As bikes também aceleram – e muito. Desta vez, elas serão pilotadas por atletas crianças e adolescentes durante a segunda etapa da Bike Kids Cup, prova de mountain bike que acontece neste dia 27 de agosto, no Parque Fernão Dias em Contagem.

Rafael Rocha
Rafael Rocha é um dos favoritos a vencer a prova (Foto: Luís Otávio Pires)

A competição reúne crianças e adolescentes de 2 a 15 anos para uma corrida de bike divertida e desafiadora em um circuito cheio de surpresas, na verdade, dois percursos: o Circuitinho tem 530 metros e o Circuitão, 1,41 quilômetros.

“O circuito e o número de voltas variam de acordo com a categoria. Terá ponte no laguinho de bolinha, chuva artificial, rock garden, drop com jump, túnel, além do fato de passar em um trecho da pista de bicicross, rodar em uma linha de dirt jump e pedalar no único velódromo de Minas Gerais”, revela o idealizador do evento, o publicitário Adriano Rocha.

Leia também: Haja Habilidade

Ele comenta que o segmento de mountain bike infantil é mais comum no Brasil como uso recreativo por isso idealizou o evento aos moldes de competição.  “O circuito para os menorzinhos é mais leve, mas não é só para brincadeiras. Tem desafios bem empolgantes para esses pequenos atletas. Para os adolescentes, o percurso é maior e tem dificuldades na medida certa para eles”, comenta.

Número recorde

A primeira etapa da competição, disputada em abril, no Parque Linear do Belvedere, em Belo Horizonte, reuniu um número recorde de crianças e adolescentes: 116 atletas.

“Foi preciso aumentar o número de inscrições em função da demanda, e, mesmo assim, muitas crianças ficaram de fora. E para a segunda etapa esperamos repetir com a mesma motivação e garra, afinal crianças e pré-adolescentes nunca tiveram lugar oficial nas competições de mountain bike”, comenta.

primeira etapa MTB
Primeira etapa no Belvedere teve participação recorde de atletas (Foto: Adriano Rocha)

A prova acontece na modalidade XCK. As categorias são divididas por idade (de dois em dois anos) e pelo tamanho dos aros das bicicletas. Ao todo, são 12 categorias. A forma de disputa segue a mesma linha do XCO, porém com exigências técnicas e físicas proporcionais à idade das crianças.

Atividades para os adultos

Além da competição haverá diversas atrações para os pais, familiares e amigos que forem acompanhar o evento.  Entre elas: camas elásticas com bike, parquinho, show com a banda Kondado / Rafael Alves, sorteio de brindes.

Uma tenda de 500 m² está sendo montada, para abrigar mesas e cadeiras. Lá vai funcionar uma praça de alimentação com food trucks e tendas EcoSol, estandss de lojistas, lava bike e uma exposição de bicicletas antigas.

Ouça o episódio do podcast Bate-Papo Acelera Aí. O editor Luís Otávio Pires conversa com o idealizador da prova, Adriano Rocha:

Praticado em todo o mundo

O mountain bike é um dos segmentos de ciclismo mais difundido no mundo. É um esporte específico de montanha e trilhas, nos mais variados tipos de terrenos, subidas e descidas. Surgiu na década de 1970, na Califórnia (EUA), a partir da atividade de um grupo de amigos: Joe Breese, Gary Fisher, Charlie Kelly, Eric Koshi e Charlie Cunninghan.

Leia também: Voltz eletrifica o Brasil

A diversão destes veteranos do ciclismo olímpico era subir o Monte Talmapais – em Marin Country, ao norte da Baía de San Francisco –, e despencar de lá em bicicletas que eles apelidavam de “Clunkers” ou “Transhmobiles” (tranqueira ou lixomóvel). Com o passar do tempo, eles notaram que estas bicicletas, precisavam de algumas mudanças e uma série de inovações técnicas, assim em 1977, surgiram os quadros especialmente manufaturados.

A primeira prova brasileira da modalidade aconteceu em 1988, no Rio de Janeiro. Atualmente, o Brasil tem o atleta Henrique Avancini entre os melhores do mundo.

Dentro do mountain-bike existe uma série de modalidades que são conhecidas por siglas, tais como XCO (Cross-Country Olímpico), XCM (Cross-Country Maratona) e XCC (Cross-Country Short Track). Porém, dentro dessa “sopa de letrinhas”, uma geração foi deixada de lado por um bom tempo.

biker adolescente
Prova terá dois tipos de circuitos (Foto: Adriano Rocha)

Atrações extras

  • Tenda de 500 m² com mesas
  • Lounge da Sense com cadeiras, espreguiçadeiras, pufs, almofadas…
  • Tenda na largada para as crianças não ficarem no sol
  • Tenda lounge para quem quiser ver parte baixa do circuito
  • Cama elástica com bike
  • Parquinho
  • Show banda Kondado / Rafael Alves
  • Sorteio de brindes
  • Praça de alimentação com food trucks e tendas EcoSol
  • Stands de lojistas
  • Lava bike
  • Exposição de bicicletas antigas
  • Test-drive Sense Grom

Programação

  • 10h às 10h25: Reconhecimento da pista – Circuito Baby Mini
  • 10h30 às 11h: Reconhecimento da pista – Circuito Kids Teens
  • 10h às 12h: Retirada dos Kits
  • 13h: Briefing
  • 13h30: Largada 1 (Teens A + Teens B)
  • 14h30: Largada 2 (Baby + Mini A + Mini B)
  • 15h45: Largada 3 (Kids A + Kids B)
  • 17h: Premiação

Serviço

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh