A vela e a moto na chuva

Essa é uma mistura que costuma terminar em problemas como o apagamento do motor. Para dar uma força para os motociclistas nesta época de chuva e evitar que a galera fique a pé nessa condição climática desfavorável, pegamos algumas dicas com a NGK, fabricante de velas; e com o blog minhaprimeiramoto.blogspot.com.br.

 

Crédito: Agência Brasil/Fábio Rodrigues Pozzebom
Crédito: Agência Brasil/Fábio Rodrigues Pozzebom

 

Para a fabricante de velas NGK, uma revisão evita falhas em motocicletas em dias de chuva e o problema pode ser evitado com a checagem dos itens relacionados ao motor. A revisão periódica do sistema de ignição é uma aliada do motociclista em épocas de chuva, como os meses de verão. De acordo com o consultor de Assistência Técnica da empresa, Hiromori Mori, a checagem das peças pode evitar, por exemplo, possíveis falhas do motor. “As motocicletas, em geral, transitam em condições mais severas que os automóveis. Por isso, é preciso estar bem atento aos componentes de desgaste natural, como os da ignição”, explica Mori.

Segundo ele, caso os veículos apresentem falhas em dias chuvosos, é preciso averiguar o terminal supressivo, componente também conhecido como cachimbo, que é o responsável por conduzir a corrente elétrica do transformador até a vela de ignição, e vedar a entrada de umidade e água. “Em caso de falha na peça, a motocicleta apresentará perda de potência, falhas no motor, aumento no consumo de combustível e dos níveis de emissões”, afirma o especialista.

 

Crédito: Agência Brasil/Fernando Frazão
Crédito: Agência Brasil/Fernando Frazão

 

O consultor de Assistência Técnica da NGK diz ainda que, caso o componente apresente problemas, é recomendável que a sua troca seja imediata. “É importante inspecionar também os outros itens da ignição, como a vela, já que ela pode indicar problemas em outras peças da motocicleta”, alerta Mori.

De acordo com o blog minhaprimeiramoto.blogspot.com.br, “todas as motos têm um macete qualquer que pode infernizar a vida do motociclista”. Eles lembram que o problema da moto que toma chuva e para de funcionar é clássico e que uma das possibilidades é que essa pane seja causada pela umidade no conector da vela de ignição, pois a presença de água permite a fuga da corrente de alta tensão diretamente para o bloco do motor, deixando de gerar faísca na vela, impedindo que o motor funcione. Nesse caso, segundo eles, a solução é simples: com a ignição desligada, basta desconectar o cabo da vela e secar o interior do conector, batendo-o na palma da mão para retirar a água e assoprando com força. Um pano e uma chave de fenda ajudam bastante.

Uma segunda possibilidade levantada pelo blog (e que costuma atormentar a vida de alguns proprietários de Dafra Kansas 150 e Kasinski Mirage 150, Suzuki Yes e Intruder 125) é a de que a mangueira do ladrão do carburador, por ser muito comprida, chegando quase até o solo, permite a entrada de água. Isso acontece porque a pressão no interior do carburador é menor do que a atmosférica e, em dias de chuva, a mangueira permite aspirar (sugar) a água da rua. No interior da câmara de combustão, a água vai direto para os eletrodos da vela, fechando um curto circuito e cortando a faísca, impedindo o funcionamento do motor. A solução, segundo eles, é simples: basta cortar um trecho de 5 centímetros, ou afastar a ponta da mangueira do solo.

 

Crédito: Agência Brasil/Marcelo Camargo
Crédito: Agência Brasil/Marcelo Camargo

 

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