A Suzuki completa este ano 100 anos de fundação. E tem uma curiosa história, que começou não com a fabricação de automóveis, mas com a produção de máquinas de tear para a indústria da seda. Somente em 1936, ela tenta a sua primeira entrada do mundo dos automóveis, que acabou sendo abortada pela Segunda Guerra Mundial. Após o conflito, ela então lança o seu primeiro veículo, compacto e de linhas bem arredondadas. Mas o seu carro mais emblemático foi o jipinho Jimny, um sucesso que fez a marca decolar em todo o mundo e vender mais de 30 milhões de veículos. Conheça um pouco da trajetória dessa marca atualmente identificada pela pegada fora de estrada de seus modelos.

Máquinas de tear

A história da Suzuki começa em 1909, numa pequena vila do litoral japonês, na região de Hamamatsu, em Shizuoka. Foi lá que Michio Suzuki (1887 – 1982), um aprendiz de carpinteiro, fundou a Suzuki Loom Works, pequena fábrica que produzia enormes teares para a indústria da seda. Artesão habilidoso, Michio revolucionou o mercado ao inventar uma máquina capaz de usar fios tingidos para fazer tecidos multicoloridos.

Michio Suzuki, fundador da Suzuki Motor Corporation
(Divulgação / Suzuki)

A fábrica de teares continuava a prosperar em 1920, mesmo com o Japão em colapso após a Primeira Guerra Mundial. Michio Suzuki então decide transformá-la em Sociedade Anônima, e, no dia 15 de março, funda a Suzuki Loom Manufacturing Company, que estreou com um valor de mercado de ¥ 500.000 ienes.

O sonho de produzir veículos

Após cerca de 30 anos dedicados aos teares, Michio Suzuki observou que a demanda por carros era crescente no Japão e decide apostar da fabricação de automóveis. Em 1937, monta o primeiro protótipo, mas a entrada do Japão da Segunda Guerra Mundial adia momentaneamente os seus planos.

Pequena fábrica da Suzuki Loom Works, em Hamamatsu
(Divulgação / Suzuki)

Suzuki Motor Company

A Suzuki enfim começa a produzir veículos no início dos anos 1950. A empresa apresenta as bicicletas motorizadas Power Free, em 1952. Dois anos depois (1954) nasce a Colleda, primeira motocicleta Suzuki. E no ano seguinte (1955) a empresa lança o Suzulight, seu primeiro automóvel. Com linhas cheias de personalidade e um pequeno motor de 360cc, o Suzulight inaugurou a era dos minicarros no Japão.

Em 1954, a empresa é renomeada para Suzuki Motor Co., Ltd.

Oficina da Suzuki Loom Manufacturing Co.
(Divulgação / Suzuki)

O “S” como logotipo

Em 1958, a Suzuki estabelece como símbolo a letra “S” que identifica os veículos da empresa. O logotipo atualmente é reconhecido nos quatro cantos do planeta.

Logo da Suzuki foi estabelecido em 1958 e permanece igual
(Divulgação / Suzuki)

Jimny, o icônico Suzuki

O carro mais emblemático da Suzuki surgiu em 1970, quando ela lançou no Japão o Jimny, um utilitário pequeno com tração nas quatro rodas e equipado com um motor refrigerado a ar de 360cc, com dois cilindros e 25 cavalos de potência.

Primeiro Suzuki Jimny (LJ10) estreou em 1970 no Japão
(Divulgação / Suzuki)

Com apenas 590 kg e equipado com rodas de 16 polegadas, o Jimny estreou em abril de 1970 no Japão e foi o primeiro veículo 4×4 produzido em série no país. Sua versão original (LJ10) atingia velocidade máxima de 75 km/h. O primeiro Jimny trazia o estepe dentro da cabine e oferecia três assentos. A solução permitiu que o modelo fosse classificado como Kei Car, segmento de minicarros do mercado japonês que paga taxas menores. Com preços mais acessíveis, o pequeno Suzuki rapidamente se tornou um sucesso.

