Andamos na versão topo de linha (Precision) do sedã Fiat Cronos, derivado do hacth Argo. Entre os principais atrativos do modelo estão o amplo espaço interno para pessoas e bagagens, as linhas bem equilibradas da carroceria e itens interessantes, como airbags laterais (opcionais), sensor de pressão de pneus e sistema multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de sete polegadas.

 

Teste - Fiat Cronos 012019 5

 

Assim como acontece com o hatch Argo, o design do Cronos é um de seus principais pontos positivos. Mas, ao contrário de alguns modelos, a frente do sedã é um pouco diferente: o capô tem dois vincos marcantes a mais e avança um pouco mais na dianteira (deixando a frente mais “focinhuda”), a grade tem formato de ondas, a tomada de ar na parte de baixo tem desenho diferente e os faróis de neblina estão em outra posição.

Na lateral, destaque para os vincos superiores e inferiores, os retrovisores com repetidores de sete e maçanetas e frisos cromados (de série nessa versão com câmbio automático). As rodas de liga de 17 polegadas têm desenho elegante e são opcionais, mas os pneus de perfil baixo (205/45 R17) não ajudam a proporcionar um rodar mais confortável e exigem um cuidado maior ao passar por buracos para evitar danos ao conjunto roda/pneu.

 

Teste - Fiat Cronos 012019 3

 

Lanternas com luzes de LED

Na traseira, chamam a atenção o desenho arrojado das lanternas com luzes de LED e a parte inferior que abriga refletores e é pintada na cor preta, que faz com que a traseira pareça mais elevada.

Por dentro, o Cronos tem como um dos pontos positivos principais o amplo espaço interno. O banco traseiro acomoda bem dois adultos de estatura elevada nas laterais e uma criança no centro, com conforto e segurança (existem apoios de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes e sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis).

 

Teste - Fiat Cronos 012019 4

 

O porta-malas pode levar uma “pequena mudança” com os seus 525 litros de capacidade. Assim como o Argo, o acabamento também é de bom nível. Aliás, o painel é o mesmo da hatch, mas a faixa central tem uma cor diferente (vinho).

Apple CarPlay e Android Auto

Nos pacotes de itens de conforto e segurança, vale destacar o sistema multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de sete polegadas e compatível com Apple CarPlay e Android Auto, com acesso ao Waze e WhatsApp e a segunda porta USB (voltada para os passageiros traseiros); os airbags laterais dianteiros, o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, o sistema start/stop (que desliga o motor durante as paradas para economizar combustível), controles de tração e estabilidade e o assistente de partida em rampa, ajudando o motorista a arrancar principalmente naquelas subidas mais íngremes.

 

Teste - Fiat Cronos 012019 9

 

A posição de dirigir é boa e fácil de ser encontrada. A assistência elétrica está bem calibrada e o volante tem boa pega e abriga os principais comandos, incluindo os do sistema multimídia. A tela TFT de 3,5 polegadas e alta resolução do painel de instrumentos possibilita uma boa visualização, principalmente das informações do computador de bordo.

A câmera de ré com sensor de estacionamento traz segurança nas manobras em marcha à ré. A suspensão equilibra bem conforto e estabilidade, mas o perfil mais baixo dos pneus acaba transferindo um pouco as imperfeições do piso.

 

Teste - Fiat Cronos 012019 10

 

Motor 1.8 de 139cv

O motor 1.8 tem concepção um pouco ultrapassada (com bloco em ferro, comando de válvulas simples, sem variação; e sem turbo e injeção direta), mas proporciona bom fôlego, que, por outro lado, somente aparece com vigor nas rotações um pouco mais altas. As acelerações e retomadas são satisfatórias.

O câmbio automático de seis marchas tem funcionamento suave e as trocas manuais podem ser feitas por borboletas atrás do volante, com respostas rápidas, proporcionando uma prazerosa tocada para quem prefere escolher pessoalmente as marchas. O consumo registrado no computador de bordo (com gasolina, ar ligado e apenas o motorista) foi razoável para um motor que não usa nem turbo e nem injeção direta: médias de 10,2km/l na cidade e de cerca de 14km/l na estrada.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

 

Teste - Fiat Cronos 012019 7

 

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.747cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que gera potências de 135cv (gasolina) e 139cv (etanol) a 5.750rpm e torques de 18,8kgfm (gasolina) e 19,3kgfm (etanol) a 3.750rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis velocidades

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo MCPherson, com braços oscilantes inferiores transversais; e traseira, semi-independente, com eixo de torção

Direção – Assistência elétrica

Dimensões – Comprimento, 4,36m; largura, 1,72m; altura, 1,51m; e entre-eixos, 2,52m

Freios – Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga leve de 17 polegadas (opcionais), calçadas com pneus 205/45 R17

Tanque – 48 litros

Porta-malas – 525 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.271 quilos

 

Teste - Fiat Cronos 012019 6

 

Principais equipamentos de série – Ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, monitoramento da pressão dos pneus, faróis de neblina ,segunda porta USB (para passageiros de trás), , câmera de ré, sensores de estacionamento, alarme, sistema star/stop, controle automático de velocidade, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em subida, rodas de liga de 16 polegadas, sistema multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de sete polegadas, faróis com luz de posição em LED e maçanetas e frisos cromados.

Opcionais – Airbags laterais dianteiros, câmera de ré com linhas dinâmicas, display TFT de sete polegadas e alta resolução no painel de instrumentos, ar-condicionado automático digital, espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e puddle lamps, Keyless Entry’N’ Go, sensores de chuva e de luminosidade, bancos em couro e rodas de liga de 17 polegadas.

Preços – R$ 68.790. Completo, com todos os opcionais, sobe para R$ 76.890.

 

Teste - Fiat Cronos 012019 8

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews