Andamos no sedã chinês híbrido plug-in BYD King GS, que se propõe a ser mais eficiente e desbancar ninguém menos que o Toyota Corolla Hybrid. Com preço bem competitivo, o modelo da BYD tem bons argumentos para isso: um pacote tecnológico bem completo, tem desempenho bem eficiente, tanto em termos de performance quanto em termos de consumo (acelera de 0 a 100km/h em 7,3 segundos e registra médias que beiram os 27km/l, além de grande autonomia); oferece um amplo espaço interno e tem um bom nível de acabamento. Os pontos negativos ficam por conta da ausência de itens de assistência semiautônoma, falta de conectividade sem fio e ausência de estepe (o kit de reparo é muito limitado para não deixar o motorista na mão e não parece adequado para as péssimas condições da maioria das estradas brasileiras).

Podemos dizer, de forma bem resumida, que o sedã topo de linha BYD King GS é um modelo bem eficiente em sua proposta híbrida, aliando com bastante eficiente o desempenho dos motores a combustão e elétrico, pois acelera de 0 a 100km/h em 7,3 segundos e o nível médio de consumo beira os 27km/l.
Espaço interno
O sedã híbrido do tipo plug-in tem quase 4,80 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,71 metros, o que garante bom espaço interno, especialmente no banco traseiro. O porta-malas (de 450 litros) tem boa capacidade, mas é profundo e raso.

Por dentro, acabamento agrada com materiais macios no painel e forrações de couro sintético de boa aparência. Há luz ambiente configurável, ar-condicionado digital de duas zonas e bancos dianteiros com ajustes elétricos.
Assentos do BYD King GS
No entanto, os assentos poderiam ser mais ergonômicos: falta apoio melhor para pernas e costas, e a espuma é um pouco dura para longas viagens.

Com tela giratória de 12,8 polegadas, a central multimídia chama a atenção no interior. Ela é bem visível, mas as operações são um pouco complexas, exigindo que o motorista se concentre mais para acionar os comandos.
Total de 235 cavalos
Um dos pontos positivos do BYD King GS é, sem dúvida, o seu sistema híbrido DM-i, que combina um motor 1.5 aspirado de 110cv com um elétrico de 197cv, resultando na tropa considerável de 235cv de potência combinada.

A bateria de 18,3 kWh garante, na prática, até 100 quilômetros de autonomia em modo 100% elétrico. Segundo o Inmetro, o alcance oficial é de 80 quilômetros, mas em percursos urbanos, conseguimos números bem melhores.
Modos do BYD King GS
O BYD King GS oferece dois modos principais: o EV, que prioriza o motor elétrico; e o HEV, que alterna ou combina os dois motores. Em uso urbano, o modo EV dá conta da maior parte das situações, com torque abundante e aceleração instantânea — o sedã arranca com força e agilidade digna de esportivo, mesmo com os seus 1.700 quilos.

Rodando em modo híbrido, o King mostrou fôlego para encarar subidas e ultrapassagens com facilidade. Em termos de consumo, em uma viagem que fizemos para o interior de Minas, o computador de bordo registrou médias próximas de 27km/l.
Nível de consumo
Mas, vale lembrar que, caso o motorista opte por rodar usando apenas o motor a combustão, o nível de consumo cai bastante. Nessa situação, o computador de bordo registrou números próximos de 15km/l na cidade e de 14km/l na estrada.

Em termos de nível de ruído interno, o sedã é bem silencioso, mesmo quando o motor a combustão entra em funcionamento, tanto rodando na cidade quanto na estrada. O conjunto de suspensão consegue equilibrar bem conforto e estabilidade, embora transfira um pouco para a cabine quando se roda em pisos muito irregular.
Direção do BYD King GS
Outro ponto positivo do BYD King GS é o sistema de ajuste de assistência da direção elétrica, que possibilita três modos (Comfort, Normal e Sport) e transmite mais conforto e segurança para o motorista em manobras e em velocidades mais elevadas.

Por outro lado, o sedã não tem assistentes de condução semiautônoma. Faltam controle automático de velocidade adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego ou de permanência em faixa.
O modelo pode ser recarregado em até 6,6 kW em corrente alternada. Em wallbox (de 220V, a carga completa leva cerca de mais de seis horas. Em tomadas domésticas de 220V, o tempo de recarga fica próximo das 10 horas.
Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica
Motores – Combustão: transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.498cm³ de cilindrada, a gasolina, que gera 110cv de potência e 13,8kgfm de torque; e Elétrico, que gera 197cv de potência e 32,2kgfm de torque. Força combinada: 235cv de potência e 40,8kgfm de torque
Bateria – 18,3 kWh LFP
Tempo de recarga – AC 6,6 kW
Autonomia elétrica – 80 quilômetros
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,78m; largura, 1,83m; altura, 1,49m; e entre-eixos, 2,71m
Altura livre do solo – 120cm
Freios – Discos nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/55 R17
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 375 quilos
Porta-malas – 450 litros
Tanque – 48 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.620 quilos

Principais equipamentos – Antena impressa no vidro traseiro, faróis dianteiros de LED, luz central dianteira tipo contínua, faróis de neblina traseiros, ajuste manual da altura do farol, faróis automáticos (acendimento automático), luzes diurnas LED, lanterna traseira LED, painel de instrumentos de 8,8 polegadas em LCD, volante multifuncional, carregamento sem fio para celular, tomada 12V, bancos com revestimento premium sustentável, bancos traseiros bipartidos rebatíveis, ajuste elétrico do banco do motorista em 6 direções, ajuste elétrico do banco do passageiro em 4 direções, iluminação ambiente interna multicolor, sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantil, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, controle automático de velocidade, sistema direto de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), função de frenagem confortável, sensor de estacionamento dianteiro com 2 radares, sensor de estacionamento traseiro com 4 radares, ajuste da coluna de direção manual em4 direções, 6 airbags, desbloqueio elétrico da tampa do tanque de combustível, desbloqueio elétrico do porta-malas, espelhos retrovisores com aquecimento, rebatimento elétrico dos retrovisores, tela flutuante rotativa (pol), câmera 360 graus, multimidia, compatibilidade com cartão NFC, sistema D-Link, atualização remota por OTA (Over-the-Air), pacote de tráfego 4G, GPS integrado, conexão e espelhamento Apple CarPlay e Android e comandos de voz, entrada USB, ar-condicionado e duas zonas com saída de ar para o banco traseiro.
Preço – R$ 191.900,00