que a evolução dos alunos podia ser comprovada nas aulas práticas de domingo, último dia do curso, quando os motociclistas demonstravam muito domínio de máquinas de 300, 400 e até 500 quilos, com o máximo de ciclística e muita segurança.

O instrutor Sylvio Cimino ressalta a mudança de comportamento dos motociclistas ao final do curso. “Desenvolvemos uma metodologia e aplicação dessas táticas advindas da polícia americana e tropicalizadas para o nosso país quanto às leis e regras de trânsito, que fazem com que o motociclista tenha mais consciência. E, para ter mais consciência, é necessária uma mudança de comportamento”. Sylvio acredita que a metodologia empregada pela Top Rider consegue fazer com que, em um curto espaço de tempo, esse motociclista civil consiga entender e aplicar a teoria na prática para que ele torne a sua condução mais prática e segura.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Curso Harley 7Três bate-papos do Acelera Aí de uma só vez. O editor Eduardo Aquino conversa com Claudino Vieira, o “Dino”, diretor do HOG Minas Gerais; os instrutores Sylvio Cimino e Ângelo Viana, da Top Rider; e Marcelo Lacerda, diretor de segurança do HOG Minas Gerais. Eles detalham o curso realizado neste fim de semana. Ouça os áudios!

 

 

Claudino Vieira:

Marcelo Lacerda:

Sylvio Cimino e Ângelo Viana:

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br/blogs)
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnewsbh