Bikers da equipe brasileira começam a disputar hoje de manhã as Olimpíadas do Rio na categoria que exige muita força, sobretudo nas subidas; homens e mulheres serão desafiados em provas em circuitos sinuosos, que passam pelos principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa.

Murilo Fischer, com seu capacete em homenagem ao Rio/Cristo Redentor

Murilo Fischer, um dos bikers mais experientes com seu capacete em homenagem ao Rio/Cristo Redentor

O ciclismo nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 começa neste sábado, 6 de agosto, a partir das 9h30 e os atletas que se classificaram  largam para a prova de resistência, que terá um trajeto em meio as belezas naturais da cidade maravilhosa.
A equipe brasileira, formada por Murilo Fischer, Kleber Ramos, Clemilda Fernandes e Flávia Oliveira, mescla experiência com a juventude da nova geração e esperamos que a motivação de participar de uma Olimpíada em casa faça com que seja a melhor participação do País na história dos Jogos.
Hoje é dia da prova para os homens com largada e chegada no Forte de Copacabana e percurso total de 256,4 quilômetros, com subidas íngremes, que chegam a 5.184 metros. Os ciclistas passam pelos principais pontos turísticos do Rio, tais como as praias de Ipanema e Leblon, a Vista Chinesa, o Jardim Botânico e o Parque Nacional da Tijuca. O teste de resistência que pode fazer a diferença na prova será na reserva da Praia de Grumari, que tem uma serra sinuosa e uma pista com trechos em paralelepípedos.
Murilo Fischer participa da sua quinta Olimpíadas, conta com a experiência tanto nos Jogos como em disputas pela Europa, onde mora há muitos anos. Kleber Ramos é mais forte em trechos de subidas e espera uma boa colocação.

Vista do Pontal, av. Lúcio Costa, praça Tim Maia, Recreio: trajeto do ciclismo

Vista do Pontal, av. Lúcio Costa, praça Tim Maia, Recreio: belas paisagens no trajeto do ciclismo

No domingo, 7 de agosto, a largada será às 12h15 para as mulheres com um trajeto de 130,3 quilômetros na zona sul do Rio de Janeiro. A ciclista Flavia Oliveira, que se preparou na Europa, faz sua estreia em Jogos Olímpicos e recentemente foi vice-campeã do Tour da Polônia. Já Clemilda Fernandes vem embalada após um treinamento intensivo na Colômbia focado principalmente em escalada, um dos desafios do percurso.
Os fãs do ciclismo também poderão curtir um pouco mais das provas de estrada na quarta-feira, dia10 de agosto, quando estão agendadas as provas de contra o relógio individual. Nesta prova não terá ciclista do Brasil. A largada da prova feminina será às 8h30 e a da prova masculina às 10 horas, ambas largando da Praça Tim Maia, na Praia do Pontal.

Fotos: Rio 2016/Divulgação

Texto: Cristiano Quintino

Texto: Cristiano Quintino

 

 

 

 

 

 

SERVIÇO:
O que: Ciclismo de resistência nos Jogos Olímpicos
Onde: Rio de Janeiro
Quando: 6 (a partir das 9h30) e 7 de agosto (a partir das 12h15)
Transmissão: Sportv 16

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/ )