Fiat Pulse Impetus Hybrid 2026, leve no tamanho e eletrificação

O Fiat Pulse Impetus Hybrid é a opção mais bem equipadas do SUV compacto da Fiat, com quadro de instrumentos digital de sete polegadas, a central multimídia com tela de 10,1 polegadas, carregador por indução, climatização automática e pacote de segurança ADAS com frenagem autônoma, alerta de colisão e assistente de faixa. A opção tem motor 1.0 turbo, de 130cv, e outro elétrico de 12V – 3kW, alimentado por bateria de íon-lítio (11Ah); e câmbio automático do tipo CVT de sete simuladas, que ajuda um pouco na performance e no consumo de combustível. Outros pontos positivos do Fiat Pulse Impetus Hybrid são as pequenas mudanças de estilo, que deixaram a frente mais moderna e elegante; e os ajustes de software, que também contribuíram para a modernização do modelo, que ocupa o posto de SUV compacto mais vendido da marca e tem como adversários de peso o Volkswagen Tera e o Renault Kardian.

Frente do Fiat Pulse Impetus Hybrid ficou mais moderna com a nova grade – Foto: Eduardo Aquino

Visual conhecido, mas atualizado

As alterações visuais no Fiat Pulse Impetus Hybrid são sutis, mas ajudam a manter o Pulse atualizado. O novo para-choque dianteiro adota uma grade verticalizada e inspiração no Pulse Abarth, enquanto o conjunto óptico continua 100% em LED.

De perfil, destaque para o teto do Fiat Pulse Impetus Hybrid na cor preta – Foto: Eduardo Aquino

A unidade avaliada tinha pintura Cinza Silverstone com teto Preto Vulcano, rodas diamantadas com detalhes na cor preta de 17 polegadas, capas dos retrovisores na cor preta brilhante e detalhes cromados na base das janelas.

O resultado é um SUV de visual moderno e ainda coerente com a proposta urbana. O porte compacto (4,09m de comprimento) e o vão livre de 18,9cm reforçam a vocação para enfrentar o trânsito e lombadas sem medo.

Volante do Fiat Pulse Impetus Hybrid tem boa pega, mas regula só em altura – Foto: Eduardo Aquino

Interior do Fiat Pulse Impetus Hybrid

Por dentro, o Fiat Pulse Impetus Hybrid continua sendo o Pulse mais completo. O painel digital de sete polegadas exibe informações do sistema híbrido, enquanto a central multimídia com tela de 10,1 polegadas oferece conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.

Há também carregador por indução, climatização automática, chave presencial e o pacote de segurança ADAS com frenagem autônoma, alerta de colisão e assistente de faixa.

Tela do multimídia do Fiat Pulse Impetus Hybrid tem estio flutuante – Foto: Eduardo Aquino

Em termos de acabamento, o padrão é Fiat, com bancos em material sintético e costuras aparentes. O espaço interno é adequado para quatro adultos, e o porta-malas de 370 litros continua sendo um dos maiores da categoria.

O Fiat Pulse Impetus Hybrid avaliado ainda trazia o Sunroof Pack (R$ 4.990), que adiciona teto solar panorâmico e faróis de neblina em LED.

Painel digital do Fiat Pulse Impetus Hybrid traz informações do sistema híbrido – Foto: Eduardo Aquino

Motor e sistema híbrido leve

Sob o capô, nada de surpresas: o conjunto é formado pelo motor 1.0 Turbo Flex T200, que entrega 130cv e 20,4kgfm de torque com etanol, sempre combinado ao câmbio CVT que simula sete marchas. A novidade é o sistema BSG (Belt Starter Generator), um alternador reforçado que auxilia o propulsor nas partidas e retomadas, recuperando energia nas frenagens.

Trata-se de um sistema híbrido leve, sem capacidade de tracionar o carro sozinho. O papel do motor elétrico é aliviar o esforço do motor a combustão, o que traz pequenas reduções no consumo — especialmente em trajetos urbanos.

Segundo a Fiat, a atualização de software da linha 2026 tornou o gerenciamento das baterias mais eficiente, permitindo que o E-Assist atue com mais frequência.

Bancos do Fiat Pulse Impetus Hybrid são revestidos em couro sintético – Foto: Eduardo Aquino

Ao volante do Fiat Pulse Impetus Hybrid

O comportamento do Fiat Pulse Impetus Hybrid agrada. O motor 1.0 turbo tem disposição desde baixas rotações, e o câmbio CVT trabalha com suavidade. O SUV é esperto nas arrancadas e entrega boas respostas quando se exige mais do acelerador.

