Pequenas mudanças no visual, que ficou um pouco mais moderno; novos acabamentos para dar um ar mais sofisticado e mais equipamentos para rechear a lista de itens de série do Fastback Impetus Hybrid. Essa foi a fórmula que a Fiat está usando para encarar os rivais mais próximos. Além desses ingredientes, o amplo espaço do porta-malas, um dos maiores da categoria, também é um ponto bastante positivo do Fastback Impetus Hybrid. Quanto ao sistema híbrido, vale ressaltar que ele melhora um pouco as arrancadas em baixa velocidade e proporciona uma economia de combustível fica em torno de 10 a 12% se comparado à versão puramente a combustão. Por outro lado, o conforto e a segurança poderiam ser melhores se houvesse um melhor espaço no banco traseiro e seis airbags, em vez de quatro.

O Fastback Impetus Hybrid 2026 ganhou nova grade frontal com filetes verticais em formato côncavo, faróis auxiliares redesenhados e skid plate em grafite. Nas laterais, rodas de 18 polegadas na cor preta e molduras pintadas na cor da carroceria reforçam o aspecto esportivo. Atrás, o para-choque ganhou difusor pintado em grafite.

Por dentro, a Fiat adotou novos revestimentos de bancos e painéis de porta com acabamento em vinil, além de opcionais antes indisponíveis, como teto solar panorâmico e alerta de ponto cego. São toques sutis, mas bem-vindos para quem já achava o Fastback atraente.
Espaço e praticidade
As dimensões do Fastback Impetus Hybrid continuam praticamente as mesmas: 4,40m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,54 m de altura e 2,53 m de entre-eixos. O porta-malas de 516 litros (padrão VDA) é um dos maiores da categoria. O vão livre de 19,8 cm dá tranquilidade para enfrentar valetas e lombadas.

Por outro lado, o espaço no banco traseiro segue limitado pelo caimento acentuado do teto. Para dois adultos o conforto é razoável; para três já fica apertado. É a típica compensação do estilo cupê.
Conjunto do Fastback Impetus Hybrid
O Fastback Impetus Hybrid mantém o motor 1.0 Turbo Flex T200 de três cilindros com 130cv (etanol) ou 125cv (gasolina) e 20,4kgfm de torque a 1.750 rpm. O câmbio é automático do tipo CVT com sete marchas simuladas.

O sistema híbrido leve usa um motor-gerador de 3 kW conectado ao virabrequim, substituindo o alternador e o motor de partida. Ele auxilia nas arrancadas, nas retomadas e garante partidas e desligamentos mais suaves no start-stop. A bateria de 12V de íons de lítio fica sob o banco do motorista.
Desempenho e consumo
Com etanol, o Fastback Impetus Hybrid acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 s; com gasolina, em 9,7 s. A velocidade máxima é de 196 km/h (etanol) e de 194 km/h (gasolina). Números que colocam o Fastback entre os SUVs compactos mais rápidos com motor 1.0.

O consumo não é um destaque, mas agrada: com gasolina – 12,6 km/l na cidade / 13,9 km/l na estrada; e com etanol – 8,9 km/l na cidade / 9,8 km/l na estrada
Na prática, o sistema híbrido leve melhora arrancadas em baixa velocidade e suaviza o funcionamento do tricilíndrico. A economia de combustível fica em torno de 10 a 12% frente à versão puramente a combustão.

Ao volante do Fastback Impetus Hybrid
A suspensão do Fastback Impetus Hybrid segue firme o bastante para manter a carroceria controlada em curvas, mas filtra bem as irregularidades. A direção leve e precisa facilita as manobras. Em estrada, a 120 km/h, o motor gira baixo e o isolamento acústico é convincente — dá para conversar sem elevar o tom de voz.
Não espere comportamento de híbrido completo: o motor elétrico não traciona sozinho. Mas o start-stop quase imperceptível e a ajuda nas arrancadas fazem diferença no uso urbano.

Em termos de equipamentos e tecnologia, o Fastback Impetus Hybrid traz de série:, painel digital de sete polegadas, multimídia com tela de 10 polegadas com Android Auto/Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado automático digital, carregador por indução, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e bancos e painéis de porta em couro.
No pacote de segurança, há frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, comutação automática do farol alto e retrovisor eletrocrômico. Por outro lado, são apenas quatro airbags (em vez de seis) e o alerta de ponto cego e o teto solar panorâmico são opcionais.

Pontos fortes
Visual atualizado com mais personalidade
Porta-malas de 516 litros, líder na categoria
Lista generosa de equipamentos e tecnologia
Pontos fracos
Espaço traseiro justo para adultos
Apenas quatro airbags
Pacotes opcionais caros para teto solar e alerta de ponto cego

Ficha Técnica
Motor – Sistema híbrido, que une um motor a combustão de três cilindros, dianteiro, transversal, flex, de 999cm³ de cilindrada, com injeção direta de combustível, que gera potências de 125cv (gasolina) e de 130cv (etanol) a 5.750rpm e torque de 20,4kgfm (gasolina ou etanol) a 1.750rpm; e outro elétrico, dianteiro, transversal, de 12V (3kW)
Transmissão – Tração dianteira e câmbio do tipo CVT, com sete marchas simuladas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,40m; largura, 1,77m; altura, 1,54m; e entre-eixos, 2,53m
Altura mínima do solo – 19,8cm
Ângulo de entrada – 20,2°
Ângulo de saída – 24,5°
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 215/45 R18
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos
Porta-malas – 516 litros
Tanque – 45 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.271 quilos

Equipamentos – Central multimídia com tela de 10,1 polegadas touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C; freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, quadro de instrumentos com tela de 7 polegadas Full Digital multifuncional em TFT personalizável, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, tapetes de carpete, pacote ADAS (frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa e comutação automática de farol alto), quatro airbags, ar-condicionado automático e digital, controles de tração e estabilidade, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível, bancos revestidos em couro, câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas, comandos de áudio e painel de instrumentos no volante, computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), faróis diurnos em LED, faróis em LED, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, grade Preta normal com Logo Fiat e Fiat Flag, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, lanterna traseira em LED, maçanetas na cor do veículo, modo Sport com botão de acionamento no volante, aletas para mudança de marcha no volante, controle automático de velocidade, saídas do ar condicionado para os bancos traseiros, sensores de chuva e de luminosidade, TC+ (Electronic Locker), teto bicolor, USB traseira (Tipo A), volante com regulagem de altura e profundidade, volante com revestimento em couro e carregador do Celular por Indução.
Preços – R$ 167.990,00. Com pintura metálica, sobe para R$ 169.980,00. Com todos os opcionais, incluindo bancos em couro (R$ 1.340,00), Connect Me & sensor de ponto cego (R$ 3.990,00) e teto solar panorâmico (mais espelho no para-sol lados motorista e passageiro com iluminação, faróis de neblina em LED e moldura dos para-lamas na cor da carroceria, por R$ 4.990,00), sobe para R$ 180.300,00.