Citroën C3 XTR 2026 calçou até sapato para aventura

Desta vez, o modelo que passou pela nossa avaliação foi o Citroën XTR 2026. A marca francesa, que atualmente pertence ao grupo Stellantis, recuperou o nome (XTR) usado em modelos da Citroën nos anos 2000 e realizou algumas pequenas mudanças para dar ao Citroën XTR 2026 uma aparência de aventureiro esportivo e um ar mais robusto, tanto externa quanto internamente, incluindo suspensão elevada e pneus de uso misto. Mesmo sem alterações mecânicas, a Citroën aproveitou a linha 2026 para reposicionar o C3 com mais equipamentos que vinham sendo cobrados pelos consumidores. Com preço sugerido de R$ 88.990, o C3 XTR se coloca entre os compactos de entrada mais equipados. Mas, por outro lado, ficou faltando um pacote de segurança mais recheado.

Os adesivos do Citroën C3 XTR estão também sobre o capô do motor – Foto: Eduardo Aquino

Estilo aventureiro

O Citroën C3 XTR aposta em uma “roupagem trilheira” que funciona bem na prática. Adesivos no capô, detalhes em verde nas portas, rack de teto funcional e rodas de 15 polegadas pintadas em grafite ajudam a criar uma identidade própria.

Com suspensão elevada e pneus de uso misto, que é uma raridade nessa faixa de preço, reforçam a boa pegada aventureira do modelo, que, embora não seja um off-road, mostrou desenvoltura ao rodar por estradas de terra de piso ruim.

Detalhes na cor verde estão nas portas e nas colunas C do Citroën C3 XTR – Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, o conjunto se limita a logotipos escurecidos e o nome da versão. O porta-malas segue com ótimos 315 litros, um dos pontos mais fortes do modelo — embora ainda não exista rebatimento fracionado do encosto.

Cabine do Citroën C3 XTR evoluiu

Numa clara tentativa de refinar o interior do Citroën C3 XTR, o painel recebeu revestimento acolchoado, as costuras verdes ajudam na diferenciação e a central de 10 polegadas, agora melhor integrada, continua sendo um dos melhores equipamentos do segmento.

O painel do Citroën C3 XTR recebeu revestimento acolchoado – Foto: Eduardo Aquino

A principal novidade é o quadro de instrumentos digital de sete polegadas, finalmente alinhando o Citroën C3 ao que os clientes pediam há anos. Ar-condicionado digital e volante revestido em couro completam o pacote.

Por outro lado, persistem alguns velhos problemas. A Citroën manteve os comandos dos vidros traseiros no console central — uma economia que compromete a ergonomia e poderia ter sido resolvida sem grande esforço técnico. O ajuste de profundidade do volante também faz falta.

Na traseira do Citroën C3 XTR, as mudanças se limitam ao logo escurecido – Foto: Eduardo Aquino

Espaço interno e conforto

Em termos de conforto interno, o Citroën C3 XTR segue um dos mais espaçosos da categoria. O entre-eixos de 2,54m garante conforto para dois adultos no banco traseiro, e a oferta de duas portas USB-C para a segunda fileira é bem-vinda.

O acabamento, porém, continua devendo um pouco. Enquanto a parte dianteira recebeu atenção, as portas traseiras permanecem básicas, reforçando a sensação de economia em áreas menos visíveis.

Os bancos do Citroën C3 XTR são revestidos em couro em dois tons de cinza – Foto: Eduardo Aquino

Motor do Citroën C3 XTR

Debaixo do capô do Citroën C3 XTR, está o já conhecido 1.0 Firefly de 75cv, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Para quem roda majoritariamente na cidade, o conjunto entrega aquilo que se espera: elasticidade, respostas suficientes em baixa velocidade e engates suaves.

Quando o assunto é estrada, contudo, o fôlego é um pouco curto. Com o carro carregado, ultrapassagens exigem planejamento e reduções constantes. A terceira marcha é a mais útil nesse cenário, garantindo alguma agilidade acima dos 4.000rpm.

Multimídia do Citroën C3 XTR tem tela sensível ao toque de 10 polegadas – Foto: Eduardo Aquino

O consumo é um dos destaques: mesmo com pneus de uso misto, o hatch apresenta boas médias, tanto na cidade quanto na estrada. Com gasolina, somente o motorista e ar ligado, o computador de bordo registro médias de 11,2km/l na cidade e de 15,8km/l na estrada.

