Desde o seu lançamento, em setembro de 2016, o utilitário-esportivo da Jeep é um sucesso de vendas no Brasil. Andamos em uma das versões intermediárias, a Longitude, com motor flex, tração dianteira e câmbio automático de seis marchas. A opção ganhou tela colorida no quadro de instrumentos, retrovisores externos com rebatimento elétrico e novas rodas de liga de 18 polegadas.

 

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E o sucesso do Compass pode ser explicado pelo seu design, pela força que a marca Jeep tem entre os consumidores que gostam de modelos com mais disposição para aventuras e pela onda dos SUV’s que varre não apenas o mercado brasileiro mas boa parte do mercado mundial.

Conjunto equilibrado

Inspirado no irmão maior Grand Cherokee, o conjunto estilístico do Compass é equilibrado e agrada os compradores de SUV, transmitindo esportividade e robustez. Na frente, destaque para a famosa grade Jeep de sete elementos vazados e faróis que lembram olhos.

 

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De perfil, sobressaem os apliques plásticos que contornam toda a base do carro, o novo e bonito desenho da rodas de liga de 18 polegadas e o rebatimento elétrico dos retrovisores, que evitam danos em ruas e locais mais apertados. Na traseira, chama a atenção o desenho das grandes lanternas e o defletor de ar no teto.

 

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Comandos bem posicionados

Por dentro, o Compass tem painel com comandos bem posicionados, bom espaço interno (a capacidade do porta-malas não é destaque, mas dá conta do recado) e um bom nível de acabamento. Por outro lado, o revestimento em couro claro dos bancos suja com certa facilidade. A nova tela colorida melhorou a visualização do quadro de instrumentos.

 

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O moderno motor 2.0 Flex tem bom fôlego, com boas acelerações e retomadas de velocidade (números oficiais da FCA mostram acelerações de 0 a 100km/h de 10,9 s, com gasolina; e de 10,6s com etanol). O consumo é um pouco elevado, mas o sistema start/stop, que desliga o motor durante as paradas, se mostrou muito útil para reduzir o consumo urbano.

Funcionamento suave

O câmbio automático de seis velocidades tem funcionamento suave e aproveita bem o torque do motor 2.0. Confesso que prefiro usar a possibilidade de trocas manuais por meio de aletas junto ao volante, que tem boa pega e abriga comandos de áudio e Bluetooth. A assistência elétrica da direção está bem calibrada.

 

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Embora não seja exatamente a versão apropriada para aventuras, a versão Longitude com tração 4×2 se saiu bem em trechos de estradas de terra, devido à boa altura do solo, exigindo apenas um cuidado com a frente, devido ao ângulo de ataque. Mas, por ser um modelo Jeep, protetores de cárter e barro tinham que ser equipamentos de série.

 

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A suspensão trabalhou bem no asfalto e fora dele e os controles de tração e estabilidade se mostraram muito importantes. Devido à pouca visibilidade traseira, o sensor de estacionamento traseiro e a câmera de ré ajudam bastante nas manobras. Destaque também para o sistema multimídia, que é bem completo.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

 

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Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.995cm³ de cilindrada, flex, que gera potências de 159cv (gasolina) e 166cv (etanol) a 6.000rpm e torques de 19,9kgfm (gasolina) e 20,5kgfm (etanol) a 4.000rpm

Câmbio – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira com braços laterais/transversais

Dimensões – Comprimento, 4,41m; largura, 1,81m; altura, 1,63m; e entre-eixos, 2,64m

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilado na dianteira e sólido na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/55 R18

Porta-malas – 410 litros

Tanque – 60 litros

Peso – 1.546 quilos

 

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Principais equipamentos de série – Coluna de direção com ajuste de altura e distância, alarme, controle automático de velocidade com alerta de limite, ar-condicionado de duas zonas, revestimento parcial em couro dos bancos, chave presencial, volante com comandos de áudio e Bluetooth, computador de bordo, controles de tração e estabilidade, controle eletrônico anti-capotamento, câmera de ré, direção elétrica, assistente de partida em rampa, panic beak assist, rodas de liga de 18 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, monitoramento da pressão dos pneus, sistema start/stop, áudio com seis alto-falantes, USB e Bluetooth; e multimídia com tela sensível ao toque de 8.4 polegadas (Apple Carplay e Android Auto e comando de voz).

Opcionais – Pintura perolizada, teto solar elétrico panorâmico, airbags laterais, de cortina e de joelhos para o motorista; acendimento automático dos faróis, faróis em xenon, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, sistema de som Premium Beats de 506 W, protetor de cárter e protetor para barro dianteiro e traseiro.

Preços – R$ 120.990.  Com todos os opcionais (incluindo pintura perolizada), R$ 138.080.

 

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