Andamos na opção mais sofisticada no novo HB20S, denominada Diamond Plus, que tem debaixo do capô o eficiente motor 1.0 TGDI, de três cilindros, com turbo e injeção direta, que rende 120cv. Além de boas acelerações e retomadas, o motor também é bem econômico. Destaque também para o bom nível de acabamento e o pacote tecnológico de conforto e segurança. Por outro lado, o desenho da frente divide opiniões entre os que acham o novo design sofisticado e os que não gostam desse visual.

Polêmica à parte, a mudança mais radical na nova geração da família HB20 ocorreu na frente, que ganhou uma grande grade, como se fosse uma grande “boca” que, segundo alguns críticos, deixou o carro com uma aparência triste. Por outro lado, outros acharam o desenho mais ousado, sofisticado.

Traseira estilo fastback

De perfil e de traseira, as opiniões são unânimes em afirmar que o novo desenho, que inclui uma traseira mais recortada, lanternas mais estilizada e luzes e refletores na parte de baixo do para-choque, cintura elevada e corte mais “fastback” da traseira, caiu muito bem para o HB20S.

De qualquer forma, na versão topo de linha, destaque para o contorno cromado da nova grade, os faróis com projetores e light guide de LED, as lanternas Clear Vision, as maçanetas externas cromadas, os retrovisores externos na cor da carroceria com repetidores laterais e as rodas de liga diamantadas de 15 polegadas.

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Por dentro, o acabamento é de bom nível, transmitindo a sensação de um modelo sofisticado e elegante. Na opção Diamond Plus, chamam a atenção o bom revestimento em couro sintético dos bancos (pena que seja na cor clara, mais sensível a manchas e sujeiras), a elegância do painel, com detalhes em cinza e black piano; e a completa central multimídia blueMedia®, com tela de oito polegadas de boa visualização e fácil de operar.

Dirigindo na boa

A boa posição de dirigir é fácil de ser encontrada com os ajustes do banco e da coluna de direção. Outra comodidade é o volante multifuncional, com comandos da central multimídia e do computador de bordo.

O aumento na distância entre-eixos (de 30mm) e na largura (40mm), melhoraram um pouco o espaço interno, tanto no porta-malas (agora de 475 litros) como para quem senta no banco traseiro.

TGDI é esperto

Outras importantes novidades também estão escondidas sob o capô. A primeira delas é o motor 1.0 de três cilindros TGDI, com turbo e injeção direta. O bom torque em baixas rotações garante boas acelerações e retomadas de velocidade, que podem ser traduzidas em mais segurança nas ultrapassagens.

A boa performance vem acompanhada de um nível de consumo bem razoável: na estrada com gasolina, sem ar ligado, apenas o motorista e mantendo um bom ritmo de viagem, o computador de bordo registrou médias acima de 15km/l. Na cidade, nas mesmas condições e com a ajuda do Start/Stop (desliga o motor nas paradas), as médias beiraram os 12km/l.   

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Outro ponto positivo foi a eliminação do tanquinho de partida a frio, ou seja, uma preocupação a menos com a manutenção do veículo.

No manual, é melhor

O câmbio automático de seis marchas trabalha sem trancos e em boa sintonia dom o motor TGDI, mas fica bem mais gostoso de dirigir usando as trocas manuais junto ao volante. A assistência elétrica da direção também está bem calibrada para baixas e altas velocidades.

A suspensão absorve bem as irregularidades sem comprometer a estabilidade, possibilitando que o motorista aproveite bem a boa performance do motor, abusando um pouco naquelas curvas mais fechadas.

Pacote seguro

O pacote de segurança inclui itens que merecem destaque, como controles de estabilidade e tração, airbags laterais, Isofix para fixar cadeiras infantis, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus, sinalização de frenagem de emergência, sistema de alerta e frenagem autônomo e alerta de mudança de faixa.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 998cm³ de cilindrada, 12V, duplo comando variável, turbo e injeção direta, flex, que rende 120cv (gasolina ou etanol) de potência a 6.000rpm e 17,5kgfm (gasolina ou etanol) de torque a 1.500rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Direção – Assistência elétrica

Dimensões – Comprimento, 4,26m; largura, 1,72m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,53m

Freios – A disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 15 polegadas, calçadas com pneus 185/60 R15

Porta-malas – 475 litros

Tanque – 50 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.120 quilos

Principais equipamentos de série – Quadro de instrumentos digital, bancos e volante revestidos em couro sintético, airbags frontais e laterais, Isofix para ficar cadeiras infantis, cintos de segurança com pré-tensionadores, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus, sinalização de frenagem de emergência, sistema de alerta e frenagem autônomo, alerta de mudança de faixa, ar-condicionado digital, direção elétrica, chave presencial, computador de bordo com sete funções, banco do motorista com regulagem de altura, coluna de direção com regulagem de altura e distância, sensor de estacionamento traseiro, controle automático de velocidade, câmera de ré com monitoramento traseiro, sistema start/stop e central multimídia blueMedia, com tela “flutuante” de oito polegadas, Apple CarPlay® e Google Android Auto e comandos no volante.

Preço – R$ 81.290. Com pintura perolizada, sobe para R$ 82.240.

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