A marca ganha o mundo

A Suzuki começa a sua aventura internacional em 1975, com o envio dos primeiros modelos para a Austrália. Os clientes australianos recebiam o Jimny LJ50, versão mais potente do LJ10 japonês. O modelo foi lançado com o nome Sierra.

Linha Jimny (LJ50) recebeu primeira atualização em 1976
(Divulgação / Suzuki)

Três anos depois, em 1977, a Suzuki chega ao concorrido mercado europeu com o Jimny LJ80, versão mais potente do SUV lançada até então. O modelo trazia um novo motor de 800cc e quatro cilindros refrigerado a água.

Samurai nas Américas

Em 1981, as vendas da Suzuki cresceram exponencialmente e o faturamento da empresa atingiu um total de ¥ 500 bilhões de ienes. Em maio deste ano, a fábrica de Hamamatsu começava a produzir a segunda geração do Jimny (SJ-Series). Pensado desta vez para atender também outros mercados, o modelo renasce mais comprido e largo, e com motor maior.

A 2ª geração do Jimny (Série SJ) foi lançada em 1981
(Divulgação / Suzuki)

O SJ410 estreia em 1982 com uma proposta completamente diferente: era um 4×4 para recreação, pronto a superar qualquer obstáculo. A gama era versátil, com opções aberta (cabriolet) e fechada.

Dois anos depois, em 1984, é lançado o SJ413, que serviu de base para o Samurai, SUV que marcou a chegada da Suzuki nos Estados Unidos. Com preço acessível e tração nas quatro rodas, somou 47 mil unidades só no primeiro ano de vendas.

Nasce o Vitara

A família 4X4 da Suzuki cresceu em 1988 com o Vitara, SUV compacto equipado com um motor 1.6 feito em alumínio. O utilitário tinha carroceria de três portas e apresentava novo estilo. Além disso, trazia equipamentos de conforto, como direção hidráulica, suspensão com ajuste mais macio e uma cabine moderna e funcional.

Em 1988 a Suzuki lançava no Japão o tradicional Vitara
(Divulgação / Suzuki)

O Vitara seguiu evoluindo e, em 2015, ganhou a atual quarta geração, que desembarcou no Brasil já em 2016. Com tração 4×4, o Novo Vitara tem tela multimídia de 10 polegadas com Wi-Fi e traz debaixo do capô um motor 1.4 (Boosterjet) turbo de 146 cavalos e câmbio automático de seis marchas.

30 milhões de veículos

Com uma gama mais diversificada e modelos de volume, como os hatches Alto e Swift, a Suzuki atinge em 2002 a marca histórica de 30 milhões de veículos comercializados no mundo inteiro. Seu desempenho mais notável é no gigante mercado indiano, onde a Maruti Suzuki, criada em 1982, é líder absoluta de vendas. Em maio de 2015, a subsidiária atingiu 15 milhões de carros produzidos localmente.

Suzuki começa a produzir o Jimny no Brasil em 2012
(Divulgação / Suzuki)

Cidadania brasileira

A maior aventura da Suzuki no Brasil começa em 2011, com a realização do primeiro Rali da marca em Campinas (SP). A edição inaugural do evento também passou pelas cidades de Joinville (SC) e Belo Horizonte (MG). Neste ano, a 50ª concessionária brasileira foi inaugurada e a Suzuki já marca presença em 23 estados brasileiros.

Jimny Sierra, 4ª geração do SUV, estreia no Brasil em 2019
(Tom Papp / Suzuki)

Em 2012, o Suzuki Jimny passa a ser produzido na fábrica de Catalão (GO), de onde sai até os dias atuais. O Jimny nacional recebeu algumas melhorias ao longo dos últimos anos e, em 2019, desembarcou do Japão a quarta geração do SUV, que adotou o sobrenome Sierra. Além da dupla, a marca comercializa atualmente o novo Vitara e o S-Cross.

Fotos: Suzuki/Divulgação

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh