Entre as opções do utilitário-esportivo Compass, a Trailhawk é a que tem mais aptidão para aventuras em trilhas ou estradas de terra de piso ruim. Para encarar esses desafios, a versão conta com motor 2.0 a diesel turbo de bom fôlego, câmbio automático de nove marchas, sistema eficiente de tração nas quatro rodas, boa altura do solo, bons ângulos de ataque e saída, pneus de uso misto e proteções para cárter, tanque e transmissão. A suspensão independente garante um conforto bem razoável em qualquer piso. Mas, com todos os opcionais, o preço chega a quase R$ 210 mil.

Desde o seu lançamento, há quase quatro anos, o Jeep Compass é um estrondoso sucesso de vendas no Brasil (já são mais de 150 mil unidades), ficando na frente em volume de muitos utilitários-esportivos compactos.

E um dos atrativos do SUV é o seu design, que encarna com equilíbrio o DNA Jeep, com linhas que misturam robustez, esportividade e elegância.

Coberturas plásticas

O visual da versão avaliada, a Trailhawk, se destaca pelo adesivo preto no capô, faróis com assinatura em LED, ganchos vermelhos para reboque, coberturas plásticas nos para-lamas e soleiras, teto na cor preta e rodas de liga de 17 polegadas com desenho esportivo.

Por dentro, chamam a atenção o bom nível do acabamento, os detalhes em vermelho (nas costuras dos bancos e volante, molduras dos alto-falantes, painel e base da alavanca de câmbio), o revestimento em couro dos bancos e o sistema multimídia com tela sensível de 8,4 polegadas de boa visualização.

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Ao alcance dos dedos

O volante multifuncional, com quase todas as funções ao alcance dos dedos, tem boa pega e a coluna de direção pode ser ajustada em altura e distância. Para ajudar a encontrar uma boa posição de dirigir, o banco do motorista agora tem regulagens elétricas.

O espaço interno acomoda com conforto quatro adultos e uma criança, mas a capacidade do porta-malas (de 390 litros) é um pouco limitada para um SUV desse porte.

Pacote aventureiro

Com um bom pacote para aventuras (citado na abertura do teste), a opção Trailhawk se saiu bem em trechos de estradas de terra ruins, encarando com desenvoltura buracos, cascalhos soltos, valas e “facões”.

Nessa tarefa, também ajudaram bastante o Select Terrain, que possibilita selecionar cinco tipos diferentes de terreno; e o controle de descida. Vale destacar o conforto e estabilidade proporcionados pela suspensão independente na terra e no asfalto.

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O motor 2.0 diesel é outro ponto positivo, com bom torque em baixa, boa elasticidade e baixo consumo e nível de ruídos.

Borboletas

O câmbio automático de nove marchas está bem afinado com o motor e tem funcionamento suave. Destaque para as “borboletas” junto ao volante, que possibilitam trocas mais rápidas e uma tocada mais prazerosa.

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A assistência elétrica está bem calibrada para manobras e velocidades elevadas. O baixo diâmetro de giro não exige muitas manobras para sair de vagas apertadas. A câmera de ré ajuda muito, pois a visibilidade traseira é ruim.

Pacotes recheados

Os pacotes de série de conforto e segurança da Trailhawk são bem recheados (leia abaixo) e agora ficaram ainda mais completos com a opção do pacote High Tech, que inclui até controle automático de velocidade adaptativo e controle automático de farol alto. Mas, toda equipada, essa versão tem preço um pouco salgado.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.956cm³ de cilindrada, turbo diesel com injeção direta, 16V, que gera potência de 170cv (a 3.750rpm) e torque de 35,7kgfm (a 1.750rpm)

Transmissão – Tração nas quatro e câmbio automático de nove marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo multlink

Dimensões – Comprimento, 4,41m; largura, 1,81m; altura, 1,66m; e entre-eixos, 2,63m

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 225/60 R17 (All Terrain)

Porta-malas – 390 litros

Tanque – 60 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1751 quilos

Principais equipamentos de série – Acendimento automático dos faróis, airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista; coluna de direção com ajuste em altura e distância, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, ar-condicionado de duas zonas, regulagens elétricas do banco do motorista, bancos revestidos parcialmente em couro, chave inteligente (com acionamento remoto do motor), controle eletrônico anticapotamento, câmera de estacionamento traseira, controles eletrônicos de tração e estabilidade, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, estepe igual ao conjunto roda-pneu de uso, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, ganchos de reboque, controle de descida, assistente de partida em rampa, faróis com luzes diurnas, monitoramento de ponto cego, sistema de freio de emergência, parafusos antifurto nas rodas, pavimento do porta malas com revestimento duplo, controle automático de velocidade, porta-objetos sob o assento do banco do passageiro, protetores de cárter, tanque e transmissão; sistema Select Terrain para cinco tipos de terreno, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist), monitoramento de pressão dos pneus e sistema multimídia com tela touch de 8.4 polegadas, Apple CarPlay e Android Auto e comando de voz.

Opcionais – Pacote High Tech (controle automático de velocidade adaptativo, aviso de mudança de faixa, controle automático de farol alto, abertura eletrônica do porta-malas, sistema de som Premium Beats de 506 W e aviso de colisão frontal com frenagem de emergência), R$ 8.000,00; e Teto Solar Elétrico Panorâmico Command View, R$ 8.600,00.

Preços – R$ 189.990. Com todos os opcionais (incluindo pintura perolizada), sobe para R$ 208.890.

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