Embora a previsão de chegada aos concessionários seja apenas no começo de julho, a Volkswagen fez hoje de forma totalmente digital a apresentação mundial do seu novo SUV compacto Nivus, que é equipado com motor 200 TSI (o mesmo do Polo, Virtus e T-Cross) de três cilindros, com turbo e injeção direta, que gera 128cv de potência e 20,4kgfm de torque quando abastecido com etanol; e câmbio automático de seis marchas. Destaque para as bonitas e modernas linhas, o perfil que lembra o de um cupê, o novo sistema de infotainment VW Play com duas telas de 10 polegadas e itens de segurança como controle automático de velocidade adaptativo e frenagem de emergência.

Desenvolvido pela Volkswagen América do Sul, o Nivus será produzido inicialmente na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), para comercialização no mercado latino-americano. Em um segundo momento, o modelo será produzido também na Europa.

Leia também: Nivus estreia VW Play

Segundo o presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, “o Nivus é um marco para a Volkswagen na América do Sul. É o primeiro modelo desenvolvido na região e que será produzido e comercializado também no mercado europeu, um dos mais competitivos do mundo”.

Novo logo

Pablo acrescenta que “o Nivus inaugura na América do Sul também o nosso New Brand Design. É muito mais do que um novo logo da marca (que estreia agora na grade dianteira do Nivus). É uma atitude de marca, com novas cores, mais próxima das pessoas”.

O Nivus chega no início de julho aos concessionários no Brasil e, na Argentina, no fim do segundo semestre deste ano. Em 2021, é a vez de os demais mercados sul-americanos receberem o Nivus, no primeiro semestre. E o modelo será lançado também na Europa, no segundo semestre do ano que vem.

Leia também: Uma cavalaria eletrizante

Medindo 4,26 de comprimento, 1,75m de largura, 1,49m de altura e 2,56m de entre-eixos (e com capacidade de 415 litros no porta-malas), o novo SUV da Volks apresenta um design com linhas bem equilibradas e de muita personalidade.

Perfil de cupê

Chamam a atenção a queda rápida e fluida da coluna ‘C’, o perfil que lembra o de um cupê, a grade frontal integrada aos faróis, as linhas marcantes do capô, as coberturas plásticas nos para-lamas e soleiras, as luzes diurnas em LED, o spoiler integrado à tampa traseira e as lanternas traseiras unidas por um elemento de estilo, com clara inspiração nas do T-Cross.

Uma das grandes novidades do Nivus está no painel: a nova central multimídia VW Play, com tela de 10 polegadas de alta resolução sensível ao toque e com ‘botões virtuais’, que foi totalmente desenvolvida no Brasil e que estreia no SUV.

Aliado ao painel digital (Active Info Display), cria duas grandes ilhas digitais no painel do Nivus. São duas telas de 10 polegadas (tamanho de um tablet) interligadas, formando um “cockpit digital”, visando oferecer conectividade e entretenimento.

Conectividade

Segundo os engenheiros da VW, a plataforma oferece não somente os mais modernos recursos de conectividade, por meio de interface intuitiva, lógica, inteligente e moderna (que pode ser comandada pelos botões no volante), mas também garante uma série de serviços e streaming.

O Nivus também marca a estreia da VW Play APPs, uma loja virtual para o cliente da marca, para download de aplicativos direto pelo VW Play, o mesmo processo com que se baixa um aplicativo em um smartphone.

Leia também: A avaliação do Jetta 2.0 GLI turbo

São 10 GB de memória (espaço suficiente para abrigar 25 vezes o tamanho do Waze, por exemplo) para download de uma série de Apps, por meio de parceria com a VW, como Estapar (estacionamento), 12 min (audiobook), Ubook (audiobook), Porto Seguro (seguros), Deezer (música), Waze (navegação) e IFood (delivery de comida).

Manual Cognitivo

Outro destaque no Nivus é o Manual Cognitivo integrado ao veículo, oferecido pelo VW Play, que tem capacidade para vários formatos de mídia e de conectividade com smartphones Android e Apple.

O Nivus vai inaugurar uma nova era digital para a Volkswagen na comercialização de veículos. “Vamos utilizar a realidade virtual para mostrar o Nivus aos nossos clientes. Por meio do DDX (Digital Dealer Experience), o cliente conseguirá ver todos os detalhes do carro em 3D, tudo completamente virtual”, destaca Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.

Gustavo acrescenta que o cliente também poderá conhecer o Nivus de dentro de casa, usando um app desenvolvido pela Volkswagen com tecnologia de realidade aumentada. “Com um smartphone ou tablet, o cliente poderá ‘viajar’ entre o mundo real e o virtual, vendo todos os detalhes, girando o carro, abrindo as portas”.

Pacote de segurança

Seis airbags, controle adaptativo de velocidade, freio de emergência automático, detector de Fadiga, ISOFIX e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro, controle de estabilidade são itens presentes no pacote de segurança. A Volkswagen não revelou os preços, mas, com base na fala do vice-presidente de Vendas e Marketing Brasil, Gustavo Schimidt, os preços das três versões devem ficar entre R$ 85 mil e R$ 100 mil.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh