Andamos na Fiat Toro Ranch, a versão com a pegada mais country da família Toro. O principal atrativo da picape é o novo motor turbodiesel 2.2, que substituiu o 2.0 turbodiesel anterior. Com a mudança, a potência saltou de 170cv para 200cv e o tor que subiu de 35,7kgfm para 45,87kgfm. Na prática, a altreração fez muita diferença, tanto nas acelerações (a Fiat Toro Ranch 2.2 turbodiesel acelera de 0 a 100km/h em menos de 10 segundos e a máxima ultrapassa os 200km/h) como nas retomadas de velocidade, proporcionando ultrapassagens mais seguras. Além disso, o consumo de diesel também ficou menor, garantindo mais eficiência. Fora do asfalto, a Toro Ranch também se saiu bem. Outros pontos positivos são o nível razoável de acabamento interno, o bom acerto dos sistemas de suspensão e direção e um bom pacote tecnológico de conforto e segurança, incluindo seis airbags, frenagem autônoma de emergência, aviso de saída de pista e comutação automática do farol alto.

O visual da Fiat Toro Ranch mistura elegância e aventura. Na frente, destacam-se a moldura cromada da grade, que ostenta o símbolo Fiat; os faróis, luzes e lanternas em LED; e o para-choque, com aplique que ressalta o espírito aventureiro.
Muitos cromados
De perfil, chamam a atenção os cromados, presentes nas maçanetas das portas, retrovisores, soleiras das portas, santantônio e estribos. As coberturas nos para-lamas e soleiras ressaltam a pegada “rancheira” e as rodas dão um toque de elegância.

Na traseira, o que salta aos olhos são as lanternas em LED, a tampa da caçamba que se abre em duas partes na horizontal, o que, junto com o estribo, facilita bastante o acesso ao compartimento de cargas; e o para-choque, que abriga as luzes de ré.
Acabamento da Fiat Toro Ranch
Ao entrar no habitáculo, percebe-se facilmente a boa qualidade do acabamento, com um toque de sofisticação dado pelo revestimento em couro marrom dos bancos e dos painéis de porta e pelos detalhes cromados e em preto brilhante no painel, console e volante.

Um dos pontos positivos da Fiat Toro Ranch é a central multimídia Connect Me, com tela sensível ao toque na vertical de boa visualização de 10,1 polegadas, com conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, comandos de voz, entrada auxiliar, porta USB e GPS.
Fiat Connect Me
Além dos avisos de manutenção e recall, assistência mecânica, atualização automática de softwares, os serviços oferecidos pelo Connect Me possibilitam ao motorista de forma remota ligar e desligar o motor, destravar portas, ligar o ar-condicionado, entre outros.

O sistema também oferece chamada de emergência em caso de acidente, rastreamento do veículo em caso de roubo e furto, alertas de condução, navegação inteligente em 3D, busca por postos, restaurantes etc., e atualização remota de mapas.
Conectividade da Fiat Toro Ranch
A Fiat Toro Ranch já sai de fábrica com um chip virtual para acesso ao Wi-Fi nativo a bordo, que possibilita compartilhar pacote de dados com até oito pessoas dentro do carro, com navegação em aplicativos de mobilidade e assinaturas de serviços de entretenimento.

O quadro de instrumentos de sete polegadas é totalmente digital com tela TFT e possibilita uma boa visualização dos instrumentos, imagens e informações. O motorista pode configurá-lo de acordo com a sua preferência.
Espaço interno
O espaço interno da Toro proporciona conforto para quatro adultos, já que o passageiro do meio do banco de trás é incomodado pelo apoio de braço embutido no encosto e pelo console que se estende para trás. Há um bom número de porta-objetos.

A caçamba tem boa capacidade, levando 937 litros de volume e 1.100 quilos na soma dos pesos dos ocupantes do veículo mais o peso da carga. Ela tem cobertura marítima, protetor da pintura e do vidro traseiro e ganchos para amarrar a carga.
Conforto da Fiat Toro Ranch
No pacote de conforto, destaque para o ar-condicionado de duas zonas, regulagens elétricas do banco do motorista, comutador de farol alto, assistência de partida em rampa, controle automático de velocidade e carregador de celular por indução.

O volante tem boa pega, base achatada e abriga os comandos do áudio, computador de bordo, telefone e sistema multimídia. A coluna de direção tem ajustes de altura e distância, ajudando a encontrar mais facilmente uma boa posição de dirigir.
Lista de segurança
A lista de equipamentos de segurança é extensa e inclui seis airbags, frenagem autônoma de emergência, aviso de saída de pista, controles de tração, estabilidade e descida; câmera de ré, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e sensor de pressão de pneus.
Com 30cv de potência a mais e 10 quilos de torque a mais, o motor 2.2 proporciona uma tocada prazeirosa. Basta písar, que o fôlego vem rapidinho. Segundo a Fiat, a aceleração de 0 a 100km/h é feita em 9,8 segundos e a máxima ultrapassa os 200km/h.

