Um dos segredos mais bem guardados do Grupo Stellantis veio à tona: flagramos o novo Peugeot 3008 elétrico rodando camuflado pelas estradas de Minas. Trata-se de sinal claro de que a marca francesa já prepara terreno para a chegada do modelo. Segundo apuração, o e-3008 (versão elétrica) já está em testes no país desde o início deste ano, mas sua produção local só deve começar em 2027, na fábrica de Goiana (PE), onde hoje são feitos modelos da Stellantis. Até lá, a chegada do SUV como importado segue incerta.

SUV com visual cupê
As imagens revelam linhas muito mais ousadas do que as do atual 3008, pois o novo modelo adota um estilo SUV cupê, com teto caindo suavemente da coluna B à C e linha de cintura elevada.
Na dianteira, dá para perceber os faróis afilados com DRLs em LED. Atrás, também é possível over que são lanternas em LED, embora a camuflagem encubra o formato horizontal e a barra na cor preta.

Tecnologia e autonomia de ponta
O e-3008 será o carro-chefe da nova fase elétrica da Peugeot no Brasil. Entre as opções disponíveis na Europa, a marca deve focar por aqui na versão GT Long Range, equipada com motor de 230cv e torque de 35 kgfm. A bateria de 98 kWh promete autonomia de até 701 km, colocando o SUV entre os elétricos com maior alcance no país.
O pacote tecnológico inclui sistemas de assistência ao motorista (ADAS), como monitoramento de ponto cego, alerta de colisão e assistente de permanência em faixa. No interior, os bancos e o painel ganham revestimento em Alcantara e materiais de toque macio, reforçando o padrão premium.

Produção brasileira e planos futuros
O flagra da unidade camufladas confirma o cronograma da marca. A Stellantis deve iniciar a produção do novo 3008 na fábrica de Goiana (PE) em 2027, mas até lá não está descartada a venda de versões importadas. O modelo também pode ser peça-chave na estratégia de eletrificação do grupo no país.
Com esse flagrante, o novo Peugeot 3008 deixa de ser apenas um rumor e passa a ser uma realidade próxima do consumidor brasileiro. Se as promessas de design arrojado, autonomia recorde e produção local se concretizarem, o SUV tem tudo para redefinir o padrão do segmento no Brasil.
Fotos: Eduardo Aquino