Uma das novidades da nova linha do sedã Chevrolet Cruze é a versão Black Bow Tie, que se baseia na versão LT e traz um visual que se diferencia por itens como a gravatinha Chevrolet na cor presta, rodas de liga escurecidas e pintura na cor Preto Ouro Negro. Mas o destaque mesmo é a eficiência do conjunto motor 1.4 turbo com injeção direta e câmbio automático de seis velocidades.

 

Teste Cruze Black 3

 

Nos últimos anos, a GM entrou na “vibe” de criar versões com acabamentos externos na cor escurecida, apostando na personalização de fábrica. Se para os outros modelos, como a picape S10 e utilitário-esportivo Tracker, a edição especial se chama Midnight, para o sedã Cruze ele recebeu o nome de Black Bow Tie, e inclui também rodas de liga escurecidas, gravatinha preta e pintura da carroceria na cor Preto Ouro Negro.

 

Teste Cruze Black 2

 

Visual Black Tie

O pacote externo deixou o Cruze com um visual mais esportivo (por dentro, a única mudança dessa opção são os tapetes em carpete). Mas o grande barato dessa edição especial é o eficiente conjunto motor/câmbio e a ampla lista de equipamentos de série, já que a Black Bow Tie se baseia na versão LT e está disponível tanto para o modelo sedã quanto para o hatch, por R$ 2.000 a mais.

 

Teste Cruze Black 10

 

Com turbo e injeção direta de combustível, o motor 1.4 consegue um bom equilíbrio entre performance e consumo. Quando você precisa de fôlego para realizar uma ultrapassagem com segurança ou uma arrancada mais esperta, basta cravar o pé no acelerador que a resposta chega em baixas rotações (cerca de 2.000rpm).

 

Teste Cruze Black 8

 

Anda bem, bebe pouco

Quanto ao consumo, rodando num bom ritmo de viagem, em estrada de pista dupla, com duas pessoas a bordo, porta-malas carregado de bagagem, ar ligado, e com apenas gasolina no tanque, o computador de bordo registrou médias em torno de 15,4km/l, uma marca muito boa para um sedã desse porte.

 

Teste Cruze Black 9

 

O câmbio automático de seis velocidades trabalha em boa sintonia com o motor, com trocas suaves e boas respostas. Outro ponto positivo é que as trocas manuais são realizadas pela alavanca e não por aquele desajeitado botão no pomo da alavanca de marchas que a GM adota em alguns modelos.

Acerto esportivo

A suspensão tem um acerto mais esportivo, segurando bem o carro nas curvas mais fechadas, mas sem sacrificar demais o conforto naqueles pisos imperfeitos, quando o conjunto transfere um pouco para a cabine. Por falar em conforto, o Cruze tem amplo espaço interno, acomodando bem quatro adultos e oferecendo uma capacidade razoável no porta-malas (440 litros).

 

Teste Cruze Black 7

 

A LT é uma versão de entrada, mas já traz de série itens interessantes como airbags laterais, monitoramento da pressão dos pneus, sistema multimídia MyLink, regulagem interna de altura dos fachos dos faróis, ar automático e digital, controles de tração e estabilidade, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e sistema start/stop, que desliga o motor durante as paradas e ajuda a economizar combustível no trânsito urbano.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

 

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Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.4, 16 válvulas, turbo e injeção direta de combustível, que gera potências de 150cv (gasolina) a 5.600rpm e de 153cv (etanol) a 5.200rpm e torques de 24kgfm (gasolina) a 2.100rpm e de 24,5kgfm (etanol) a 2.000rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Do tipo progressiva, com assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, semi-independente, do tipo eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,66m; largura, 2,04m; altura, 1,48m; e entre-eixos, 2,70m

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga leve de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/50 R17

Tanque – 52 litros

Porta-malas – 440 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.321 quilos

 

Teste Cruze Black 4

 

Principais itens de série – Airbags laterais, alerta de pressão dos pneus, controles de tração e estabilidade, faróis e luzes de neblina, luzes diurnas em LED, regulagem de altura dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, rodas de liga de 17 polegadas, ar-condicionado automático e digital, assistente de partida em aclive, câmera de ré, computador de bordo, controle automático de velocidade e sistema start/stop.

Preço – R$ 98.790

 

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