A picada venenosa é real no Fiat Fastback Abarth 2026

A marca italiana atualizou o esportivo Fastback Abarth para 2026 mirando mais do que uma renovação no visual, que incluiu novo para-choque dianteiro, grade frontal redesenhada e novas rodas de liga na cor preta; e melhorias no interior, que contemplou bancos mais envolventes, novos revestimentos e detalhes em vermelho que acentuam a esportividade. Além dessas mudanças, o Fiat Fastback Abarth também ganhou alterações que contribuem para uma melhor performance do “esportivo do escorpião” (símbolo da divisão esportiva da Fiat): novo sistema de injeção direta do motor 1.3 turbo e nova calibragem da suspensão, melhorando molas, amortecedores, barras estabilizadoras e até o alinhamento. Na prática, o Fastback Abarth é um esportivo que se comporta como tal, agradando bastante quem curte uma “performance mais venenosa”.

Na frente, a grade do Fiat Fastback Abarth ganhou filetes vermelhos – Foto: Eduardo Aquino

Pequenas mudanças no design

O Fiat Fastback Abarth 2026 não é visualmente revolucionário, mas os ajustes deixam claro que houve intenção. O novo para-choque dianteiro ganhou recortes mais verticais, detalhes em vermelho e uma grade redesenhada, que substitui o escorpião tradicional pelo nome Abarth em destaque.

A silhueta permanece a mesma, porém, melhor amarrada. As rodas de 18 polegadas agora são exclusivas da versão, pintadas em preto, e combinam bem com os apliques e com as duas saídas de escape funcionais. Já a traseira, foi mantida sem alterações.

No novo painel do Fiat Fastback Abarth tem imitação de fibra de carbono – Foto: Eduardo Aquino

Interior do Fiat Fastback Abarth 2026

A cabine recebeu melhorias perceptíveis. Os novos bancos Abarth são mais envolventes, contam com regulagem elétrica para o motorista e ajudam a compor a atmosfera esportiva junto aos detalhes em vermelho e ao painel com aplique que imita fibra de carbono.

Para elevar a percepção de qualidade, o revestimento das portas dianteiras do Fiat Fastback Abarth 2026 agora têm acabamento em vinil.

Não há mudanças na traseira do esportivo Fiat Fastback Abarth 2026 – Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens elétricas do seu banco, o que ajuda o condutor que não curte a posição mais alta ao volante. Devido ao entre-eixos mais curto, herdado da dupla Argo/Cronos, o e espaço traseiro é apenas razoável.

Em tecnologia e conforto, a lista é generosa: teto solar panorâmico, carregador por indução, multimídia com tela de 10,1 polegadas e espelhamento sem fio, câmera traseira HD e diversos mimos que o consumidor deste preço exige. O pacote Abarth realmente dá a sensação de “topo de linha”.

Sistema multimídia do Fiat Fastback Abarth tem tela de 10,1 polegadas – Foto: Eduardo Aquino

Performance que agrada

Se visualmente o Fiat Fastback Abarth sempre agradou, era no comportamento dinâmico que ele precisava dar um passo à frente — e deu. O conhecido motor 1.3 Turbo Flex de até 185cv segue como protagonista. A diferença está na nova calibração, mais agressiva, e na integração com o câmbio automático de seis marchas, que agora atua de forma mais esperta. O resultado é um SUV-cupê com aceleração forte e retomadas confiantes. O 0 a 100 km/h abaixo dos 8 segundos não impressiona apenas no papel: o carro responde rápido e mantém o fôlego.

Modo Poison do Fastback Abarth

O botão Poison no volante do Fiat Fastback Abarth transforma o carro de forma perceptível: o acelerador fica mais sensível, a marcha-lenta sobe, as trocas se tornam mais rápidas e a resposta do turbo fica mais imediata. Ou seja, a “picada do escorpião é realmente venenosa”.

Quadro de instrumentos do Fiat Fastback Abarth mostra até Força “G” – Foto: Eduardo Aquino

Chassi recalibrado

As mudanças também foram realizadas na suspensão, a Fiat revisou molas, amortecedores, barras estabilizadoras e até o alinhamento. São 21% mais carga em alguns componentes, 5 mm a menos de altura e um eixo traseiro mais rígido.

Na prática, o carro está mais firme, transfere menos massa em curvas e passa mais segurança em velocidades altas. No dia a dia, ele se mostra confortável o bastante, mesmo com a suspensão mais rígida. Ele não sacrifica totalmente a proposta familiar para ganhar esportividade.

