Assim como as concorrentes, a nova picape VW Amarok também se mexe, ganhando novo sistema de informação e entretenimento, com tecnologia que espelha o celular; painel em 3D, sistema de frenagem pós-colisão e inédita série Extreme, que vem com uma lista de equipamentos bem diferenciados.

 

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Tanto nos carros de passeio quanto nas picapes, a ordem do dia é se conectar. Seguindo essa onda, a nova Amarok chega com sistema de informação e entretenimento capaz de espelhar o celular com as plataformas MirrorLink, Google Android Auto e Apple Carplay.

São três opções deste sistema: a versão SE vem com o novo sistema “RCD 230G”(Bluetooth com função streaming de áudio, entradas USB/AUX-IN e para cartões de memória do tipo SD-card e leitor de CD e MP3); a Trendline oferece o “Composition Media” (tela tuchscreen de 6,3 polegadas de alta resolução, sensor de aproximação e conectividade smartphones por meio do App-Connect), e as opções Highline Extreme trazem o “Discover Media” (reprodução e operação da tela do celular diretamente na tela do sistema, como se fosse um espelho).

O “Discover Media” traz adicionalmente recurso de navegação que interage com o painel de instrumentos e contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo. O sistema lê fotos, vídeos e músicas em diversos formatos. O “Discover Media” conta ainda com leitor de CD e entradas para SD-Card, Aux in e USB. É possível parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente e operar telefone e áudio (streaming). O sistema permite a locução de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes, sendo possível responder por meio de comando de voz a mensagem, enviada em formato SMS.

 

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Além disso, o “Discover Media” realiza a interface com o sistema de assistência de estacionamento ‘Park Pilot’, que além de demonstrar a aproximação de obstáculos na dianteira em manobras de estacionamento, transmite (na tela central do console) a imagem da câmera traseira de estacionamento.
A linha 2017 chega nas versões S (cabine simples e cabine dupla), SE, Trendline, Highline e Highline Série Extreme (estas sempre com carroceria de cabine dupla). A versão S tem motor 2.0 turbodiesel, que rende 140cv de potência e 34,7kgfm de torque, sempre associado ao câmbio manual de seis marchas. As demais configurações são equipadas com o motor 2.0 diesel com dois turbos, que rende 180cv de potência e 40,8kgfm de torque com câmbio manual (versão SE) e 42,8kgfm com câmbio automático oito velocidades (item de série nas demais versões).

Todas as versões da Nova Amarok contam com sistema de alarme acústico e visual para os cintos de segurança não afivelados nos bancos dianteiros, nova tomada de 12V atrás do apoia-braço dos bancos dianteiros (versões Highline e Highline Série Extreme), ressaltando a funcionalidade da cabine da picape; indicador de perda de pressão nos pneus (Highline), airbags laterais de tórax e de cabeça para motorista e passageiro e faróis bixenônio com LEDs diurnos (Highline)
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No visual, a nova Amarok ficou mais “focinhuda”. O para-choque dianteiro traz linhas retilíneas, destacando as bordas laterais com aparência 3D em torno dos faróis de neblina. As novas tomadas de ar em formato de colmeia seguem as linhas retangulares que moldam toda a parte frontal. A grade do radiador passa a contar com frisos cromados, dependendo da versão: na Trendline, ela é em preto fosco, com um friso cromado duplo na parte inferior; e na Highline, é em preto brilhante. Há dois frisos cromados duplos e seis frisos cromados verticais, em sintonia com os novos faróis de neblina, que também têm moldura cromada na versão de topo.

A nova picape traz um protetor de cárter em novo formato, com extensão para a caixa de transmissão, conferindo um encapsulamento ampliado do motor. As versões S e SE têm rodas de 16” estilo “Korama”, com pneus 245/70. A Trendline traz rodas de 17” estilo “Posadas” e pneus 245/65. Já a Highline tem duas opções: 18 polegadas estilo “Manaus” (pneus 255/60) e 19 polegadas estilo “Milford”, calçada por pneus 255/55. A Série Extreme traz rodas de 20 polegadas e pneus 255/50. O adesivo “4MOTION“ nas laterais da caçamba está em todas as versões, desde a cabine simples.

Além da tonalidade sólida Branco Cristal e da perolizada Preto Mystic, há quatro novas cores metálicas para a Amarok: Cinza Indium, Prata Mojave, Prata Sirius e Azul Ravenna (exclusiva para a série Extreme).

 

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Por dentro, chama a atenção o novo painel de instrumentos. O quadro de instrumentos com iluminação vermelha, nas versões S e SE, dá lugar a um novo conjunto com iluminação branca. As saídas de ar ficaram retangulares e há uma nova faixa decorativa horizontal, que nas versões S, SE e Trendline é na tonalidade “deep inox”, e na Highline, é “bright silver”. Os comandos do ar-condicionado, a disposição da régua central dos controles no painel e o porta-objetos na parte central superior do painel são novos. A Extreme tem o novo instrumento combinado “Premium Color”, com tela colorida 3D de 3,5”; capas dos pedais de aço inoxidável e tapetes em carpete com a inscrição “Extreme”.

A Amarok 2017 traz novos bancos com ajustes elétricos (de série nas versões Highline e Extreme), que foram certificados pelo instituto alemão “Aktion Gesunder Rücken – AGR” (Campanha para Costas Saudáveis) na categoria “bancos de veículos comerciais leves”. Os novos bancos contam com ajustes elétricos de 12 vias – ajuste de distância longitudinal (2), ângulo de inclinação do encosto (2), ajuste de altura (2), apoio lombar (4) e ângulo de inclinação do assento (2) – e manual de 2 vias (extensão do assento). Os acabamentos são os seguintes: a Trendline tem Tear “Kemisu” cinza; a Highline traz bancos em couro “Vienna” cinza; e a Extreme tem revestimento em couro “Nappa” Preto.

 

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O pacote de segurança inclui o novo sistema de freios “Post- Collision Braking” (sistema de frenagem automática pós-colisão), que aciona automaticamente os freios quando há uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags. Completam a lista o ABS “off road” e sistemas ISOFIX para fixação de cadeiras para criança no banco traseiro, de auxílio ao motorista como o BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração), EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), controle automático de descida (Hill Descent Control) e HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida).
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