A Ford aposta no Ka para ser o seu representante principal no concorrido segmento dos compactos, hoje liderado pelo Chevrolet Onix. E para encarar esta guerra, tratou de refazer a linha 2019 para agradar público e crítica e conseguir seu lugarzinho ao sol. Teoricamente o Fiesta faria este papel. No entanto, o modelo ficou com o custo-benefício fora da curva e há indícios de que sairá de linha. A Ford, evidentemente, nega o fim da produção.

Ka Freesytle: versão “aventureira” tem suspensão reforçada

São várias as novidades na família Ka. Uma delas é o desenvolvimento da versão Freestyle, bem diferente do resto da turma, começando pela oferta de uma cor especial, um marrom metálico.

O Ka Freestyle é disponível apenas com motor 1.5, é mais alto (188 mm de altura do solo), e tem alguns reforços na suspensão para encarar melhor terrenos mais acidentados, além de controle de tração e de estabilidade. Não se trata de um off-road – é bom que fique claro. Há ainda no carro barra estabilizadora com diâmetro maior (de 23 mm), bitola de 30 mm, eixo traseiro 30% mais rígido, amortecedores e molas recalibrados e coxim com amortecimento hidráulico.

Mas os demais membros do clã também mudaram, mesmo que discretamente. De um modo geral, o design do Ka 2019 ficou mais encorpado, com novas grades, para-choques com grafismo em “C” e outros aprimoramentos que aumentaram a sua eficiência aerodinâmica. O interior também exibe um acabamento mais caprichado, com novos materiais de revestimento, texturas e cores que criam um ambiente mais agradável.

SYNC 3 possui tela flutuante sensível ao toque e posicionada na parte superior do painel, a fim de favorecer a visibilidade e o manuseio.

SYNC 3 tem tela flutuante sensível ao toque e posicionada na parte superior do painel, a fim de favorecer a visibilidade e o manuseio

A central multimídia com tela de 6,5 polegadas é outro ponto de destaque da linha. Com o nome de SYNC 3, possui tela flutuante sensível ao toque e posicionada na parte superior do painel, a fim de favorecer a visibilidade e o manuseio. É compatível com Android Auto e Apple CarPlay e permite o espelhamento do Waze e o acesso a vários aplicativos com comandos de voz e uso intuitivo. Acompanham o sistema duas entradas USB de carga rápida no console.

A transmissão automática que já foi motivo de polêmica, de tanta crítica recebida, é outra boa nova. No lugar da Power Shift – que chegou a ser chamada de Power Shit (em inglês, merda) – entrou um novo câmbio automático de seis velocidades.

Ele tem conversor de torque integrado e um funcionamento que promete ser suave, silencioso e eficiente. E conta com recursos importantes, incluindo a opção de trocas manuais na alavanca. A transmissão manual de cinco marchas que equipa a linha também é nova, com escalonamentos de forma a aproveitar melhor as rotações do motor.

Acabamento em couro e novo câmbio automático de seis velocidades são novidades no Ka 2019

Acabamento em couro e novo câmbio automático de seis velocidades são novidades no Ka 2019

Outra novidade da linha Ka é a opção do motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros, com 136 cv de potência, torque de 158 Nm e entrega 89% da força máxima a 1.500 rpm, com o objetivo de oferecer agilidade no trânsito e nas retomadas.

Esta é a terceira geração do Ford Ka. O atual modelo global, com projeto totalmente novo desenvolvido no Brasil, foi lançado em 2014 e agora será vendido em 125 países. No mercado nacional já comercializou 440 mil unidades do Ka, somando mais de 2 milhões de unidades desde a primeira geração.

Ka sedã só é oferecido com motor 1.5 litro de três cilindros

Ka sedã só é oferecido com motor 1.5 litro de três cilindros

Preços e versões

Ka Hatch S 1.0 – ar-condicionado, direção elétrica, trava elétrica das portas e mantém praticamente o mesmo preço da linha anterior, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura, vidro elétrico dianteiro, quatro alto-falantes e iluminação do porta-luvas: R$ 45.490

Ka Hatch SE 1.0 – + rádio My Connection com Bluetooth, compartimento para celular no painel MyFord Dock e maçanetas e retrovisores na cor do veículo:  R$45.990

Sedan SE 1.0 –  R$49.490

Ka Hatch SE Plus 1.0 –  + central multimídia SYNC 3 com tela flutuante de 6,5 polegadas, duas entradas USB iluminadas de carregamento rápido, vidro elétrico traseiro, retrovisor elétrico, rodas de aço de 15 polegadas, sensor de estacionamento e faróis de neblina: R$48.490

Sedan SE Plus 1.0R$51.990

Ka Hatch SE 1.5 – com transmissão manual: R$51.990; com transmissão automática: R$56.490

Ka Sedan SE 1.5 – com transmissão manual: R$55.490; com transmissão automática: R$59.990

Ka Hatch 1.5 SE Plus – com transmissão manual: R$54.490, com transmissão automática: R$58.990

Ka Sedan SE Plus 1.5: com transmissão manual: R$57.990, com transmissão automática: R$62.490

Ka Hatch Titanium 1.5: transmissão automática, seis airbags, bancos de couro, botão de partida Ford Power e outros itens: R$68.990

Ka Sedan Titanium 1.5R$70.990

Ka Hatch FreeStyle 1.5 – com transmissão manual: R$63.490, com transmissão automática: R$67.990

Ka Sedan SEL 1.5 – com transmissão manual, seis airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, bancos parcialmente em couro e câmera de ré: R$65.990.

Essa é a terceira geração do Ford Ka vendida no mercado nacional

Essa é a terceira geração do Ford Ka vendida no mercado nacional

Fotos: Ford/Divulgação
Texto: Luís Otávio Pires (*)

IMG_20180724_133445811Editor do Acelera Aí viajou a Gramado (RS)
para o lançamento da linha 2019 do Ford Ka

 

 

 

 

 

 

 

 

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