Catálogos, pôsters, manuais de proprietários de diversos veículos e anos de fabricação, fotografias em papel e negativos, livros, jornais, anuários, máquinas de escrever, câmeras, gravadores de áudio e vídeo e até a edição número 1 da Revista Quatro Rodas, de 1960, fazem parte do Museu da Imprensa Automotiva (MIAU), inaugurado neste mês no bairro Vila Romana, em São Paulo.

Este Comodoro virou uma sala de cinema para exibição de um documentário sobre o Opala

Este Comodoro virou uma sala de cinema para exibição de um documentário sobre o Opala

No total são mais de 10 mil itens organizados pelo fundador do museu, o jornalista Marcos Rozen que há 15 anos começou a obter os materiais antigos para a produção de reportagens de cunho histórico. Ao longo desse tempo, ele teve muitas doações e o seu esforço se tornou realidade.

Segundo Rozen, o Museu da Imprensa Automotiva é dividido em uma área permanente e uma outra temática. A primeira exposição abre as comemorações dos 50 anos do Chevrolet Opala, onde um Comodoro ano 1988 virou uma sala de cinema para que os visitantes assistam a um documentário que retrata a história do modelo, primeiro automóvel fabricado pela General Motors no Brasil, em 1968.

Uma exposição permanente conta a história da imprensa automotiva brasileira desde seu princípio, em 1911, quando foi publicada a Revista de Automóveis, do Rio de Janeiro

Exposição conta a história da imprensa automotiva brasileira desde seu princípio, em 1911, quando foi publicada a Revista de Automóveis, do Rio

Já a exposição permanente conta a história da imprensa automotiva brasileira desde seu princípio, em 1911, quando foi publicada a Revista de Automóveis, do Rio de Janeiro. A área mostra materiais originais distribuídos pelas montadoras para jornalistas especializados durante o lançamento de importantes modelos para o mercado nacional, tais como o Fiat 147 (1976), o Ford Corcel II (1977), o Volkswagen Gol (1980), o Chevrolet Kadett (1989).

Os itens raros destacados pelo fundador são as edições de estreia de diversas publicações automotivas, entre elas a Quatro Rodas, Motor 3, Carro, Grand Prix, 0 KM, AutoData, O Mecânico, Car And Driver e Vida na GM, esta de 1949. Há também exposição de manuais do proprietário de raridades nacionais, como Willys Itamaraty, Chrysler Esplanada GTX e DKW Candango.

MIAU conta ainda com uma biblioteca, hemeroteca, com coleções de jornais, revistas e periódicos

O MIAU possui uma biblioteca e uma hemeroteca, com coleções de jornais, revistas e periódicos de várias épocas

O MIAU conta ainda com uma biblioteca, hemeroteca (coleções de jornais, revistas e periódicos) e ‘releaseteca’ (textos oficiais enviados pelas montadoras para a imprensa), com centenas de itens de diversas épocas, marcas e modelos. Todo este material tem consulta livre.

O museu possui também um café, cujas opções do menu – de bebidas a petiscos – homenageiam personalidades do jornalismo automotivo e alguns carros nacionais clássicos.
Fotos: MIAU/Divulgação

SERVIÇO:
O que: MIAU – Museu da Imprensa Automotiva
Onde: Rua Marcelina, 108, Vila Romana, São Paulo (SP)
Quando visitar: quarta a sábado de 11 às 19 horas (entrada até as 18 horas), domingo de 11 às 17 horas (entrada até as 16 horas)
Ingressos: R$ 15,00
Informações: www.miaumuseu.com.br, www.facebook.com/miaumuseu ou instagram @miau_museu. Contato: (11) 98815-7467

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnewsbh