Para quem quer a elegância das linhas de um modelo em estilo cupê e também desfrutar de um amplo espaço interno, mas não quer pagar muito por essas qualidades, então o Citroën Basalt Feel em sua versão de entrada é uma boa opção. O modelo tem esse caimento do teto que caiu no gosto dos consumidores e espaço que acomoda cinco adultos com bom nível de conforto e um porta-malas que, além da boa capacidade (490 litros), tem um excelente acesso proporcionado pela abertura da tampa até o teto. O conjunto motor 1.0 aspirado de 75cv com etanol e câmbio manual de cinco marcha é mais voltado para a economia de combustível e, por isso, sua performance exige um pouco de paciência do motorista. A lista de equipamentos é boa levando em conta a proposta de um modelo de entrada mais acessível. Por outro lado, o nível de acabamento interno é bem espartano.

Na frente, destaque para os detalhes em preto brilhante, na grade que “une” os faróis e as luzes diurnas em LED, nas molduras das tomadas de ar superior e inferior e até no chevron, símbolo da marca francesa; e os detalhes em vermelho na tomada de ar inferior.
Caimento do tipo “cupê”
Linha do teto com caimento do tipo “cupê”, cobertura em plástico na cor preta dos para-lamas e soleiras, capas dos retrovisores e colunas também na cor preta, e detaçhes em vermelho na coluna traseira e nos protetores laterais nas portas chamam a atenção na lateral do Citroën Basalt Feel.

A traseira é marcada por linhas mais retas, lanternas em relevo, vidro com moldura na cor preta, que também está presente no chevron e no para-choque, onde o recurso é usado para dar a impressão de uma traseira mais alta.
Espaço do Citroën Basalt Feel
Além das belezas das linhas, o espaço interno é outro ponto positivo do Citroën Basalt Feel, acomodando cinco adultos com bom nível de conforto. No porta-malas, cabem quase 500 litros e a tampa que abre até o teto proporciona um bom acesso.

Com bancos forrados em tecido de três cores (preto, cinza e branco) e detalhes em preto brilhante nas saídas de ar e volante, mas usando materiais no painel que não passam uma boa impressão, o nível de acabamento interno é apenas razoável, compatível com a proposta de um “fastback” mais acessível.
Localização dos comandos
Mas algumas soluções merecem crítica, como localização dos comandos elétricos dos vidros traseiros, que ficam posicionados atrás da alavanca do freio de estacionamento, em local de difícil acesso para quem senta nas laterais do banco traseiro.

Essa proposta mais econômica do Citroën Basalt Feel acaba dificultando encontrar uma boa posição de dirigir, já que o motorista não conta com a regulagem de distância da coluna de direção, apenas com os ajustes de altura do seu banco e da coluna.
Volante do Citroën Basalt Feel
Com três raios com a parte de cima bem vazada (possibilitando uma boa visualização do quadro de instrumentos) e detalhes em preto brilhante, o volante tem boa pega e facilita um pouco a vida do motorista ao incorporar os comandos do sistema de áudio.

Destaque para o sistema multimídia Citroën Connect, que tem tela sensível de 10 polegadas bem-posicionada no alto do painel, possibilita o espelhamento sem fio de celulares pelo Android Auto ou Apple CarPlay.

O quadro de instrumentos tem tela digital de sete polegadas em TFT de boa visualização e traz muitas informações, incluindo a autonomia logo abaixo do marcador do nível de combustível e mostrador do nível de temperatura do motor.
Lista de conforto
Seguindo a proposta de um carro mais acessível, a lista de equipamentos de conforto do Citroën Basalt Feel não é muito ampla, com destaque para o ar-condicionado manual e as três portas USB, sendo uma na dianteira e duas na traseira.

A lista de itens de segurança também é bem enxuta, incluindo apenas quatro airbags (frontais e laterais), controles de tração e estabilidade, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e monitoramento da pressão dos pneus.
Manobras com o Citroën Basalt Feel
Para sair de vagas apertadas e em subida e manobrar em espaços mais reduzidos, o motorista conta a boa calibragem da assistência elétrica da direção, câmera de ré, assistente de partida em rampa e sensores de estacionamento traseiro.

O motor 1.0 aspirado (Firefly) do Citroën Basalt Feel, que gera 75cv de potência e 10 quilos de torque, é mais voltado para a economia de combustível e sua performance é apenas razoável, principalmente quando se trafega com cinco adultos.
Para manter o fôlego
Por isso, o motorista precisa manter o nível de rotação mais elevado para conseguir uma boa performance. E o câmbio manual de cinco marchas tem bom escalonamento (sem buracos entre as marchas) e engates macios que facilitam essa tarefa.

Com dois adultos, ar-condicionado desligado e apenas gasolina no tanque, o computador de bordo do Citroën Basalt Feel registrou médias de 12,2km/l na cidade, em trânsito bem tumultuado; e de 15,6 em estrada de pista dupla e sem tráfego intensa.
Como já faz parte da tradição da marca, o Citroën Basalt Feel tem um conjunto de suspensão que merece elogios por conseguir proporcionar um bom nível de conforto sem prejudicar a boa estabilidade, trazendo muita segurança nas curvas mais fechadas.
Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica
Motor – Transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 6 válvulas, aspirado, flex, que gera potências de 71cv (gasolina) e de 75cv (etanol) a 6.000rpm e torques de 10kgfm (gasolina) e de 10,5kgfm (etanol) a 3.200rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,34m; largura, 1,82m; altura, 1,58m; e entre-eixos, 2,64m
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/60 R16
Porta-malas – 490 litros
Tanque – 47 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.120 quilos

Principais equipamentos – Uma porta USB tipo A de recarga e dados e tomada 12v no painel; duas portas USB tipo A de rápido carregamento para 2ª fileira, quatro airbags (dois frontais dois laterais dianteiros), controles de tração e estabilidade, ar-condicionado manual, assistente de partida em rampa, banco do motorista com ajuste de altura e apoia braço, bancos em tecido, bancos traseiros rebatíveis com Isofix e Top Tether (fixação para cadeiras de crianças), câmera traseira, capa do retrovisor em preto brilhante, detalhes na cor “Andre Red” na grade frontal e na coluna C, direção elétrica, luzes diurnas em LED, monitoramento da pressão dos pneus, maçaneta externa pintada na cor da carroceria, sistema multimídia Citroën Connect com tela sensível ao toque de 10 polegadas (espelhamento Android auto e Apple Carplay), comando interno de abertura da tampa de combustível, painel de instrumentos digital em TFT de sete polegadas, moldura de caixa de roda e lateral de carroceira, rodas de liga leve de 16 polegadas do tipo “urban” pintadas de cinza, tapetes, volante com ajuste de altura, volante multifuncional, moldura preta nos vidros e luzes indicadoras de direção nos retrovisores.
Preços – R$ R$ 93.990,00. Com pintura metálica (R$ 1.600,00), sobe para R$ 95.590,00.