Comportamento dinâmico

A suspensão do C3 sempre priorizou o conforto e continua assim na versão XTR. Ela absorve bem as imperfeições e oferece bom isolamento para buracos urbanos — algo positivo considerando o uso misto dos pneus.

Banco traseiro do Citroën C3 XTR oferece bom espaço para as pernas – Foto: Eduardo Aquino

Por outro lado, o isolamento acústico poderia ser um pouco melhor para reduzir o nível de ruídos internos, especialmente quando se roda em pisos com muitos buracos.

Segurança do Citroën C3 XTR

Com relação ao pacote de segurança, o Citroën C3 XTR continua devendo em equipamentos. Enquanto a maioria dos concorrentes conta com quatro airbags, o modelo com apenas duas bolsas.

Com capacidade para 315 litros, o porta-malas é destaque no Citroën C3 XTR – Foto: Eduardo Aquino

Evolução real

O Citroën C3 XTR 2026 melhorou onde realmente precisava: acabamento, equipamentos e design. O modelo oferece espaço interno acima da média, consumo eficiente e um pacote de tecnologia que finalmente o coloca em sintonia com o que o consumidor brasileiro espera de um compacto de menos de R$ 90 mil, estabelecendo uma ótima relação custo-benefício. Mas, por outro lado, continua devendo em segurança e ergonomia.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

O Citroën C3 XTR é equipado com motor 1.0 aspirado de 75cv de potência – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, três cilindros em linha, 1.0, aspirado, 6V, Flex, que gera potências de 71cv (gasolina) e de 75cv (etanol) a 6.000rpm e torques de 10kgfm (gasolina) e de 10,7kgfm (etanol) a 3.250rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 3,98m; largura, 1,73m; altura, 1,60m; e entre-eixos, 2,54m

Altura mínima do solo – 18cm

Ângulo de entrada – 23°

Ângulo de saída – 39°

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas de pneus – Rodas de liga de 15 polegadas, calçadas com pneus 205/60 R15

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos

Porta-malas – 315 litros

Tanque – 47 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.046 quilos

Rodas de liga na cor cinza completam a esportividade do Citroën C3 XTR – Foto: Eduardo Aquino

Equipamentos

Dois airbags, abertura elétrica da tampa de combustível, adesivo preto nas colunas A e B, alarme perimétrico, alto-falantes dianteiros, traseiros e tweeters dianteiros; assistente de partida em rampa, banco motorista com regulagem de altura, barras de teto longitudinais, câmera traseira, sistema multimídia Citroën Connect com tela touchsreen de 10 polegadas (espelhamento espelhamento Android Auto e Apple Car Play sem fio), computador de bordo, faróis de neblina, indicador de troca de marcha, indicadores de direção laterais nos retrovisores externos, monitoramento da pressão dos pneus, lanternas traseiras “c-type”, luzes diurnas em LED, maçanetas internas pintadas em prata,maçanetas na cor da carroceria, molduras nas caixas de roda, retrovisores laterais com ajuste elétrico, soleira de porta, tomada 12V (dianteira), travamento automático das portas com veiculo em movimento, volante com regulagem de altura, uma porta USB A de recarga e dados, duas portas USB tipo C de rápido carregamento para 2ª fileira, controles eletrônicos de tração e estabilidade, acabamento do painel de bordo com revestimento premium com costura na cor ” light green”, acabamento do painel de porta com revestimento premium com costura azul, adesivo “XTR” no capô, adesivo na cor ” light green” na coluna C, ar-condicionado automático e digital, bancos com revestimento premium com costura na cor “light green”, bancos traseiros com revestimento premium com costura verde e encosto rebatível, Chevron dianteiro escurecido, emblema “XTR”, pneu de uso misto, interior escurecido, para-choques dianteiros e traseiros na cor da carroceria, retrovisores externos em preto perla Nera, rodas em liga leve de 15polegadas pintadas em cinza, painel de instrumentos digital de sete polegadas, pedaleira com acabamento cromado, protetor inferior lateral de porta com detalhes na cor verde, volante com comandos de som e volante com revestimento premium com costura verde.

Preço

R$ 89.990,00.

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