Maçanetas e coberturas plásticas do Fiat Fastback Abarth são da cor do carro – Foto: Eduardo Aquino

Ronco encorpado

Entre os carros nacionais, poucos têm um som de escape tão marcante quanto o Fiat Fastback Abarth. Há um ronco grosso nas trocas e pipocos discretos em desaceleração, o que contribui muito para a sensação de carro especial. Não é artificioso, e isso torna a experiência mais autêntica.

Mas o câmbio, apesar de melhorado, ainda exagera em reduções desnecessárias em alguns momentos — como se o carro estivesse sempre no clima do modo Poison, mesmo fora dele.

O espaço no banco traseiro do Fiat Fastback Abarth é apenas razoável – Foto: Eduardo Aquino

Consumo do Fiat Fastback Abarth

Considerando que se trata de um esportivo, as médias de consumo são bem razoáveis. Numa tocada de baixa adrenalina, com gasolina, apenas o motorista e ar-condicionado desligado, o computador de bordo registrou médias de 9km/l na cidade e de 12km/l na estrada.

Pacote de segurança

O Fiat Fastback Abarth 2026 fica devendo um pouco em termos de segurança. O pacote ADAS oferece apenas o básico: frenagem automática, alerta de faixa e farol alto automático. O monitoramento de ponto cego foi adicionado, mas ainda assim faltam itens que já estão presentes em carros até mais baratos, como controle automático de velocidade e airbags de cortina.

Porta-malas do Fiat Fastback Abarth tem boa capacidade e bom acesso – Foto: Eduardo Aquino

Porta-malas do Fiat Fastback Abarth

Com capacidade para 500 litros e um acesso excelente devido à abertura mais ampla da tampa, o porta-malas segue como um dos grandes diferenciais do Fastback. Para quem precisa de espaço, é um argumento fortíssimo.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Fiat Fastback Abarth ganhou rodas com desenho exclusivo para a versão – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³ de cilindrada, turbo, que gera potências de 180cv (gasolina) e de 185cv (etanol) a 5750rpm e torque de 27,5kgfm (gasolina ou etanol) a 1.750rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,43m; largura, 1,78m; altura, 1,55m; e entre-eixos, 2,53m

Altura mínima do solo – 18,9cm

Ângulo de entrada – 20°

Ângulo de saída – 22,8°

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 215/45 R18

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos

Porta-malas – 516 litros

Tanque – 45 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.310 quilos

Motor turbo de 185cv garante boa performance para o Fiat Fastback Abarth – Foto: Eduardo Aquino

Equipamentos

Aerofólio Abarth integrado ao porta-malas em preto brilhante, banco do motorista com regulagem elétrica, bancos esportivos Abarth revestidos em couro, cluster exclusivo, ConnectMe – Serviços Conectados, escapamento esportivo duplo com ponteiras cromadas, grade em preto brilhante com logo Abarth e Fiat Flag, modo Poison com botão de acionamento no volante, moldura nas caixas de roda na cor do veículo, monitoramento de pontos cegos, rodas esportivas Abarth de 18 polegadas, suspensão esportiva com geometria Abarth, tapetes exclusivos Abarth, teto solar panorâmico. volante esportivo em couro com a base quadrada e logo Abarth, ADAS, incluindo frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa e comutação automática de farol alto; controles eletrônicos de tração e estabilidade, abertura elétrica do bocal de abastecimento, quatro airbags (frontal, tórax e cabeça), ar-condicionado automático e digital, badge Abarth no cofre do motor, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível, central multimídia com tela de 10,1 plegadas touchscreen (Apple Car Play e Android Auto wireless, comandos de voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, entrada auxiliar, porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C), comandos de áudio e painel de instrumentos no volante, computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas, controle eletrônico de aceleração, sinalização de frenagem de emergência, faróis diurnos em LED, faróis de neblina em LED, faróis em LED, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, assistente de partida em rampa, lanterna traseira em LED, aletas para mudança de marcha no volante, partida Remota via chave, quadro de instrumentos de sete polegadas digital multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável; retrovisores externos e spoiler na tampa traseira na cor preto brilhante, saídas do ar condicionado para os bancos traseiros, sensores de chuva e de luminosidade, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; TC+ (Electronic Locker), teto bicolor, USB traseira (Tipo A), volante com regularem de altura e profundidade, volante com revestimento em couro, carregador do celular por indução e monitoramento de pressão dos pneus.

Preço

R$ 179.490,00. Com pintura Cinza Strato (R$ 1.490,00), sobe para R$ R$ 180.980,00.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.