Espertos mesmo são os europeus que para fugir do trânsito pesado das grandes cidades abusam dos scooters. Aqui a falta de segurança e o respeito dos motoristas com os motociclistas faz o brasileiro evitar esses pequeninos, mesmo assim fabricantes como a Honda continuam a oferecer novos produtos no segmento. Como o SH (sigla de Small Honda) 150i, que acaba de ser lançado a R$ R$ 12.450,00. Quem tiver coragem, é uma boa opção.

O SH 150i tem luzes de direção embutidas, com faixas de iluminação especial em LED e transmissão automática do tipo CVT para facilitar a pilotagem

O SH 150i tem luzes de direção embutidas, com faixas de iluminação especial em LED e transmissão automática do tipo CVT para facilitar a pilotagem

Como todos os scooters, o novo modelo se destaca pela economia de combustível e agilidade. Fabricado em Manaus (AM),  SH 150i tem luzes de direção embutidas, com faixas de iluminação especial em LED, além de assoalho de apoio dos pés totalmente plano, com o objetivo de liberar a movimentação das pernas durante a pilotagem.

Equipado com rodas de liga leve de 16 polegadas, o scooter possui ainda chave tipo canivete (igual aos carros), tomada de 12 volts dentro de um dos dois porta-objetos abaixo do guidão e alça de fixação para bolsas e até mochilas. Seu painel é equipado com velocímetro central analógico com indicadores de nível de combustível, temperatura da água, e uma tela digital com relógio, hodômetro, além de consumo (parcial e instantâneo). É possível ainda, no SH 150i, guardar um capacete sob o assento, em um compartimento que pode ser trancado.

A Honda destaca a economia de combustível como atributo do SH150i, mas não divulga as medições obtidas

Equipado com freios a disco nas quatro rodas (e sistema ABS de antitravamento das rodas), o modelo da Honda tem motor monocilíndrico OHC de 149,3cc de cilindrada, quatro tempos, com injeção eletrônica e refrigerado a água, que desenvolve 14,7 cv  de potência e torque de 1,40 kgfm a 6.250 rpm.

As pedaleiras e o suporte do scooter foram dimensionadas para favorecer o garupa

As pedaleiras e o suporte do scooter foram dimensionadas para favorecer o garupa

A transmissão é automática do tipo CVT, o que facilita a pilotagem, pois não exige trocas de marchas. Contudo, o item mais destacado pelo fabricante chama-se Idling Stop, hoje mais comum nos automóveis de passeio. Ele desliga o motor automaticamente em situações que seu uso não é necessário, como paradas de semáforo. Para ligá-lo novamente, basta qualquer movimento mínimo de “acelerar” a manopla do guidão que a central eletrônica se encarrega em acionar a combustão novamente de forma automática e sem qualquer atraso. O maior benefício desse sistema é a economia de combustível.

Fotos: Honda/Divulgação

Detalhes moto Honda 1

Na galeria de fotos, confira os detalhes de alguns itens de destaque do SH150i, o novo scooter da Honda

Na galeria de fotos, confira os detalhes de alguns itens de destaque do SH 150i, o novo scooter da Honda

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