A suspensão é bem acertada e garante conforto em pisos irregulares e estabilidade em curvas, com direção leve e direta.

Na traseira do Fiat Pulse Impetus Hybrid, destaque para as lanternas em LED – Foto: Eduardo Aquino

Em números, o Pulse Hybrid faz de 0 a 100 km/h em cerca de 9,5 segundos e registra consumo médio de 13,6 km/l com gasolina e 9,6 km/l com etanol. Valores que não revolucionam, mas mostram coerência com a proposta urbana.

O isolamento acústico ainda pode melhorar: a partir de 110 km/h, o ruído de vento na parte traseira da carroceria se torna perceptível. Além disso, o funcionamento do sistema híbrido depende da carga da bateria de 12V — o que pode desativar o auxílio elétrico em períodos longos sem uso.

Banco traseiro do Fiat Pulse Impetus Hybrid tem conforto para dois adultos – Foto: Eduardo Aquino

Conforto e equipamentos

O pacote de equipamentos é generoso e coloca o Fiat Pulse Impetus Hybrid entre os SUVs compactos mais completos na sua faixa de preço. O painel digital, a multimídia intuitiva e a boa ergonomia contribuem para uma experiência moderna. Os assistentes de condução são bem-vindos, embora o carro ainda careça de controle de cruzeiro adaptativo e airbags de cortina, itens comuns em concorrentes diretos.

Porta-malas do Fiat Pulse Impetus Hybrid tem capacidade para 370 litros – Foto: Eduardo Aquino

Um SUV equilibrado

O Fiat Pulse Impetus Hybrid 2026 é um SUV compacto equilibrado, que aposta mais em tecnologia e refinamento do que em uma eletrificação efetiva. O sistema híbrido leve tem efeito discreto no consumo, mas garante funcionamento mais suave e respostas rápidas no trânsito urbano.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Fiat Pulse Impetus Hybrid tem motor turbo de 130cv e outro elétrico de 12V – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, turbo e injeção direta de combustível, flex, que gera potências de 125cv (gasolina) e de 130cv (etanol) a 5.750rpm e torque de 20,4kgfm (gasolina e etanol) a 1.750rpm

Motor elétrico – Dianteiro, transversal, de 12V – 3kW, alimentado por bateria de íon-lítio (11Ah)

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,09m; largura, 1,77m; altura, 1,55m; e entre-eixos, 2,53m

Altura mínima do solo – 19,5cm

Ângulo de entrada – 20,6°

Ângulo de saída – 31,3°

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/50 R17

Capacidade de carga (ocupantes mais bagagem) – 400 quilos

Porta-malas – 370 litros

Tanque – 45 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.245 quilos

As rodas do Fiat Pulse Impetus Hybrid ganharam desenho mais elegante – Foto: Eduardo Aquino

Equipamentos

Banco traseiro bipartido 60/40 e com assentos rebatíveis, câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas, paddle-shifters, roda de liga leve R16 x 6,0 diamantada, volante com revestimento em couro, carregador do celular por indução, controles eletrônicos de tração e estabilidade, quatro airbags, ar-condicionado automático e digital, banco do motorista com regulagem de altura, barras longitudinais no teto, sistema multimídia com tela de 10,1 polegadas do tipo touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C; comandos de áudio e painel de instrumentos no volante, computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso); sinalização de frenagem de emergência, faróis em LED, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, grade preta normal com Logo Fiat e Fiat Flag, assistente de partida em rampa, LED DRL, lanterna traseira em LED, maçanetas na cor do veículo, modo Sport com botão de acionamento no volante, controle automático de velocidade, quadro de instrumentos de 3,5 polegadas multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável, retrovisores externos na cor preta, sensor de estacionamento traseiro, TC+ (Electronic Locker), USB traseira (Tipo A), volante com regularem de altura e monitoramento de pressão dos pneus.

Preços

Parte de R$ 146.990,00. Com pintura metálica Cinza Silverstone (R$ 1.990,00), sobe para R$ R$ 148.980,00. Acrescentando pacote Sunroof Pack (espelho no para-sol lados motorista e passageiro com iluminação, teto solar panorâmico e faróis de neblina em LED), que custa R$ 4.990,00, sobe para R$ 151.980,00.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.