Renault promove renovação estética no seu utilitário esportivo Duster, que ainda ganhou novos itens, como multimídia de oito polegadas e sistema Start & Stop. Modelo teve seu design interno e externo remodelado, mas o motor 1.6 SCe permanece o mesmo. Mas perdeu a opção 2.0 e a configuração 4×4.
Os preços foram mantidos e o SUV custa a partir de R$ 72 mil e vai at~e R$ 87.500. Os pacotes de banco de couro custam R$ 1700 a mais e o kit outsider (kit “off-road”), mais R$ 2.300,00.
Leia também: Teste-drive do Renault Kwid Outsider
Os nomes das versões também são novos: Zen, Intense, Iconic e Life. Esta última é voltada a clientes PcD (vendas diretas), que ainda nem tem preço sugerido.
Embora não tenha mais a versão 4×4, a Renault ressalta as características off-road – não se sabe o porquê. São elas: maiores ângulos de entrada e saída, maior altura do solo; porta-malas tem 475 litros.
Liga e para
O motor 1.6 SCe continua o mesmo, só que vem agora com a tecnologia Start & Stop. Tem a função de oferecer mais economia de combustível, pois desliga o motor quando o carro está parado.
Há pessoas que não gostam deste artifício, ficam incomodadas. Para estas, tem um botão para desligar a função.
O motor flex com etanol atinge a potência máxima de 120 cv e o torque é de 16,2 kgfm. Ele possui duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote.
Câmbio CVT continua
Certas configurações do Duster 2021 podem vir com câmbio CVT X-Tronic. Tem como diferencial um software de gerenciamento que dá a opção ao condutor de reproduzir seis marchas virtualmente.
A transmissão oferece, em todas as versões, a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio. Ao motorista cabe posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle.
Tela de oito
O interior do Duster tem novo painel de instrumentos, volante, bancos e revestimento de portas. Um dos destaques é o multimídia com tela de oito polegadas. Com nome de EasyLink, tem Android Auto e Apple Carplay.
Leia também: Série sobre aviação com tudo sobre a feira Oshkosh
O layout pode ser personalizado para até cinco usuários diferentes. A tela se ajusta ao desejo de cada consumidor. Pela central multimídia também é possível visualizar imagens das quatro câmeras do novo sistema Multiview, que permite enxergar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road.
O EasyLink permite o cadastro de até cinco perfis, que podem personalizar funções sem interferir nos outros perfis cadastrados. Pelo sistema é possível:
- Escolher um nome e uma foto de capa;
- Definir um layout personalizado da tela;
- Salvar suas preferências de configuração de som e rádio;
- Salvar até nove estações de rádio na memória do sistema;
- Habilitar ou desabilitar o destravamento de portas sem a chave;
- Personalizar uma sequência de boas-vindas, incluindo avisos sonoros para o momento de abertura de portas e entrada no veículo;
- Personalizar o som das teclas.
O Duster também recebe alerta de ponto cego e o sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis.
O SUV da Renault também evoluiu na qualidade do áudio, com menor distorção. No novo sistema de som, com seis alto-falantes, o veículo recebe dois novos tweeters no painel, qualificando os sons agudos e médios.
Linhas musculosas
No exterior as linhas do Duster ficaram mais musculosas. Os faróis ganharam luzes diurnas de LED em formato de “C”, o para-choque tem novo formato e segue o estilo mais “bruto” e o para-brisa ficou mais aerodinâmico. Sua área envidraçada ficou menor.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews