O respeitado instituto europeu Euro NCAP (sigla em inglês para New Car Assessment Program), que realiza testes de colisão para avaliar a segurança de veículos novos lançados no mercado europeu, publicou esta semana mais uma rodada de testes, na qual foram avaliados Audi Q2, Hyundai Ioniq, Ford Edge, Suzuki Ignis e SsangYong Tivoli. Destes, somente o Edge é vendido no Brasil.

 

Ford Edge é o único modelo entre os cinco avaliados que é vendido no Brasil

Ford Edge é o único modelo entre os cinco avaliados que é vendido no Brasil

 

O instituto Euro NCAP avaliou os modelos Audi Q2, Hyundai Ioniq, Ford Edge, Suzuki Ignis e SsangYong Tivoli. O Audi Q2 conquistou notas máximas (cinco estrelas) nos testes de segurança no transporte de crianças (86%) e adultos (93%), bem como para proteção de pedestres (70%) e sistemas de segurança (70%).

Um dos itens que ajudou o modelo da marca alemã a conquistar a nota máxima foi os seus sistemas emergenciais de freio, que foram introduzidos nos quesitos avaliados este ano. O Q2 vem equipado de série com esse mecanismo como parte do Audi pre sense front. O sistema examina se outros veículos ou pedestres estão no caminho do veículo. Se uma colisão é iminente, ele alerta o condutor e, se necessário, inicia automaticamente a frenagem emergencial.

 

Audi Q2 obteve cinco estrelas e notas altas na proteção de adultos, crianças e pedestres

Audi Q2 obteve cinco estrelas e notas altas na proteção de adultos, crianças e pedestres

 

Na segunda colocação entre os cinco modelos avaliados, ficou o híbrido Hyundai Ioniq, que obteve 91% para adultos, 80% para crianças, 70% para pedestres e 82% em dispositivos de proteção.

Em terceiro lugar ficou o modelo que é vendido no Brasil: o Ford Edge. O utilitário-esportivo conseguiu 85% na proteção para adultos, 76% para crianças e 67% para pedestres. Por outro lado, o modelo recebeu a melhor pontuação entre os cinco no quesito tecnologias de segurança, obtendo 89%. O Euro NCAP ressaltou que o Edge tem sistema de frenagem autônoma que opera em baixas velocidades.

O modelo da coreana SsangYong recebeu três estrelas (das cinco possíveis).  Na versão básica, o Tivoli obteve notas bem baixas: 74% (adultos), 62% (criança), 55% (pedestre) e 25% (equipamentos de segurança). Mas quando avaliado na versão XLV, mais equipada, obteve notas bem melhores:  82%, 62%, 65% e 43%, respectivamente.

 

O Suzuki Ignis somente obteve boas notas na versão mais equipada

O Suzuki Ignis somente obteve boas notas na versão mais equipada

 

O mesmo aconteceu com o jipinho da Suzuki, o Ignis, que obteve três estrelas na versão básica. Mas conseguiu uma pontuação máxima de 5 estrelas quando testado com um pacote de segurança. Na opção básica, obteve 79% (adultos), 79% (crianças), 67% (pedestres) e 25% (equipamentos de segurança); e, na versão com o pacote de segurança, 87%, 79%, 77% e 60%, respectivamente.

 

O coreano Ioniq também se saiu bem nos testes, obtendo cinco estrelas

O coreano Ioniq também se saiu bem nos testes, obtendo cinco estrelas

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)