Além disso, a Fiat Toro Ranch 2.2 tem melhores retomadas de velocidade, possibilitando aos motorista realizar ultrapassagens mais seguras. A picape sai dos 80km/h e chega aos 120km/h rapidinho, sem sustos.
Consumo da Fiat Toro Ranch
O nível de consumo foi razoável. Na estrada, com quatro adultos, ar-condicionado ligado e sem nenhuma carga na caçamba, o computador de bordo registrou médias em torno de 13,4km/l. Na cidade, com somente o motorista, as médias foram de 8,2km/l.

O câmbio de nove marchas trabalha em perfeita sintonia com o motor, aproveitando bem toda a sua força. As trocas são suaves e a possiblidade de trocas manuais pelas borboletas junto ao volante aumenta o prazer de dirigir.
Assistência elétrica
A assistência elétrica da direção da Fiat Toro Ranch proporciona um bom peso em velocidades elevadas e maciez nas manobras, o que ajuda bastante o motorista, já que a Toro Ranch exige mais manobras para sair de vagas apertadas.

Com sistema multlink na traseira, a suspensão da Toro é um dos pontos positivos, pois consegue equilibrar bem estabilidade e conforto, evitando aquele conhecido sacolejo das picapes quando vazias e possibilitando abusar um pouco mais nas curvas fechadas.
Fora de asfalto, em uma estrada de terra, a Ranch se saiu bem devido à boa altura do solo (que é um pouco reduzida devido aos estribos laterais), aos razoáveis ângulos de entrada e saída e ao sistema 4×4.
Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica
Motor – Transversal, quatro cilindros me linha, turbodiesel, 2.184cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que gera potência de 200cv a 3.500rpm e torque de 45,87kgfm a 1.500rpm
Transmissão – Tração 4×4 com reduzida e câmbio automático de nove marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo multibraço
Dimensões – Comprimento, 4,94m; largura, 1,85m; altura, 1,67m; e entre-eixos, 2,98m
Altura mínima do solo – 19,4cm
Ângulo de entrada – 25,3°
Ângulo de saída – 28,2°]
Freios – Discos ventilados na dianteira; e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/60 R18
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 1.100 quilos
Volume da caçamba – 937 litros
Tanque diesel – 60 litros
Tanque ureia – 13 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.945 quilos

Equipamentos – Pacote ADAS (Frenagem autônoma de emergência, Aviso de saída de pista e Comutação automática do farol alto), badge externo nas portas da frente, badge interno, bancos em couro (acabamento específico ‘Marrom’), barra de proteção para o vidro traseiro, bordado nos bancos dianteiros, Central multimídia com tela de 10 polegadas sensível ao toque (Apple CarPlay wireless e Android Auto wireless; Comandos de voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM ,entrada aux, Porta USB, GPS), cor e acabamento do painel (marrom), estribo cromado, Fiat Connect///Me – Serviços Conectados, nova grade exclusiva com moldura cromada e identidade “Premium Brown”, para-barro, santantônio cromado, GLOBAL TELEMATICS BO, seis airbags, ar-condicionado digital dual-zone, controles de tração e estabilidade, banco do motorista com regulagem de altura, banco do motorista elétrico, barras longitudinais no teto, câmera de ré, capota marítima, quadro de instrumentos digital com tela de sete polegadas, cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão, comando de áudio no volante, computador de bordo (distância, velocidade média e tempo de percurso), ESC Off (4×4 low), faróis de neblina em LED, faróis diurnos em LED (DRL), faróis Full LED, Sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, ganchos para amarração de carga na caçamba, controle de descida, assistência de partida em rampa, iluminação interna da caçamba, monitoramento da pressão dos pneus, sensores de chuva e crepuscular, lanterna traseira a LED, LED ambient lights, My Car Fiat (personaliza várias funções do carro), paddle-shifters, para-choque dianteiro com pintura parcial na cor do veículo, para-choque frontal com over bumper integrado, para-choque traseiro com soleira cromada, controle automático de velocidade, protetor de cárter, revestimento de caçamba, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, tampa traseira dupla com abertura elétrica, tapetes em carpete, USB frontal (type A/C) + traseiro (type A), volante com regulagem de altura e profundidade e carregador de celular por indução.
Preços – R$ 226.490,00. Com pintura perolizada (R$ 2.490,00), sobe para R$ 228.980,00.