O Fiat Argo já é um nome consolidado no mercado brasileiro, figurando entre os hatches mais vendidos do país e, para ampliar sua presença no segmento de vendas diretas, a marca lançou o Fiat Argo Endurance, uma versão pensada para empresas e frotistas, que aposta na robustez da suspensão elevada, pneus de uso misto e motor 1.3 Firefly. Com esse pacote o hatch compacto encara trabalho até fora do asfalto. Por outro lado, como se trata de uma versão mais simples e acessível, fica devendo em conforto e acabamento.

Design e acabamento
Visualmente, o Fiat Argo Endurance adota uma proposta mais simples. Retrovisores e maçanetas são pintadas em preto, as rodas de 15 polegadas vêm com calotas e o acabamento interno é todo em plástico, sem sofisticação.
Em compensação, a carroceria mantém as linhas conhecidas do Argo e herda da versão Trekking a suspensão elevada (186 mm de vão livre) e apliques nos para-lamas, que reforçam o apelo de robustez.

Interior do Fiat Argo Endurance
O cockpit do Fiat Argo Endurance é básico, com cluster analógico e tela digital no computador de bordo. Os vidros dianteiros têm acionamento elétrico, mas os traseiros continuam manuais. De série, o hatch já oferece direção elétrica, ar-condicionado, travas elétricas e volante multifuncional com conectividade Bluetooth.

Com o Pack Comfort (R$ 4.990), o modelo ganha central multimídia com tela de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro e mais portas USB. Esse pacote torna a experiência de uso mais moderna e próxima do que se espera em um carro de passeio.

Performance e consumo
Sob o capô, o Fiat Argo Endurance traz o já conhecido motor 1.3 Firefly Flex, de quatro cilindros, 107cv e 13,7kgfm de torque, sempre acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. Apesar de simples, esse conjunto é bem ajustado ao peso do hatch, garantindo respostas ágeis no uso urbano e um bom equilíbrio em rodovias.
Com apenas gasolina no tanque, somente o motorista e com o ar-condicionado desligado, o computador de bordo do carro registrou médias de 12km/l na cidade, em trânsito bem congestionado; e de 14km/l na estrada de pista dupla.

Rodando com o Fiat Argo Endurance
O Fiat Argo Endurance surpreende pela robustez. A suspensão mais alta absorve bem buracos e segue com desenvoltura em estradas de terra, e os pneus Pirelli Scorpion ATR cumprem bem a função de rodar em pisos precários sem comprometer tanto o conforto no asfalto. A direção elétrica progressiva é leve em manobras e firme em velocidades mais altas, transmitindo segurança.
Mesmo com foco utilitário, o hatch se mostra equilibrado, com estabilidade correta e auxílio de sistemas como o Hill Holder, que segura o carro por três segundos em aclives.

Conclusão
O Fiat Argo Endurance 1.3 cumpre bem sua missão: é um hatch robusto, econômico e com bom custo-benefício para frotistas e empresas. Seu acabamento simples e a exclusividade na venda direta limitam o apelo para o consumidor comum, mas quem precisa de um carro resistente, confiável e mais forte que os rivais 1.0 encontra nele uma opção interessante.
Texto e fotos: Eduardo Aquino

Pontos fortes
- Motor 1.3 mais potente que os concorrentes diretos
- Suspensão elevada e pneus de uso misto
- Bom consumo de combustível
- Pacote de equipamentos razoável (com o Pack Comfort)
Pontos fracos
- Acabamento interno muito simples
- Vidros traseiros manuais
- Versão restrita à venda direta para PJ

Ficha Técnica
Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³ de cilindrada, oito válvulas, Flex, que gera potências de 98cv (gasolina) e de 107cv (etanol) a 6.250rpm e torques de 13,2kgfm (gasolina) e de 13,7kgfm (etanol) a 4.000rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 3,99m; largura, 1,72m; altura, 1,56m; e entre-eixos, 2,52m
Altura mínima do solo – 18,6cm
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas – Rodas de aço de 15 polegadas, calçadas com pneus 205/60 R15
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos
Porta-malas – 300 litros
Tanque – 48 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.130 quilos

Equipamentos – Ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, painel com computador de bordo, duplo airbag, freios ABS, controle de estabilidade (ESC), controle de tração (TC), assistente de partida em rampa e suspensão elevada. Opcionalmente, pode incluir o Pack Comfort, que adiciona central multimídia, volante multifuncional, sensor de estacionamento traseiro e faróis de neblina.
Preço – Tem preço público sugerido de cerca de R$ 89.990.


Respostas de 13
https://shorturl.fm/Tp3pE
https://shorturl.fm/t0Eqk
https://shorturl.fm/kM4eM
https://shorturl.fm/oIYMW
https://shorturl.fm/bQ4ce
https://shorturl.fm/txHG1
https://shorturl.fm/OEgcg
https://shorturl.fm/NFdLW
https://shorturl.fm/chTcC
tq4vly
https://shorturl.fm/1lFJ9
https://shorturl.fm/tAlr3
https://shorturl.fm/ryBay